O que diz a competência 5?

Perguntado por: Laura Sá  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (10 avaliações)

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

O que a competência 5 avalia?

Competências da Redação do ENEM: competência 5 - Proposta de Intervenção. A quinta e última competência do ENEM é responsável por avaliar a proposta de intervenção. Essa proposta se caracteriza por apresentar uma medida para amenizar ou resolver o problema apresentado na proposta temática.

O que deve ter na competência 5?

O que é avaliado na competência 5? Essa competência avalia se o estudante sabe "elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos".

O que diz a competência 5 do Enem?

Competência 5: elaborar uma proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos. Por fim, é esperado que o candidato saiba apresentar uma proposta de intervenção ao tema abordado. Ou seja, consiga ter uma ideia que minimamente enfrente aquele problema.

Como tirar 200 na competência 5?

O texto do edital diz que, para alcançar os 200 pontos, o candidato deve “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo”.

Competência 5 da Redação Enem

24 questões relacionadas encontradas

Quais são os 5 elementos da conclusão?

Ela precisa ter 5 elementos:
  • Ação (o que?)
  • Agente (quem?)
  • Efeito (para quê?)
  • Modo (como?)
  • Detalhamento (explicação e exemplos)

Quais são os elementos exigidos na competência 5 de correção do Enem que devem conter em sua proposta de intervenção?

Será considerada uma boa proposta de intervenção aquela que, além de estar de acordo com a argumentação apresentada, for capar de apresentar os elementos que constituem sua estrutura: agente, ação, meio/modo, detalhamento, finalidade.

Quais os 5 elementos da proposta de intervenção?

Elementos da Proposta de intervenção
  • Ação.
  • Agente.
  • Meios.
  • Finalidade.
  • Detalhamento.
  • Revisão de Elementos da Proposta de intervenção.

Quais são os 5 agentes da proposta de intervenção?

A proposta de intervenção é uma exigência da redação do Enem na qual você precisa indicar uma ação que ajude a combater o problema exposto no tema. Ela possui 5 elementos: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos.

O que é avaliado na competência 2?

Na Competência II, identificaremos: a adequação à tipologia exigida ou a presença de traços constantes de outros tipos textuais, bem como a propor- ção entre as partes do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, se há partes embrionárias. A tangência é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema.

O que é avaliado na competência 4?

Na Matriz de Referência para Redação do Enem, a Competência IV se destina a avaliar a capacidade de o participante demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

O que é avaliado na competência 3?

A Competência III avalia a articu- lação entre informações, fatos e opiniões, ou seja, avalia o projeto de texto do participante, e essa articulação considera o texto como um todo, o que inclui, necessariamente, a proposta de intervenção.

Quem é o agente da proposta de intervenção?

GOMIFES é uma sigla utilizada para denominar os possíveis agentes responsáveis pela realização da proposta de intervenção. Existem sete agentes que podem ser utilizados na hora de criar seu parágrafo conclusivo, que são eles: Governo. ONGs – Organizações não governamentais.

Quantos agentes são necessários para escrever uma boa proposta de intervenção?

Além disso, a proposta de intervenção precisa ser detalhada. Isso significa escolher agentes específicos, que possam verdadeiramente intervir no assunto. Uma sugestão: escolha, pelo menos, três agentes, pois é pouco provável que apenas um consiga de fato solucionar os problemas.

O que deve constar na proposta de intervenção?

A proposta de intervenção deve ter vínculo com a tese e ser coerente com os argumentos usados na redação. Fique ligado, pois o texto precisa ter um encadeamento lógico. A proposta bem elaborada deve conter um detalhamento do que fazer, como fazer, os meios e os participantes da proposta.

O que avalia cada uma das 5 competências da Matriz de correção de redações do Enem?

A matriz da redação Enem é dividida em cinco competências, cada uma vale 200 pontos e, juntas, totalizam os 1000 pontos da redação. Cada competência examina um aspecto diferente do texto e é subdivida em diferentes níveis, que servem para pontuar o desempenho do candidato.

Quais são os elementos exigidos pelo Enem na introdução da redação?

A introdução da redação do Enem, geralmente, está dividida em duas partes: contextualização e tese.
  • A contextualização é onde se apresenta o tema ao leitor. ...
  • Depois, é interessante vir a tese, que é um recorte da realidade, uma forma de observar o fenômeno.

Quais são os critérios de correção da redação do Enem?

A redação é corrigida por dois avaliadores, que devem analisar o desempenho do participante de acordo com as cinco competências e atribuir uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das competências. A nota final do participante será a média aritmética desses pontos, que pode chegar até 1000.

O que não pode faltar na conclusão?

O conteúdo deve ser retomado na conclusão e ele deve ter total coerência com o que foi escrito nas partes anteriores da redação, pois só assim se consegue a reafirmação de uma verdade. Não se deve, porém, repetir frases e vocabulário.

O que precisa ter na conclusão?

A conclusão deve ser sucinta, conter apenas 01 parágrafo e deve retomar a ideia principal, desenvolvida no texto, de forma convincente. A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não somente em relação às ideias apresentadas no último parágrafo do desenvolvimento.

O que precisa em uma conclusão?

Dicas para fazer uma boa conclusão
  1. Seja breve e não fique “enchendo linguiça” Uma conclusão não deve ser muito longa. ...
  2. Ressalte a ideia principal do texto, retomando a introdução. ...
  3. Resuma tudo o que foi dito. ...
  4. Apresente soluções para o que foi abordado. ...
  5. Usar clichês. ...
  6. Ser prolixo. ...
  7. Argumentar mais. ...
  8. Repetir o que já foi dito.

O que é o agente na conclusão?

ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA NA CONCLUSÃO

Portanto, o (agente) deve (ação), por intermédio de (meio/modo), com (detalhamento). Como resultado dessa nova perspectiva, (indicar o que se realizaria – finalidade).

O que é um agente na redação?

Quando o indivíduo tem o acesso necessário à informação e é consciente sobre o seu papel na sociedade, ele pode ser utilizado como agente para a mobilização de outras pessoas, a divulgação de informações por meios próprios e até mesmo para a mudança de atitude em prol de algo.

Como detalhar agente?

Pense em medidas bem detalhadas, sempre especificando os agentes (em vez de colocar “mídia”, pense quais setores da mídia seriam mais adequados para a sua intervenção, por exemplo. O mesmo em relação ao “governo”: evite utilizar de maneira genérica, pense quais órgãos do governo podem ser apontados como agentes).

Como ir bem na competência 3?

Dicas para fazer 200 pontos na Competência 3 da redação Enem
  1. faça a leitura atenta da proposta de redação. ...
  2. anote sua tese e elenque argumentos, fatos, opiniões e informações que poderão ser desenvolvidos no texto. ...
  3. pense em uma proposta de intervenção que se relacione com os aspectos desenvolvidos na argumentação;

Artigo anterior
O que quer dizer Salmos dos degraus?
Artigo seguinte
Qual é o nome do espelho de Oxum?