O que devemos fazer sempre antes de utilizarmos o multímetro?

Perguntado por: Joel Davi Lopes  |  Última atualização: 10. Februar 2025
Pontuação: 4.2/5 (16 avaliações)

Antes de usar o multímetro, verifique se ele está operando corretamente. Por isso, veja se o visor está em bom estado e legível para realizar a leitura. De quebra, a bateria deve estar carregada. Observe ainda as pontas de prova, principalmente se elas não estão rompidas ou com mau contato em alguma parte do cabo.

Como deve ser usado o multímetro?

Como usar um multímetro

Insira as pontas de prova nos bornes apropriados do multímetro: a ponta de prova preta no borne comum (COM) e a ponta de prova vermelha no borne correspondente à função selecionada; Ajuste a escala de medição, se necessário.

Quais os cuidados que devemos ter ao se medir tensão em um circuito elétrico?

Muito cuidado para não medir tensões com o multímetro ajustado para a escala de correntes ou de resistências. A tensão pode ser suficiente para causar danos ao instrumento. Nunca mude de escala com as pontas de prova no circuito. Desligue-as sempre antes de escolher uma nova escala.

Como se deve efetuar a medição de tensão com um multímetro?

Coloque o multímetro na posição de medir corrente elétrica e escolha uma escala que meça até 200 mA. Conecte o multímetro em série com o resistor e meça a corrente elétrica que está passando pelo circuito. Anote o valor da corrente ao lado do valor da voltagem.

Quais cuidados devem ser tomados ao se utilizar o amperímetro?

Cuidados a serem tomados ao utilizar um amperímetro: Nunca ligar um amperímetro direto aos terminais de uma fonte de tensão. Poderá danificar a fonte e o amperímetro. Ligar o amperímetro sempre em série a uma carga.

APRENDA a Usar o MULTIMETRO - Passo a passo

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os cuidados que devemos ter com os instrumentos de medição?

– Não devem ser armazenados em locais úmidos, sujos e sob objetos pesados. – O usuário deve sempre observar se a etiqueta de calibração está bem legível e dentro do período de calibração. – O usuário deve sempre observar se os pontos de lacres dos instrumentos não foram violados.

Qual deve ser o procedimento antes de se efetuar a medição de corrente elétrica no circuito?

Faça a medição somente após os fios estarem firmemente conectados às pontas de prova. Assegure-se de que os fios, principalmente as partes expostas, não possam tocá-lo. Ligue o disjuntor e ajuste a sensibilidade do multímetro caso nenhum valor seja mostrado no display.

Como é feita a medição de corrente elétrica com o multímetro?

Realize a medição no circuito de corrente: Ligue o disjuntor após conectar as pontas de prova à fiação. Com o multímetro ligado o display indicará o valor da corrente elétrica. Se o valor apresentado no display for muito baixo ou zero, ajuste o seletor para uma escala de corrente mais baixa.

O que é DCV é ACV no multímetro?

Assim, mesmo os multímetros de menor custo (Figura 2), permitem medir as seguintes grandezas: • Tensão em corrente contínua (DCV – direct current voltage); • Tensão em corrente alternada (ACV - alternate current voltage); • Corrente em corrente contínua (DCA - direct current amperage); • Resistência (Ω); • Teste de ...

O que pode queimar o multímetro?

Ao medir a tensão CC, a tensão medida excede a faixa de medição, o que também pode causar falha no circuito do medidor. Ao medir a corrente, se o valor real da corrente exceder a faixa, geralmente só causará a queima do fusível no multímetro e nenhum outro dano será causado.

Como é o funcionamento do multímetro?

Como funciona o multímetro

Não existe muito segredo sobre como o multímetro funciona. Basicamente, ele possui duas pontas de prova feitas de metal para encostar em objetos e checar as medições elétricas, exibindo na sequência o valor no seu painel ou display.

Qual a diferença entre multímetro e voltímetro?

O multímetro é um equipamento elétrico multifuncional que reúne as funções de amperímetro (medição de corrente elétrica), ohmímetro (medição de resistência elétrica) e voltímetro (medição de tensão elétrica).

Qual a importância de ter um multímetro?

O Multímetro é um equipamento destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Possui ampla utilização entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são os aparelhos mais utilizados na pesquisa de defeitos em equipamentos eletroeletrônicos devido à sua simplicidade de uso e portabilidade.

Para que serve cada função do multímetro?

Um multímetro é um aparelho portátil e versátil com diversas funções e utilidades na área da elétrica e eletrônica ele mede principalmente a corrente elétrica (A), tensão (V) e resistência (Ω) mas também realiza a medição de baterias, falhas e diagnósticos complexos.

O que substitui o multímetro?

Osciloscópios geralmente têm uma resolução equivalente a um multímetro digital de 3,5 a 4 dígitos.

Como saber o nível de tensão?

Níveis de tensão no Brasil

Para conhecer os níveis de tensão de determinada cidade, deve-se consultar a Agência Nacional de Energia Elétrica. A ANEEL, que elabora as regras sobre o fornecimento de energia, disponibiliza essa informação em seu site.

Qual é a diferença entre corrente e tensão?

A corrente elétrica é o fluxo contínuo de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico. A tensão elétrica provoca este movimento ordenado de partículas elétricas, denominado de corrente elétrica.

O que é a primeira Lei de Ohm?

A primeira Lei de Ohm diz que a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potência aplicada. Já na segunda Lei de Ohm, ele determina que a resistência elétrica do condutor tem relação direta com constituição do material e é proporcional ao seu comprimento.

Como fazer a medição da corrente?

Como medir a corrente com um alicate amperímetro

Para medir a corrente com um alicate amperímetro, primeiro coloque a chave rotativa em "A". Em seguida, execute o ajuste zero e prenda as garras no cabo.

Como calcular a corrente?

A fórmula fundamental para calcular corrente é a Lei de Ohm, que relaciona a corrente elétrica (I), a tensão (V) e a resistência (R). A fórmula é expressa por: I = V / R.

Qual é o símbolo da corrente contínua no multímetro?

Corrente contínua = DCA, ADC (ou um A (em maiúsculo) com duas linhas sobre ele, uma linha tracejada e uma linha continua). Corrente alternada = ACA (ou um A (em maiúsculo) com um ~ (til) sobre ele). Resistência = Ohms, cujo símbolo é a letra Omega do alfabeto grego.

Qual é a forma correta para conectar um voltímetro a um circuito?

Aparelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tensão elétrica.

Quais são as condições necessárias para que ocorra a passagem de corrente elétrica no circuito?

Para isso acontecer, duas coisas são fundamentais: uma diferença de potencial, capaz de atrair os elétrons e um meio de propagação que permita sua passagem.

Quando na função amperímetro o multímetro deve ser ligado em série?

Da mesma forma que o galvanômetro, o amperímetro deve ser conectado em série, para realizar medições de corrente adequadas, e deve possuir uma resistência elétrica muito pequena. Podemos dizer que a resistência do amperímetro deve tender a zero para esse equipamento seja considerado adequado para medir correntes.

Artigo anterior
Como amansar dois periquitos ao mesmo tempo?
Artigo seguinte
Qual a validade do curso de Caldeira?