O que deve ser aterrado?

Perguntado por: Nicole Benedita Tavares de Lopes  |  Última atualização: 10. September 2024
Pontuação: 4.6/5 (50 avaliações)

A princípio, podemos dizer que o objetivo do aterramento pode ser dividido em três partes: Proteção da integridade dos profissionais da área, usuários e animais; Permitir um funcionamento adequado dos dispositivos; Realizar a descarga de energia elétrica indesejada das carcaças de equipamentos.

Quais equipamentos devem ser aterrados?

Segundo a NR 12, em seu item 12.15, “Devem ser aterrados, conforme as normas técnicas oficiais vigentes, as instalações, carcaças, invólucros, blindagens, ou partes condutoras das máquinas e equipamentos que não façam parte dos circuitos elétricos, mas que possam ficar sob tensão.

Quando é necessário fazer aterramento?

Quedas de energia, incêndios, choques, curto-circuito, fuga de energia, queima de aparelhos eletrônicos, enfim, esses são alguns exemplos do que pode acontecer caso a sua instalação elétrica não esteja adequada e em segurança.

O que é um objeto aterrado?

Aterrar um dispositivo ou equipamento está relacionado a interliga-lo com a terra propriamente dita ou a uma grande massa que possa a substiuir. Então quando nos referenciamos a um dispositivo aterrado estamos afirmando que pelo menos um de seus terminais estão propositalmente ligados a terra.

O que é sistema aterrado?

Entende-se por aterramento a ligação elétrica de um equipamento ou componente de um sistema elétrico à terra por meio de dispositivos condutores de eletricidade adequados. Ao ser percorrido por uma corrente, o aterramento comporta-se como uma impedância complexa.

POR QUE O NEUTRO É ATERRADO? VEJA NA PRÁTICA. 😱 ⚡

34 questões relacionadas encontradas

O que diz a Norma 5410 sobre aterramento?

NBR 5410 aterramento

Logo, a norma NBR 5410 exige que um condutor-terra seja instalado em cada um dos circuitos elétricos e que o aterramento seja do tipo TT. Caso esse tipo de aterramento não seja possível ainda é permitido o uso dos aterramentos TN-S ou TN-C.

Quais são os 5 tipos de aterramento?

Aqui estão os principais tipos de aterramento elétrico:
  • Aterramento TN. Este tipo de aterramento é comum em edifícios comerciais e residenciais de baixa tensão. ...
  • Aterramento TT. ...
  • Aterramento IT. ...
  • Aterramento SE. ...
  • Aterramento IT TN. ...
  • Aterramento TN. ...
  • Aterramento TT. ...
  • Aterramento IT.

O que quer dizer a palavra Aterrado?

1. Cobrir ou encher de terra (ex.: aterrar uma cisterna). 2. Pôr um terreno em nível, enchendo de terra as depressões (ex.: aterrar um campo em declive).

Quais os 3 objetivos do aterramento?

O objetivo principal do aterramento elétrico está dividido em três partes: a proteção à integridade física do profissional, o facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção e o descarregar cargas eletrostáticas de carcaças de objetos e equipamentos.

Qual a norma de aterramento?

2. Aterramento das massas da instalação elétrica. Esse item trata da instalação do sistema de aterramento específico da residência e deve seguir as exigências da norma NBR 5410.

Onde deve ser feito o aterramento?

O aterramento é feito quando o fio terra ou uma barra de cobre conectada ao fio são enterrados. O recomendado é que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada.

O que acontece se a casa não tiver aterramento?

Na ausência do sistema de aterramento, aumenta muito o risco de uma pessoa sofrer as consequências de um choque elétrico, os aparelhos queimarem ou a edificação ser danificada pela queda de um raio.

Onde fica o aterramento de uma casa?

O sistema de aterramento é uma haste cravada na terra conectada a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Tendo como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.

Qual aterramento mais usado?

Tipos de aterramento mais usados no Brasil

Os principais tipos de aterramento usados no Brasil são as variações do TN, sendo que o TN-S é considerado uma das opções mais seguras para instalações elétricas. Contudo, é importante frisar que nem sempre você poderá usar o esquema TN-S.

Qual o tipo de aterramento mais recomendado pela NBR 5410?

Para iniciar o conteúdo de hoje é fundamental que você saiba que a segurança em instalações elétricas é indispensável. Desse modo, um dos mecanismos cruciais para garantir a segurança e a conformidade com as normas, como a NBR-5410, é o esquema de aterramento tn-s.

Como é feito o aterramento residencial?

O aterramento elétrico é uma medida de segurança que garante o bom funcionamento dos equipamentos conectados a rede elétrica. Isso inclui a função de conectar o sistema e/ou o equipamento à terra por meio de componentes com o objetivo de eliminar a fuga de energia do sistema.

Por que o aterramento evita choque?

Por meio do aterramento, essas correntes de fuga serão transmitidas para a terra, de modo a evitar o acúmulo dessas correntes na carcaça do equipamento. Desse modo, seu equipamento estará protegido contra danos maiores, além de evitar que algum indivíduo receba um choque elétrico ao entrar em contato com o equipamento.

Qual a bitola do fio para fazer aterramento?

Segundo a tabela 58 da Norma, o cabo de terra deverá ter a mesma seção dos cabos de fase quando estes forem menores ou iguais a 16 mm. Sendo assim, se o cabo de fase é de 16 mm², o cabo de aterramento também deve ser de 16 mm².

Qual é o melhor sistema de aterramento?

Aterramento TT (Terra-Terra)

Nesse tipo, o neutro é conectado a um ponto próprio, enquanto o condutor de proteção é conectado diretamente ao eletrodo de aterramento. O aterramento TT é mais seguro do que o TN, já que em caso de falha no sistema, não há risco de sobretensões perigosas.

Quais são os tipos de sistemas de aterramento?

Os tipos de sistema de aterramento elétrico existentes são o TN-S, no qual é realizada a conexão do fio neutro à carga e o condutor é aterrado na saída do transformador; o TN-C, no qual o fio terra e o neutro são o mesmo conduto; e o TT, indicado como o mais eficiente dos três, no qual o fio neutro é aterrado na saída ...

Como saber se a tomada possui aterramento?

Sendo assim, olhando a tomada de frente, notamos o pino central um pouco acima dos outros dois pinos. Este é o TERRA. O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA. A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica.

Como funciona o aterramento física?

Quando você toca o solo com os pés descalços, elétrons fluem da terra para você. Quando você toca o solo com o corpo, dissipa-se a eletricidade estática e todas as cargas elétricas estranhas do ambiente que estão em você.

Porque o neutro é ligado ao terra?

Sistema Aterrado

A principal característica deste sistema é impedir o deslocamento do neutro da ligação, para evitar sobretensões transitórias.

O que é um bom aterramento?

O valor ideal para um bom aterramento deve ser menor ou igual a 5 ohms, e se este valor não for alcançado com apenas uma barra de aterramento, tem-se duas opções: o tratamento quimico do solo ou agrupamento de barras em paralelo, vide fig.

Qual a profundidade de uma haste de aterramento?

Haste totalmente cravada no solo, sendo a conexão com o cabo a aproximadamente 30 cm de profundidade.

Artigo anterior
Porque a atualização do SO é importante?
Artigo seguinte
Qual o tempo para o dinheiro cair na conta?