O que distingue as teorias tradicionais as teorias críticas do currículo?

Perguntado por: Frederico Ivan Miranda  |  Última atualização: 11. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (2 avaliações)

As teorias tradicionais consideram–se neutras, científicas e desinteressadas, as críticas argumentam que não existem teorias neutras, científicas e desinteressadas, toda e qualquer teoria está implicada em relações de poder.

Quais as principais características das teorias tradicionais de currículo?

As teorias tradicionais são caracterizadas por priorizar questões convencionais e técnicas na construção e organização curricular e apresentam uma cientificidade desinteressada das questões político-sociais, constituídas em três vertentes distintas.

O que é a teoria crítica do currículo?

A teoria crítica do currículo é baseada na formulação do pensar contra hegemonia, o currículo crítico visa levar o sujeito a refletir para além das disciplinas, refletir sobre a política sobre a cultura que permeiam essas disciplinas, uma educação que leva para a autonomia para a emancipação.

Qual a diferença entre as teorias curriculares críticas e pós críticas?

A teoria crítica se não ressalta enfaticamente a diferença como a pós-crítica, não a anula ao abarcar a totalidade, nem compreende a classe social como o único componente de explicação das relações sociais.

O que é um currículo tradicional?

As teorias curriculares tradicionais, também chamadas de teorias técnicas, foram promovidas na primeira metade do século XX, sobretudo por John Franklin Bobbitt, que associava as disciplinas curriculares a uma questão puramente mecânica.

Teorias do Currículo - Teorias Tradicionais

24 questões relacionadas encontradas

Como o currículo é visto na teoria tradicional?

O currículo é simplesmente uma mecânica. A atividade supostamente científica do especialista em currículo não passa de uma atividade burocrática. [...] o currículo se resume a uma questão de desenvolvimento, a uma questão técnica.

O que separa as teorias tradicionais das teorias críticas e pós críticas E a questão de?

"É precisamente a questão do poder que vai separar as teorias tradicionais das teorias críticas e pós-críticas do currículo.

Quais são as três principais teorias do currículo?

Em trabalho de bastante repercussão e importantíssimo no campo do currículo, Silva (2007) no livro Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo classificou as teorias curriculares em tradicionais, crítica e pós-críticas.

Quais as principais características das teorias pós-críticas do currículo?

Já as perspectivas pós-críticas dos estudos em Currículo enfatizam que o currículo não pode ser compreendido sem uma análise das relações de poder nas quais ele está envolvido, mas é um poder que não tem um único centro, como o Estado, por exemplo, mas que está espalhado em toda a rede social, ampliando o mapa do poder ...

Como se caracteriza uma teoria pedagógica crítica?

A teoria crítica caracteriza-se pela sua busca na ação, pela prática emancipatória, pensando o mundo como ele é, e como ele deveria ser. A crítica destaca-se por idéias como a intenção não performativa, a desnaturalização e a reflexibilidade.

Qual o principal objetivo da teoria crítica?

Neste sentido, a teoria crítica visa oferecer um comportamento crítico nos confrontos com a ciência e a cultura, apresentando uma proposta política de reorganização da sociedade, de modo a superar o que eles chamavam de "crise da razão" (nova crítica ao Funcionalismo).

Qual das teorias educacionais tradicionais críticas ou pós críticas é a mais adequada para uma escola inclusiva e democrática?

A teoria educacional mais adequada para uma escola inclusiva e democrática é a teoria crítica, pois enfatiza a conscientização das desigualdades e promove a transformação social.

Quais são os tipos de currículos?

Quais são os 3 tipos de currículo?
  • currículo cronológico;
  • currículo temático (ou funcional);
  • currículo misto.

Qual era o intuito da educação nas teorias tradicionais?

Teorias tradicionais: ela tem como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização.

O que a teoria crítica do currículo busca questionar?

A teoria crítica questiona a forma como o currículo é implementado nas instituições escolares. Assim, considera o poder na e pela escola. O currículo pode ser reflexo dos grupos dominantes nos quais estão inseridos.

Como é definido o papel do professor na abordagem tradicional?

No método tradicional de ensino, o educador é considerado figura central e único detentor do conhecimento. Este, por sua vez, é repassado aos estudantes em aulas expositivas. Nesse modelo, o estudante é reduzido a espectador em sala de aula. A ele, cabe apenas memorizar e reproduzir os saberes.

Qual o enfoque das teorias tradicionais?

Na visão das teorias tradicionais, o currículo é um instrumento usado pela escola para executar a missão de ajustar a educação às necessidades e transformações da economia do início do século passado ( MOREIRA; SILVA, 2002. Currículo, cultura e sociedade.

Quais os três tipos de currículo e como eles se relacionam com os dias atuais?

Existem tipos de manifestações de currículo escolar, também chamadas de níveis de currículo escolar, a fim de distinguir conteúdo, formas de trabalho, organização e seleção pedagógica de cada um deles. São eles: currículo real (em ação), currículo oculto (implícito) e currículo formal (prescrito).

O que é currículo de acordo com a Bncc?

A BNCC apresenta os conhecimentos fundamentais que se espera que o estudante aprenda em cada ano da Educação Básica. Já o currículo se configura como o percurso que cada instituição educacional estabelecerá para desenvolver as competências e habilidades propostas pela BNCC.

Quais são as teorias pós críticas?

As teorias pós–críticas abordam com ênfase as preocupações com a diferença, com as relações saber-poder no âmbito escolar, o multiculturalismo, as diferentes culturas raciais e étnicas, enfim, não é uma questão de superação da teoria crítica, mas segundo Silva (2007, p.

O que são as teorias não críticas?

Para as teorias não críticas, a Sociedade é estruturada de forma harmoniosa, tendendo à integração de seus membros, e o papel da educação seria o de promover a integração dos indivíduos na sociedade, cuja estrutura política e econômica não é questionada, apresentando-se a escola independente das condições econômicas e ...

Quais são as teorias não críticas?

A teoria não crítica engloba as abordagens tradicional e comportamentalista, enquanto as abordagens humanista, cognitivista e sociocultural são exemplos de teorias crítico-reprodutivistas.

Quais são as principais teorias da educação?

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

Qual é o modelo de currículo mais usado?

1 – Currículo Cronológico. É o formato mais comum. ... 2 – Currículo Funcional.

Qual é o melhor modelo de currículo?

Sem delongas, o formato correto de você enviar o seu currículo é sempre em PDF. Embora haja vantagens e desvantagens de usar ambos os formatos, você geralmente deve enviar seu currículo como um PDF.

Artigo anterior
O que precisa para ser um avaliador de imóveis?
Artigo seguinte
Como não juntar água na marmita congelada?