O que deve ficar entre vírgulas?

Perguntado por: Flávio David Magalhães  |  Última atualização: 10. Dezember 2024
Pontuação: 4.8/5 (53 avaliações)

Em resumo: devem vir sempre entre vírgulas quaisquer encaixes entre SUJEITO e VERBO ou entre VERBO e COMPLEMENTOS, sejam adjuntos ou orações adverbiais, sejam expressões ou orações explicativas. Com isso podemos evitar grande parte dos erros no emprego de vírgula.

O que deve estar entre vírgulas?

A vírgula, então, é aplicada uma única vez antes ou depois de alguma palavra ou expressão. Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas. Em geral, essas palavras ou locuções encerram em si mesmas uma pausa.

Quando e fica entre vírgulas?

Também se usa vírgula quando o “e” equivale a “mas”. No caso, trata-se de uma conjunção adversativa (e não aditiva, como é mais comum no emprego do “e”). Quando, entre dois sujeitos diferentes, vier um termo ou uma expressão intercalada precedendo o “e”, este deve ser antecedido por vírgula.

Qual a forma correta de usar a vírgula?

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Como por exemplo deve vir entre vírgulas?

Devem ser separadas por vírgulas expressões como: além disso, por exemplo, ou melhor, inclusive, isto é, ou seja, a saber, aliás, com efeito. Exemplo: Eu não gostaria de ir a casa dele porque ele me trata mal e, além disso, não vai poder nos ajudar!

Uso da Vírgula! Com Prof. Noslen!

17 questões relacionadas encontradas

Pode colocar vírgula entre o sujeito e o verbo?

Para acertar no uso da vírgula, a principal regra é não separar elementos que têm relação sintática. Fique atento para não separar: O sujeito do verbo, por mais longo que seja o sujeito.

Quando o advérbio fica entre vírgulas?

Você só colocará o advérbio de modo (terminado em “-mente”) entre vírgulas se quiser dar ênfase especial ao que ele expressa, por exemplo: Ontem, infelizmente, não nos encontramos no colégio.

Quando é que se usa?

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Estou bem graças a Deus tem vírgula?

Em conclusão, a expressão "estou bem graças a Deus, tem vírgula" é uma forma popular de expressar que a pessoa está bem, mas com ressalvas ou algum tipo de problema. Sua interpretação pode variar de acordo com o contexto e as crenças individuais. É uma expressão comum no cotidiano e não possui um estudo específico.

Pode usar a letra e depois da vírgula?

Dicas de português. Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.

E claro entre vírgulas?

A expressão de realce é "é claro", não apenas o adjetivo "claro". O primeiro texto em epígrafe, portanto, está correto. É muito comum, entretanto, encontrarmos apenas o adjetivo "claro" entre vírgulas no lugar da expressão "é claro" ("Foram, claro, iludidas"; "Ele, claro, foi iludido" etc.).

Tem vírgula depois da palavra hoje?

Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador. Hoje todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.

Tem vírgula depois de boa tarde?

Devo escrever “boa tarde, amigo!” ou “boa tarde amigo”? Quando usar vírgula após uma saudação? Quando há um vocativo em uma frase, o uso da vírgula é obrigatório.

Estou bem e você tem vírgula?

Resposta verificada por especialistas

Sim, esta frase possui o uso da vírgula após o adjetivo e a palavra "e". A frase "Tô bem, e você?" é uma expressão comumente utilizada em contextos informais, além de ter uma linguagem informal.

Tem vírgula depois do de fato?

A expressão "de fato" (l. 4) está entre vírgulas por se tratar de uma expressão enfática que tem o sentido confirmativo equivalente a realmente, com efeito.

Tem vírgula antes de entre outros?

Vírgula para isolar adjuntos adverbiais

Os adjuntos adverbiais são termos que indicam circunstâncias da ação verbal, como tempo, modo, lugar, entre outros. Quando esses termos vêm no início ou no meio da frase, a vírgula é utilizada para isolá-los.

Pode usar vírgula antes do não?

Vejamos: no que diz respeito à primeira frase sugerida, não poderá ser usada vírgula antes do marcador de negação não, pois, neste caso, apesar da inversão verificada, a negação continua a ter «escopo sobre o predicado» «comprou frutas» (Maria Helena Mira Mateus, Gramática da Língua Portuguesa, 2003, p. 771).

Tem vírgula antes da palavra para?

Algumas vezes encontro uma vírgula, em certos casos, sendo empregada antes da preposição para. Nestes casos, o emprego da vírgula não se relaciona com um par deste mesmo sinal ortográfico, constituindo algum tipo de intercalação ou comentário adicional; clarificarei adiante.

Tem vírgula antes do nome da pessoa?

De acordo com a regra gramatical, vocativo é o termo que não está subordinado a nenhum outro termo da oração, utilizado para invocar, nomear, chamar alguém. Por tal razão, sua existência exige o uso da vírgula, já que seu isolamento é necessário.

Quais conjunções exigem vírgula?

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."

Tem vírgula depois do Olá?

Segundo a gramática normativa, a forma correta é a primeira: “Olá, Fulano” (com vírgula). “Olá” é uma interjeição de chamamento, e “Fulano” é um vocativo. Uma das funções da vírgula é separar a interjeição do vocativo, e por isso deve-se inserir uma vírgula entre eles.

Tem vírgula entre data e hora?

Tem vírgula entre data e hora? É certo, sim, virgular, mas não obrigatoriamente. Não só as datas, mas também o local. Enfim, quando iniciam a frase, os adjuntos de tempo e lugar podem ou não vir separados por uma vírgula – depende do redator e das circunstâncias (tipo de frase, estilo, gosto, extensão do adjunto).

Tem vírgula depois de eu te amo?

Ou seja, toda vez que você encontrar algum nome entre virgulas, ou teremos alguma explicação de lago, ou um vocativo. Caso fossemos dizer (nome da pessoa) para depois dizer eu te amo, a frase começaria com o nome, logo apos teríamos uma virgula seguida do eu te amo. Como por exemplo : Barbara, eu te amo.

Tem vírgula depois do logo?

Tem vírgula depois do logo? As demais conjunções conclusivas (logo, portanto, por conseguinte, etc.) podem encabeçar a oração, ou pospor-se a um dos seus termos. À semelhança das adversativas, escrevem-se, conforme o caso, com uma vírgula anteposta, ou entre vírgulas.

Artigo anterior
Está à disposição tem crase?
Artigo seguinte
Qual a primeira etapa da avaliação de desempenho?