O que deve fazer o membro do Ministério Público ao receber o inquérito?

Perguntado por: José Freitas  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (53 avaliações)

Nas demais situações, que são a maioria, quando o crime é de ação penal pública, cabe ao Ministério Público examinar a investigação criminal. Se houver indícios da ocorrência do crime e de sua autoria, deve iniciar a ação penal, por meio de uma petição chamada denúncia.

O que o Ministério Público faz quando recebe o inquérito policial?

O quarto aborda a atuação do Ministério Público no Inquérito Policial, mostrando que ele possui e pode, por autoridade dele mesmo, investigar ações de natureza penal, no entanto, ele deve respeitar todos os direitos e garantias que são assistidos a qualquer pessoa que esteja sob investigação do Estado.

Como o Ministério Público deverá proceder para que o arquivamento do inquérito policial seja efetivado?

O arquivamento do inquérito policial após a Lei 13.964/2019 (Lei Anticrime) Em obediência ao princípio acusatório, o arquivamento de inquéritos policiais e procedimentos investigatórios criminais (PIC) deve ocorrer internamente (intra muros), ou seja, dentro do Ministério Público, sem ingerência judicial.

Quem recebe o inquérito policial?

O delegado de polícia nada mais é que o titular do inquérito policial! Ele realiza uma investigação coordenada a fim de encontrar indícios de autoria e materialidade do crime em questão – daí o termo “indiciar”.

O que o Ministério Público deve fazer?

O Ministério Público é responsável, perante o Poder Judiciário, pela defesa da ordem jurídica e dos interesses da sociedade e pela fiel observância da Constituição (das leis). Como o Ministério Público atua no Processo de Execução? O órgão do Ministério Público fiscaliza a execução da pena e da medida de segurança.

Processo Penal:Término do Inquérito Policial e remetimento ao Ministério Público

22 questões relacionadas encontradas

O que o Ministério Público pode investigar?

144, § 4º) para o Ministério Público investigar, com o passar do tempo, referida instituição passou a investigar as infrações penais. Além do art. 144, § 4º da Constituição Federal não possibilitar ao parquet a investigação criminal, o art.

Quais ações o MP pode propor?

Segundo Eros Grau, o artigo 129, III, da Constituição Federal, diz que cabe ao MP propor ação civil pública com o objetivo de tutelar a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos, mas que, no caso, não há interesse difuso e coletivo a ser protegido.

Para quem o Delegado envia o inquérito policial?

Note que o artigo 10, § 1º do CPP prevê expressamente que o Delegado deve enviar o inquérito ao juiz, e o juiz, por sua vez, encaminhará ao Ministério Público.

Quem pode solicitar a abertura de um inquérito policial?

O inquérito policial nos crimes de ação penal pública incondicionada poderá ser instaurado de ofício, bem como mediante requisição Judicial ou do Ministério Público, ou ainda através de requerimento do ofendido ou por seu representante legal, podendo ainda ser inaugurado por noticia oferecida por qualquer do povo e ...

Como funciona um inquérito policial?

É um procedimento investigativo regulamentado no Código de Processo Penal em que, durante a investigação policial, o Estado não acusa ninguém, apenas realiza a apuração dos fatos e a colheita das provas que podem apontar para determinado indivíduo que, posteriormente, pode ser acusado, dando início ao processo penal.

Qual o procedimento para o arquivamento do inquérito policial?

A solicitação do arquivamento deve ser efetuada por Promotor de Justiça, cabendo ao Juiz, primeiramente, decidir sobre o seu arquivamento ou não, entendendo de forma diversa enviará o inquérito policial ao Procurador-Geral de Justiça do Estado, que decidirá sobre o arquivamento, novas diligências ou oferecimento da ...

Como se dá o procedimento de arquivamento do inquérito policial?

