O que diz a CLT sobre insubordinação?

Perguntado por: Rita Azevedo Pires  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (4 avaliações)

Tanto a indisciplina quanto a insubordinação podem ser motivos para demissão com justa causa, como previsto no Artigo 482 da CLT. Sendo assim, caso o funcionário continue com atitudes problemáticas após a empresa seguir os passos anteriores, passa a ser sujeito à demissão por justa causa.

Qual artigo da CLT fala sobre insubordinação?

482, h, da CLT) 5.1. Ato único.

O que pode ser considerado insubordinação no trabalho?

A insubordinação, por sua vez, é caracterizada pelo descumprimento de ordens pessoais dadas pelo chefe a um empregado ou a um grupo de empregados. Caracteriza a insubordinação do trabalhador, por exemplo, o não cumprimento dos serviços que são afetos a seu cargo e que lhe foram confiados naquele dia.

O que diz a letra H do artigo 482 da CLT?

Insubordinação. Configura justa causa, também, a conduta de “indisciplina ou de insubordinação” com o descumprimento de ordens consubstanciadas por portarias, instruções internas e regulamentos da empresa (alínea h do artigo 482 da CLT).

O que diz o artigo 474 da CLT?

A suspensão disciplinar, por disposição legal (artigo 474 da CLT), não pode ser superior a 30 (trinta) dias consecutivos, sob pena de ser considerada falta grave por parte do empregador, importando na rescisão indireta do contrato de trabalho por parte do empregado, conforme dispõe a letra "b" do artigo 483 da CLT.

Justa Causa por Ato de Indisciplina ou Insubordinação

25 questões relacionadas encontradas

Quantas suspensões para ser demitido por justa causa?

Muitos acreditam que para aplicar a justa causa, são necessárias no mínimo três advertências, entretanto, não existe previsão legal na CLT sobre o número de advertências. Para que o empregador aplique a justa causa, é necessária a comprovação da falta grave cometida pelo funcionário.

O que acontece se eu não assinar uma advertência?

Advertências são atos unilaterais do empregador, a assinatura apenas revela a ciência do empregado frente ao que foi noticiado no documento. Se o empregado não assinar, o empregador poderá solicitar a assinatura de testemunha sobre a ciência da punição.

O que vem a ser insubordinação art 482 H e como ela pode ser explicada?

482 da CLT. O ato faltoso do empregado em se recusar a cumprir as determinações do empregador quanto as normas de segurança de trabalho ou de equipamentos de proteção individual (parágrafo único do art. 158 da CLT) é conduta tipificada como indisciplina ou insubordinação.”

O que é ato de indisciplina e insubordinação no trabalho?

O ato de indisciplina se configura quando um trabalhador desrespeita as diretrizes internas da empresa, como normas, circulares e regulamentos. Enquanto isso, a insubordinação se refere ao descumprimento de ordens pessoais que são dadas pelo líder a determinada pessoa individualmente ou em grupo.

O que significa incontinência de conduta ou mau procedimento?

Incontinência de Conduta ou Mau Procedimento

Ocorre quando o empregado comete ofensa ao pudor, pornografia ou obscenidade, desrespeito aos colegas de trabalho e à empresa.

O que causa insubordinação?

Insubordinação: ocorre quando o empregado desrespeita uma ordem dada pessoalmente a ele pelo empregador ou gerente. Temos por exemplo: O gerente que determina ao empregado que realize a limpeza se seu próprio escritório, ou seja, o ambiente de trabalho do próprio empregado; e este não obedece.

Como provar insubordinação?

Já a insubordinação é identificada quando ocorre o descumprimento de ordens pessoais dadas pelo chefe a determinado funcionários, desde que estas ordens estejam diretamente ligadas às obrigações do empregado. Exemplo: uma faxineira que se recusa a limpar as persianas das janelas da empresa.

O que caracteriza insubordinação grave em serviço?

