O que diz a CLT sobre alimentação?

Perguntado por: Guilherme Coelho Marques  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 5/5 (30 avaliações)

Art. 458 da CLT: "Além do pagamento em dinheiro, compreendem-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações in natura que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado.

O que diz a lei sobre vale alimentação?

A norma estabelece que os estabelecimentos aceitem todas as opções de vale-alimentação e vale-refeição e a possibilidade de fazer a portabilidade do crédito entre os diferentes tipos de bandeiras. Os restaurantes, no entanto, podem escolher não aceitar o vale-alimentação e o vale-refeição como forma de pagamento.

Quando o funcionário tem direito ao vale refeição?

Desta forma, podemos concluir que o vale refeição é direito do empregado apenas se determinado por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho, ou se o empregador quiser conceder tal benefício. A legislação trabalhista brasileira, atualmente, não concede tal direito ao empregado.

Quem trabalha 7 horas por dia tem direito a vale alimentação?

1. A circunstância de a jornada de labor totalizar 6 (seis) horas não constitui óbice para o percebimento de vale-refeição. 2. A CLT não faz qualquer restrição ao direito a horário para alimentação e repouso, reduzindo-o tão-somente à duração de 15 (quinze) minutos (art.

Quem trabalha 8 horas tem direito a vale refeição?

No caso das categorias representadas pelo SEAAC, todos os trabalhadores tem direito ao Vale Refeição independente da jornada trabalhada. “Assim, se o empregado trabalhar 1, 4, 6 ou 8 horas, é devido o benefício”, afirma o advogado.

Alimentação - Obrigação ou não do empregador?

42 questões relacionadas encontradas

Quem trabalha 8 horas por dia tem direito a lanche?

Não há dispositivo legal para a jornada de 8 horas diárias, em relação a intervalo para descanso / lanche da manhã ou tarde.

Quantas horas de trabalho tem direito à alimentação?

Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação (intervalo intrajornada), o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou convenção coletiva em contrário, não poderá exceder de 2 horas.

Quando o empregador é obrigado a fornecer alimentação?

A empresa é obrigada a pagar vale-alimentação? De acordo com as leis da CLT, há uma porção de benefícios obrigatórios. No entanto, vale-refeição e vale-alimentação não são verdadeiramente obrigatórios. Mesmo assim, muitas empresas oferecem esses “extras” com o intuito de motivar ainda mais seus profissionais.

Quais os direitos de quem trabalha 6 horas por dia?

A regra geral da CLT determina que profissões que têm uma jornada de trabalho de 6 horas diárias e até 30 horas semanais, devem trabalhar entre 7 e 22 horas, nos dias úteis, excluindo o fim de semana. A carga horária que excede esse limite (7ª e 8ª hora) ocasiona o pagamento de horas extras somente aos bancários.

Qual a nova regra do vale alimentação?

Assim, conforme a nova regra, o empregador poderá deduzir até 4% dos valores, contudo, somente dos benefícios pagos a quem ganha até cinco salários mínimos, o equivalente a R$ 5.500 atualmente. O percentual é o mesmo de hoje, mas não há limite de salário dos empregados.

O que mudou na lei do vale alimentação?

O que muda no vale alimentação e no vale refeição? A partir de 2022, o cidadão poderá escolher os estabelecimentos que irão se alimentar. Isso porque a nova medida de Bolsonaro permite de todos os restaurantes e demais comércios de comidas aceitem todas as opções de vale. No entanto, é preciso ficar atento.

Quais são as novas regras para o vale alimentação?

A principal mudança diz respeito às bandeiras dos cartões, onde todos os estabelecimentos que aceitarem o 'ticket' serão obrigados agora a aceitar qualquer bandeira. A alteração vai ampliar o alcance do benefício, que até então era restrito a apenas uma operadora.

Quem trabalha 6 horas tem direito a quantas horas de almoço?

Para jornadas superiores a 6 horas trabalhadas, a lei especifica que o intervalo de almoço deve ser de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas.

Qual a carga horária mensal de quem trabalha 6 horas por dia?

6 horas diárias x 5 dias x 5 semanas = 150 horas mensais.

Quem trabalha 6 horas tem direito a folga semanal?

Quem trabalha 6 horas tem direito à folga semanal? E intervalos? De certa forma, sim. Quem trabalha 30 horas semanais tem dois dias de folga na semana, geralmente.

Quem trabalha 8 horas por dia?

De acordo com a legislação trabalhista, a jornada de trabalho de um funcionário regido pela CLT deve ser de 8 horas diárias. Essa regra é ressaltada pelo artigo 7°, inciso XIII, da Constituição Federal, determinando que um dia de trabalho não pode exceder as 8 horas diárias e 44 horas semanais.

Quem trabalha 5 horas tem direito a vale refeição?

Caso a jornada de trabalho seja de 4 (quatro) horas até 6 (seis) horas tem o empregado direito a um intervalo para repouso e alimentação de 15 (quinze) minutos e neste caso o vale-refeição será obrigatório.

Quem trabalha 8 horas por dia tem direito a quanto tempo de intervalo?

Dessa forma, quem trabalha 8 horas tem direito ao intervalo de 1h; por outro lado, o trabalho de 6 horas dá o direito a 15 minutos de intervalo e, por fim, o expediente de até 4 horas não exige intervalo.

Quem trabalha 8 horas por dia tem direito a 15 minutos de lanche?

De acordo com o artigo 71 da CLT, o trabalhador tem direito a 15 minutos de intervalo intrajornada, quando a duração de seu trabalho é de 4 a 6 horas.

Quanto tempo de lanche o funcionário tem direito?

Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Quem tem direito ao horário de café?

Funcionários que realizem uma jornada de trabalho superior a seis horas têm direito a, no mínimo, uma e, no máximo, duas horas de almoço. Intervalos para cafezinho são facultativos, porém, têm grande relevância no que diz respeito à qualidade de desempenho dos funcionários.

Como calcular 44 horas trabalhadas de segunda a sexta?

O colaborador trabalha de segunda-feira a sexta-feira, 8 horas por dia, sendo assim, 5x8, o que resulta em 40 horas semanais. Para que complete a carga horária obrigatória de 44 horas, o funcionário precisará trabalhar durante 4 horas aos sábados. Existe ainda outra opção, caso não trabalhe aos sábados.

Quantas horas semanal de trabalho de segunda a sexta?

Quando não há compensação, o horário normal de segunda a sexta é de 8h00min (totalizando 40h00min) mais as 4h00min no sábado, contabilizando a jornada normal de 44 horas semanais.

Quem trabalha de 8 às 18h tem quantas horas de almoço?

A CLT determina que para quem trabalha 8 horas (ou mais de 6 horas) o horário de almoço deve ser de no mínimo 30 minutos e no máximo 2 horas.

Quando cai o vale alimentação alelo do Governo 2022?

Os valores foram depositados aos mais de 1 milhão de estudantes que fazem parte da Rede no início de dezembro. A partir de 1º de janeiro de 2022, os cartões serão bloqueados pela Secretaria Municipal de Educação. Caso ainda haja saldo, o recurso será expirado e voltará para a Prefeitura de São Paulo.

Artigo anterior
Qual o sistema nervoso responsável pelo aumento da frequência cardíaca?
Artigo seguinte
O que faz o Auditor Fiscal de Tributos municipais?