O que diz a CLT sobre bonificação?

Perguntado por: Gabriel Baptista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (72 avaliações)

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tanto as gratificações como as bonificações, integram o salário do trabalhador como “gorjetas”.

O que incide sobre bônus?

Ao contrário da premiação, o bônus possui natureza salarial, conforme dispõe o art. 457, §1º da CLT: Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador. Por conta disso, há incidência de encargos trabalhistas, previdenciários e, também, de IRRF.

O que diz o artigo 457 da CLT?

457 da CLT estabelecia que integravam o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagem e abonos pagos pelo empregador, com exceção da ajuda de custo e das diárias para viagem que não excedessem de 50% do salário percebido pelo empregado ...

Quando a bonificação vira salário?

É quando as empresas pagam uma bonificação para funcionários que passaram um determinado período atuando na mesma função. A gratificação pode ser mensal ou única, apenas para celebrar a conquista do profissional.

Qual gratificação não incorpora ao salário?

A 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em decisão proferida no processo TST-RR-20698-18.2019.5.04.0004, definiu que a gratificação de função, mesmo se paga por mais de 10 anos, não incorpora ao salário do empregado.

TIPOS DE BONIFICAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS

37 questões relacionadas encontradas

Quando a gratificação é incorporada ao salário?

Segundo a Súmula 372 do Tribunal Superior do Trabalho, o período de uma década recebendo a gratificação é suficiente para garantir a sua incorporação no salário do trabalhador.

Quais são as gratificações legais?

As gratificações que irão englobar o salário são as gratificações legais, como a gratificação natalina, que nada mais é do que o famoso 13º salário. A gratificação natalina possui previsão nas Leis 4090/62 e 4749/62: Art.

Como funciona bonificação em folha de pagamento?

De forma geral, a gratificação/bonificação nada mais é do que um pagamento feito por liberalidade do empregador, como meio de agradecer ou reconhecer os serviços prestados pelo empregado ou ainda como recompensá-lo pelo tempo de serviço prestado à empresa onde trabalha.

Qual a diferença de gratificação para bonificação?

Não há diferença entre bonificações e gratificações. Neste caso, ambas são sinônimos e, como visto no trecho exposto da CLT, não possuem diferenciação quanto ao seu significado, sendo consideradas como gorjetas. Como são gorjetas, não possuem valor fixo, nem são obrigatórias.

Qual a diferença entre bonificação e gratificação?

Conforme a CLT, o empregador pode pagar para o empregado um valor como se fosse uma gorjeta de agradecimento ou bônus pelo seu esforço na empresa. No entanto, os termos bonificação e gratificação salarial não têm diferenças na prática, porém a nomenclatura usada depende de cada organização, pois ambas são aceitas.

Quais as importâncias que não integram a remuneração de acordo com 2º do art 457 da CLT?

§ 2º - As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo ...

O que é gratificações ajustadas?

De acordo com a jurisprudência, o conceito de gratificação ajustada compreende os valores contratualmente acordados e aqueles pagos habitualmente, como, por exemplo, os bônus anuais.

Qual o prazo máximo para pagamento do salário mensal?

O pagamento do salário mensal deve ser efetuado o mais tardar até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido, salvo critério mais favorável previsto em documento coletivo de trabalho da respectiva categoria profissional.

Como calcular IR sobre bônus?

Por fim, para calcularmos o IR sobre a primeira parcela da PLR (Setembro/2020) temos que multiplicar o valor bruto total pela alíquota de 27,5%, subtrair o valor a deduzir e por último subtraímos também o valor do imposto calculado para Março/2020.

Como calcular bônus no salário?

Cálculo da PLR e o Imposto de Renda

A porcentagem que as empresas mais costumam oferecer é de 1/12 avos, multiplicado pelos meses trabalhados, onde 1 representa o salário recebido integralmente.

Como calcular imposto de renda sobre bonificação?

Resposta: Se vendeu acima de 20 mil ou se teve prejuízo deve lançar o resultado na guia Renda Variável. Se vendeu abaixo de 20 mil e teve lucro então deve lançar o lucro na guia Rendimentos Isentos. Em ambos os casos deverá dar baixa das ações na guia de Bens e Direitos.

Pode descontar INSS de gratificação?

A CLT regulamenta a gratificação salarial, um tipo de pagamento que funciona como uma gorjeta e não é de pagamento obrigatório. Contudo, uma vez efetuados os pagamentos, é preciso discriminá-los na folha de pagamento, havendo incidência de INSS e FGTS sobre o valor, por exemplo.

Como funciona a bonificação de produtos?

Os produtos enviados em bonificação são remessas feitas a um determinado estabelecimento, muitas vezes, vinculadas a promoções, cotas atendidas de vendas ou fidelidade de fornecedores, entre outros. Há aquela que é recebida juntamente ou de forma vinculada a uma operação de compra.

O que é gratificação no serviço público?

A gratificação é uma vantagem pecuniária atribuída precariamente ao servidor que está prestando serviços comuns da função em condições anormais de segurança, salubridade ou onerosidade, ou concedida como ajuda aos servidores que reunam as condições pessoais que a lei especifica.

Como lançar bônus na folha de pagamento?

Tanto as gratificações como as bonificações são valores pagos a título de reconhecimento e devem ser lançadas na folha de pagamento. Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tanto as gratificações como as bonificações, integram o salário do trabalhador como “gorjetas”.

Como funciona a gratificação de função?

O que é a gratificação de função? Desta forma, a gratificação de função pode ser conceituada como um adicional — com natureza salarial — paga pelo empregador ao empregado em razão da responsabilidade atribuída ao mesmo no desempenho de sua função dentro da empresa.

O que é gratificação legal CLT?

A gratificação salarial é um benefício financeiro extra oferecido pelo empregador, uma recompensa paga além do salário por um cargo de confiança, um trabalho bem desempenhado, por tempo de serviço e também em ocasiões festivas, como o natal.

Quais são as gratificações e adicionais pagos aos servidores públicos?

As Gratificações e Adicionais são vantagens concedidas ao servidor decorrentes: (I) do exercício de função especial; (II) da gratificação natalina; (III) do exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas; (V) da prestação de serviço extraordinário; (VI) de serviço noturno; (VII) adicional de férias; (VIII) ...

O que diz o artigo 468 da CLT?

- Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

O que é incorporação de função?

Nas relações de trabalho existem situações em que um empregado é designado a realizar função diversa do seu cargo efetivo, recebendo uma gratificação por essa nova atribuição.

Artigo anterior
Quem tem colesterol alto pode comer sardinha em lata?
Artigo seguinte
Qual o tempo de cozimento do ovo?