O que deve ser observado durante uma vistoria?

Perguntado por: António Flávio Vicente Amaral Freitas  |  Última atualização: 3. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (26 avaliações)

Durante a vistoria veicular, documentações relativas ao carro, CNH do condutor, e números de identificação do motor e chassi são vistoriados. Outros pontos importantes como o hodômetro (que marca a quilometragem), lacre das placas e identificação dos vidros também são alvo da vistoria.

O que avaliar em uma vistoria?

O que observar em uma vistoria de imóvel?
  • Pintura e rachaduras. As paredes costumam ser o primeiro passo em uma vistoria de imóvel. ...
  • Pisos e azulejos. ...
  • Instalações elétricas. ...
  • Instalações hidráulicas. ...
  • Portas e janelas. ...
  • Móveis e outros objetos.

O que se olha na vistoria do veículo?

Vistoria veicular é uma avaliação realizada em veículos com o intuito de checar as condições em que os mesmos circulam. Sob a responsabilidade do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de cada estado, são observados quesitos como a manutenção, propriedade legítima, documentação e características originais.

O que é observado na vistoria veicular?

A vistoria veicular se limita a uma avaliação visual, sem utilização de equipamentos calibrados de teste (como anemômetro, decibelímetro, medidor de RPM, entre outros). Os documentos do veículo também são verificados, bem como seu histórico, as gravações do chassi, motor, carroceria, entre outros.

O que se atentar na vistoria?

Anote antes de fazer a sua visita:
  1. Procure por manchas, infiltrações ou rachaduras nas paredes e nos pisos. ...
  2. Abra e feche todas as portas e as janelas. ...
  3. Cheque os pontos de hidráulica. ...
  4. Cheque os pontos de elétrica. ...
  5. Confira o piso. ...
  6. Teste máquinas/eletrodomésticos/ar-condicionado. ...
  7. Confira a situação dos móveis.

10 DICAS PARA REALIZAR A VISTORIA DO SEU APARTAMENTO

30 questões relacionadas encontradas

O que não passa na vistoria?

O que reprova na vistoria para transferência? Itens obrigatórios como farol, luz de freio e de marcha ré podem reprovar sua vistoria. Pneus carecas e películas também são itens de reprovação. O mais grave para reprovar um carro e até apreendê-lo é a incoerência nos números de chassi e motor.

O que pode dar errado na vistoria?

Caso o veículo apresente rachaduras, quebras e trincos, a vistoria será negada. Outro ponto importante é: o insulfilme do carro deve ter sido instalado corretamente e seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O que acontece se o carro for reprovado na vistoria?

Reprovado:

O laudo de vistoria reprovado impede a emissão de um novo documento de propriedade (CRV) ou a troca de placas e não autoriza a circulação do veículo. O proprietário deverá providenciar a correção dos itens reprovados para depois realizar uma nova vistoria.

O que reprova o veículo na vistoria cautelar?

O que reprova a vistoria cautelar? Fique atento: itens como câmbio, motor e chassi podem reprovar no laudo por divergência do número da peça e do documento do veículo.

Precisa de extintor para vistoria?

Em 18 de setembro de 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União a Resolução 556, que tornou facultativo o uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas. Desde então, a falta do equipamento não resulta em multa.

O que não pode faltar em uma vistoria veicular?

Além do chassi, o vistoriador verifica as etiquetas do veículo, a numeração do motor, dos vidros e tudo que torna o carro diferente de qualquer outro, além da cor, marca e modelo. Um detalhe importante é quanto a numeração do chassi, ela deve estar em conformidade com a documentação do automóvel.

Como o pneu precisa estar para passar na vistoria?

A Portaria Inmetro 30/2004 exige que seja verificado na inspeção: desgaste da banda de rodagem, tamanho e tipo dos pneus, simetria dos pneus e rodas, estado geral dos pneus e estado geral das rodas ou aros desmontáveis.

Pode fazer vistoria com insulfilm?

Nova lei do Insulfilm já pode ser fiscalizada; veja se seu carro está regular. 17 de jan, 2023 · 5 minutos de leitura. A chamada lei do Insulfilm mudou. As novas regras estão valendo desde o dia 2 de janeiro, quando a Resolução 989/2022 do Conselho Nacional de Trânsito entrou em vigor alterando a Resolução 960/2022.

O que acontece na vistoria?

A vistoria veicular é uma avaliação obrigatória feita em veículos particulares ou comerciais. Ela é feita pelo Detran de cada estado, com o intuito de fiscalizar a segurança dos veículos que circulam em vias públicas. Também atesta a veracidade da propriedade dos veículos.

Qual a importância da vistoria veicular?

A Vistoria Veicular consiste na avaliação das condições do veículo, para verificar sua conservação mecânica e situação documental. Isso é importante para evitar fraudes, em caso de compra e venda de carros usados.

Qual a importância da vistoria?

Ao realizar uma vistoria, é possível identificar fraudes e se proteger contra elas. Ao realizar uma vistoria, o comprador tem a garantia de que está comprando um imóvel de qualidade.

O que aponta na vistoria cautelar?

A vistoria cautelar é um dos principais procedimentos para constatar a autenticidade das informações fornecidas pelo dono anterior do carro que está sendo negociado. Desta forma, quem está fazendo a aquisição saberá quais são as condições reais das funcionalidades deste veículo e se não está sendo enganado.

O que aponta a vistoria cautelar?

A vistoria cautelar consiste em um procedimento por meio do qual pode-se constatar a autenticidade das informações fornecidas pelo proprietário do veículo que está sendo vendido. Assim, o comprador poderá fazer a aquisição com tranquilidade, tendo conhecimento das reais condições e procedência do veículo.

Qual a diferença entre vistoria e laudo cautelar?

A vistoria veicular pode ser obrigatória em situações específicas, como transferência de propriedade, compra e venda de veículos usados, licenciamento, entre outros. Já o laudo cautelar é contratado pelo comprador de um veículo usado como parte do processo de avaliação antes da compra.

Como não reprovar na vistoria?

Manter o bom estado de conservação dos pneus, com a calibragem e o alinhamento em dia, é imprescindível para não reprovar na vistoria cautelar. Há quem goste de trocar os pneus para personalizar o veículo. Neste caso, é importante se atentar que a largura dos pneus não podem ultrapassar o limite da carroceria.

O que acontece quando o carro não passa no Laudo cautelar?

Caso o laudo seja reprovado, retorne à oficina e entre em contato com a seguradora (caso seja segurado ou seja terceiro). O consumidor tem um prazo de 90 dias para efetuar a reclamação e/ou ajuizar uma ação contra a seguradora ou oficina que efetuou a reparação.

Quanto tempo dura um laudo de vistoria para transferência?

Laudo de vistoria aprovado: tem prazo de validade de 60 dias e somente pode ser utilizado para a realização de um único serviço.

O que eles olham na vistoria do seguro?

Se o laudo de vistoria afirmar que o veículo foi reprovado, isso quer dizer que há algum problema que pode estar ligado a adulterações, pendências legais ou demais questões.

Como é feita a vistoria de um carro?

A vistoria veicular vai analisar também as condições mecânicas e elétricas do veículo. Além de estar com a manutenção em dia, é preciso que todos os itens de segurança estejam em ordem, como cinto, chave de roda, triângulo, velocímetro, buzina e sistema de iluminação.

Artigo anterior
Como ter o comprovante de vacinação no celular?
Artigo seguinte
Quem trouxe o escoteiro para o Brasil?