O que deve ser feito na revisão do veículo?

Perguntado por: Alícia Faria  |  Última atualização: 2. April 2025
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Durante a revisão, analisa-se componentes como motor, freios, transmissão, escapamento, sistema elétrico, etc. Em toda inspeção, é feita também a troca do lubrificante ou do filtro do óleo do veículo.

O que inclui a revisão do veículo?

É uma espécie de vistoria dos componentes mais importantes do automóvel. Na revisão do carro, os técnicos e mecânicos fazem uma inspeção visual e/ou por meio de equipamentos específicos para ver se tudo está funcionando corretamente. Desde o motor, transmissão e freios, até a parte elétrica e do escapamento.

O que é feito em uma revisão no carro?

Durante a revisão do carro, é verificado o desempenho do alternador, o nível de descarga da bateria, os fusíveis, as lâmpadas e os fios de aterramento.

Quanto custa uma revisão completa?

Em média, o custo de uma revisão periódica de um carro popular varia de R$ 350 a R$ 600. Em carros mais caros ou de luxo, a revisão veicular pode ficar entre R$ 500 e R$ 2 mil. Novamente, o valor depende complexidade do serviço e do tipo de carro.

O que precisa para passar na revisão?

9 itens mais importantes para uma revisão automotiva completa
  • Motor. Ter problemas com o motor do carro no meio do trânsito pode causar sérias dores de cabeça. ...
  • Freios. Os freios são essenciais para evitar acidentes, colisões e outras situações indesejadas. ...
  • Transmissão. ...
  • Sistema elétrico. ...
  • Pneus. ...
  • Radiador. ...
  • Correia dentada. ...
  • Velas.

10 Manutenções Básicas Para Você Fazer no Seu Carro

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Qual o valor de uma revisão de um carro?

O que temos percebido é que esse investimento pode variar entre R$ 500 a R$ 2 mil, tendo pouca alternância entre os tipos de motor. De maneira geral, o valor equivale entre motores 1.0, 1.4 ou 1.6. É importante destacar que as primeiras revisões costumam custar menos do que as em carros mais rodados.

Quanto tempo demora para fazer a revisão de um carro?

Quanto ao tempo, é normalmente dividido em 30 minutos para a revisão, dez para alinhamento e balanceamento, 12 para realizar a lavagem do automóvel e oito para o retorno do carro ao cliente, podendo variar de acordo com o lugar e com os funcionários.

Até quando vale a pena fazer revisão na concessionária?

Geralmente, a revisão deve ser feita a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados — tudo depende de qual marca for atingida antes. Contudo, o prazo exato consta no manual do proprietário do veículo.

Quanto tempo deve durar a revisão?

As revisões não devem ser longas

Em média, você deve revisar usando de 15% a 20% do tempo do estudo. Por exemplo, se você estudou 1 hora de equações, a primeira revisão deve levar de 9 a 12 minutos.

O que acontece se eu não fizer a revisão na concessionária?

Em outras palavras, se o consumidor não fizer a revisão periódica no período da garantia, de cinco anos, por exemplo, na concessionária respectiva, ele perde toda a garantia, mesmo que o vício ou o defeito em nada se relacione aos itens da revisão.

O que precisa trocar todo ano no carro?

Discos de freio, pastilhas, tambores e outras peças do sistema devem ser revisados a cada 10 mil quilômetros. Tanto o óleo lubrificante quanto o filtro do óleo precisam ser trocados nas datas estabelecidas pela montadora, em média a cada 10 mil ou a cada seis meses.

Porque precisa trocar correia dentada?

Se a correia dentada estiver desgastada, ela pode causar um mau sincronismo entre a rotação do virabrequim e a abertura das válvulas. Isso pode levar a falhas no funcionamento do motor, como perda de potência, dificuldade para ligar o veículo, engasgos ou até mesmo o motor morrer.

O que é o alinhamento e balanceamento?

O balanceamento do automóvel faz parte do processo de manutenção preventiva, garantindo que as rodas girem sem vibrações. Já o alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, evitar acidentes e garantir uma direção mais tranquila ao motorista, além de economizar combustível.

Qual o valor de um alinhamento e balanceamento?

Qual o preço para fazer o alinhamento e o balanceamento? O valor do alinhamento e balanceamento pode variar bastante de acordo com a oficina mecânica, região e modelo do veículo. No entanto, o serviço de alinhamento e balanceamento pode custar, em média, entre R$80 e R$250.

Qual o tempo de duração de uma correia dentada?

O tempo de vida útil da correia dentada pode variar dependendo do modelo do carro, mas geralmente está na faixa de 60.000 a 100.000 km ou de 3 a 5 anos.

Quanto custa a troca de óleo?

Na média, no entanto, o serviço custa de 100 a 500 reais. O valor também varia muito de acordo com o local onde é feita a troca, se numa concessionária, oficina especializada ou num posto de combustível.

O que é feito na revisão de 10.000 km?

Ao atingir 10.000km é indicado que seja realizado o rodízio entre os pneus, assim eles se desgastam de maneira uniforme e duram mais tempo. Essa revisão serve para verificar toda a parte de iluminação e sinalização, devendo, caso necessário, ser realizada a regulagem desses itens.

O que trocar no carro com 100mil km?

A revisão de 100 mil km geralmente envolve a troca do óleo do motor, do filtro de óleo, do filtro de ar, do filtro de combustível e das velas de ignição. Além disso, são verificados os sistemas de freios, suspensão, direção, sistema de arrefecimento, correias e tensores.

O que fazer na revisão de 100 mil km?

Além de ver como está o funcionamento do sistema elétrico ligado ao sistema de alimentação, o mecânico também deverá analisar se a iluminação externa e interna estão funcionando corretamente; realizar uma vistoria no sistema de partida; trocar os limpadores do para-brisa; e checar o freio de mão.

Sou obrigado a fazer a revisão do carro na concessionária?

A recomendação do manual do proprietário de toda e qualquer marca de carros e motos no Brasil é seguir o cronograma de revisões e manutenção em uma concessionária autorizada.

Sou obrigado a fazer as revisões na concessionária?

A garantia do carro é uma das grandes vantagens encontradas por quem compra um carro zero quilômetro. E, para manter essa vantagem, é necessário que o motorista faça revisões obrigatórias.

O que faz o carro perder a garantia?

Os proibidos: o que faz perder a garantia de fábrica

Realizar reparos, manutenção, balanceamento e alinhamento em uma oficina que não seja da concessionária. Ou então autorizada pela fabricante do veículo. Deixar de levar o carro para as revisões na concessionária, seja após 30 dias ou 1.000 km rodados.

Como funciona revisão na concessionária?

Ao optar pela revisão na concessionária, você tende a encontrar serviços com preço fixo, o que agrega segurança quanto ao valor necessário pago pelos reparos. Mesmo que o montante já seja estipulado, é possível receber descontos no número final investido, além de contar com alternativas facilitadas de pagamento.

Quantos km pode passar para não perder a garantia?

As revisões obrigatórias para manter a garantia são estipuladas com base na quilometragem percorrida ou no tempo. A primeira, considerada a mais importante, deve ser realizada aos 1.000 quilômetros, com tolerância de 10% a mais ou a menos, ou em até 12 meses. Fique atento: se perder o prazo, perde o serviço.

Como saber se as revisões foram feitas na concessionária?

Procurar pelo histórico de revisões

Basta levar o número da placa. Por outro lado, caso o serviço não seja feito em concessionária, pergunte ao proprietário onde ele costuma levar o carro para reparos. Assim, você pode ir até a oficina com a placa para ver se eles mantêm um registro de revisão do veículo.

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