O arquivamento do inquérito policial somente se dará por decisão da autoridade judiciária. É ato do juiz, que determinará o arquivamento de forma motivada somente se houver pedido do Ministério Público que é o titular da ação penal pública (art. 129, I, CF).

Quando o MP pode pedir arquivamento?

Uma vez recebido os autos do inquérito pelo MP, este tomará a decisão de requerer o arquivamento do mesmo ao juiz, o qual considerando que os argumentos apresentados não sejam pertinentes, encaminhará para o procurador-geral, o qual decidirá por oferecer ou não a denúncia, remeter os autos a outro órgão do MP, ou ...

Quais são as providências que o representante do Ministério Público pode tomar ao receber um inquérito policial?

Nas demais situações, que são a maioria, quando o crime é de ação penal pública, cabe ao Ministério Público examinar a investigação criminal. Se houver indícios da ocorrência do crime e de sua autoria, deve iniciar a ação penal, por meio de uma petição chamada denúncia.

Quais as providências que pode adotar o Ministério Público ao receber os autos de inquérito policial remetidos pela autoridade policial?

Recebidos os autos do inquérito policial, entendendo o membro do Ministério Público da necessidade de novas diligências em torno do fato delituoso, requisitará diretamente à autoridade policial, as providências necessárias (Inciso VIII do Art. 129, da C.F., combinado com o Art.

Qual o papel do Ministério Público na fase de investigação?

117) dispõe que “o Ministério Público é encarregado da fase de investigação prévia e da dedução da ação penal. A polícia é sua auxiliar na fase preliminar”. Sendo que, ao final, é o próprio Ministério Público que apurou o fato, em tese criminoso, quem decidirá sobre a propositura ou não da ação penal.

Quem pode requerer o inquérito?

Início do Inquérito Policial

requisição do Ministério Público ou do Juiz; por requerimento da vítima; mediante representação do ofendido.

Quem pode instaurar inquérito policial militar?

A alínea c do artigo em foco dispõe que o inquérito policial militar deverá ser instaurado por requisição do Ministério Público, o que indiscutivelmente leva à possibilidade de o integrante do Parquet requisitar diretamente a instauração do feito à autoridade de polícia judiciária originária, que não poderá recusar-se ...

Como solicitar abertura de inquérito?

Uma das formas de instauração do inquérito é através de requerimento do ofendido, este requerimento se da por meio de petição simples denominada Requerimento de Instauração de Inquérito Policial.

Qual o prazo para o Delegado concluir o inquérito policial?

“Art. 10. O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela”.

É possível o envio direto do inquérito policial ao Ministério Público?

Importante ressaltar que o STF já decidiu que é INCONSTITUCIONAL lei estadual que preveja a tramitação direta do inquérito policial entre a polícia e o Ministério Público. Neste sentido, STF. Plenário.

Como saber o andamento do inquérito policial?

Nesse caso, basta pesquisar no site do tribunal correspondente de seu estado e região, digitar os dados necessários pedidos pelos diferentes sistemas de busca e, rapidamente, são encontrados o processo e seu andamento.

É cabível impetração de ação popular pelo Ministério Público?

(E) Somente o Ministério Público.

Segundo esta lei, somente os cidadãos têm legitimidade para propor ação popular que vise à anulação de atos lesivos aos bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico.

Quando posso recorrer ao Ministério Público?

Por isso, é dever do Ministério Público atuar nas áreas em que cidadãs e cidadãos têm seus direitos individuais indisponíveis de alguma forma. São exemplos: o direito à vida, o direito à saúde, o direito à educação, o direito à liberdade.

Quais as funções do Ministério Público no processo civil?

No processo civil, o Ministério Público atua como parte ou como fiscal da lei (custos legis). Sua atuação como parte se dá conforme as suas atribuições institucionais (art. 177, CPC/2015). Como fiscal da lei atua nas hipóteses elencadas no art.

Artigo anterior
Como colocar largura e altura no Word?
Artigo seguinte
Qual a composição do Citrimax?