O ilícito administrativo de insubordinação grave, apenado com demissão, caracteriza-se como desobediência no exercício das funções públicas, qualificada pelo perigo de dano ao serviço.

O que diz o artigo 158 da CLT?

Art . 158 - Cabe aos empregados: I - observar as normas de segurança e medicina do trabalho, inclusive as instruções de que trata o item II do artigo anterior; Il - colaborar com a empresa na aplicação dos dispositivos deste Capítulo.

Quando funcionário não cumpre suas funções?

Indisciplina: acontece em situações em que o empregado deixa de cumprir um ou mais regulamentos da empresa relacionados à sua função. O desrespeito das normas gerais aplicadas às funções exercidas na empresa também caracteriza uma situação de indisciplina.

Quando o funcionário se recusa a trabalhar?

Se ele se recusa a trabalhar demita-o. Se vocês não tem dinheiro para demiti-lo, comece a adverti-lo por escrito por insubordinação. Depois suspensão por 3 dias, assim por diante. Tente reunir documentação para que se justifique a demissão por justa causa.

Quando o funcionário se nega a trabalhar?

Os funcionários que demonstrem óbvio desrespeito para com as instruções de trabalho e a seus supervisores correm o risco de serem advertidos por indisciplina ou demitidos por insubordinação. Tecnicamente, um funcionário tem o direito de recusar uma tarefa -- mesmo que a recusa seja feita de forma desrespeitosa.

Como fazer uma advertência por insubordinação?

Tendo em vista que Vossa Senhoria cometeu ato de insubordinação no dia (data), consistente em (indique o fato), decidimos na forma da alínea "h" do artigo 482 da CLT, aplicar-lhe como medida disciplinar a presente ADVERTÊNCIA, com o intuito de evitar a reincidência ou o cometimento de outras faltas de qualquer natureza ...

Qual alínea para insubordinação?

Alínea "h": ato de indisciplina ou de insubordinação

Quando o empregado desobedece às ordens dos superiores e/ou, de modo geral, das regras da empresa, ele poderá ser demitido por justa causa, constituindo assim falta grave passível de rompimento do contrato.

Qual o significado do artigo 482?

A Reforma Trabalhista (Lei n° 13.467/2017) acrescentou ao artigo 482 da CLT uma nova hipótese de caracterização de justa causa do empregado, a saber, “perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão, em decorrência de conduta dolosa do empregado”.

Quando um funcionário deve assinar uma advertência?

Advertência por escrito

Se o funcionário já foi advertido verbalmente, tal informação deverá constar no texto da punição. Para ter validade, a advertência deve ser assinada pelo empregado, empregador e por duas testemunhas e guardada no histórico do funcionário.

Como anular uma advertência no trabalho?

É Direito do Trabalhador: AS ADVERTÊNCIAS E SUSPENSÕES PODEM SER ANULADAS. O Poder Punitivo do Empregador não é absoluto, embora não possa resistir imediatamente, o trabalhador pode buscar a anulação da punição e restituição dos valores descontados de seu pagamento.

Quanto tempo vale uma advertência na empresa?

Outro detalhe muito importante a ser lembrado é que as advertências possuem validade de seis meses. Após esse prazo são zeradas, perdendo seu valor legal para demissão por justa causa.

Quantas suspensão o empregado pode ter?

Para faltas leves reiteradas, pode-se adotar a advertência, suspensão de 1 dia, suspensão de três, cinco ou dez dias ou justa causa.

Quantas suspensão gera justa causa 2021?

Quantas advertências geram justa causa? Quando a advertência ocorre por motivo leve, ela costuma ser aceita 3 vezes antes que medidas mais sérias sejam tomadas. Em todo caso, esta é apenas uma média e não uma conta exata. A despeito disto, na quarta vez já pode ocorrer a dispensa imediata do funcionário.

Artigo anterior
Como amenizar os efeitos colaterais do metotrexato?
Artigo seguinte
Como ver os autos de um processo?