O que deve constar no recibo?

Perguntado por: Rafaela Eva Fernandes  |  Última atualização: 3. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (63 avaliações)

Segundo o código civil, no recibo de pagamento devem constar as seguintes informações: o valor e a espécie da dívida quitada, o nome do devedor, o tempo e o lugar do pagamento e a assinatura do credor.

O que precisa constar no recibo?

O importante é o conteúdo: um recibo deve sempre conter a identificação das partes (pagador e recebedor), do valor pago, do serviço, o local, a data e a assinatura de quem recebeu o pagamento.

Quais são os dados de preenchimento dos recibos?

Alguns dados são necessários para o preenchimento do recibo para aluguel, entre eles a data do recebimento, o nome do inquilino e da pessoa que está recebendo o dinheiro (lembrando-se de especificar se quem está preenchendo o recibo é o proprietário ou locatário), o endereço da residência, além de, é claro, o valor a ...

Como fazer recibo de pagamento?

Quais são os dados que devem constar no recibo?
  1. Data em que foi realizado o pagamento ou a transação;
  2. Dados de quem recebeu o valor: nome, endereço, CPF etc.;
  3. Dados de quem realizou o pagamento;
  4. Descrição do pagamento: qual foi o serviço realizado e o produto comprado;
  5. Descrição da quantidade ou número da parcela;

Como fazer uma declaração de recibo?

Etapas de elaboração de um Recibo
  1. Dê um nome ao documento. Coloque um nome no cabeçalho da folha em branco: “Recibo”, “Recibo de pagamento”, ou “Declaração de pagamento”.
  2. Descreva o recebimento. ...
  3. Valores em números e por extenso. ...
  4. Não esqueça do local, data e assinatura.

A IMPORTÂNCIA DO RECIBO PARA VENDA INFORMAL

24 questões relacionadas encontradas

Como fazer recibo pelo celular?

1 - Instale o app Recibo Fácil. 2 - Abra o app e preencha os campos. Os campos já ficam salvos, bastando, na próxima emissão, alterar o nome do cliente e assinar. 3 - Clique em Imprimir ou compartilhar.

Como fazer uma declaração?

Características e estrutura da declaração

A declaração se estrutura com o nome “DECLARAÇÃO” centralizado no início e topo da página. Em seguida, segue-se direto ao texto, que costuma iniciar-se com a afirmação “Declaramos para os devidos fins” ou “Declaro para os devidos fins”.

Como fazer recibo de atendimento psicológico?

Para emitir recibo, o Psicólogo basicamente precisa ter em mãos os dados do cliente, valor do serviço prestado ao cliente, e os dados do Psicólogo, inclusive registro do CRP (Conselho Regional de Psicologia), deve constar o seu registro como psicólogo e seu CPF obrigatoriamente.

Como fazer recibo de pagamento autônomo?

Como emitir o RPA (Recibo de Pagamento Autônomo)?
  1. Nome ou Razão Social e CNPJ da fonte pagadora; Modelo-RPA.
  2. Dados do profissional autônomo – CPF e número de inscrição no INSS;
  3. Dados detalhados sobre pagamento do serviço prestado – Valores bruto e líquido (com os descontos);

Como se usa o recibo?

Logo, o recibo funciona como um instrumento de controle financeiro, enquanto a nota fiscal é um documento de transferência que indica quem é o proprietário do produto ou tomador do serviço. ... Já o recibo tem validade fiscal, mas apenas como comprovante de pagamento e recebimento.

Como preencher recibo de consulta?

Quais são os principais dados que devem conter no recibo?
  1. Nome completo do paciente;
  2. Documentos como RG e CPF;
  3. Endereço completo;
  4. Data;
  5. Valor;
  6. Número de consultas deve estar bem claro em todos os recibos emitidos.
  7. Nome completo do profissional;
  8. CPF do profissional;

Como validar um recibo de pagamento?

Assim, o recibo deve conter pelo menos os seguintes elementos:
  1. data em que foi realizado o pagamento ou a transação;
  2. dados de quem recebeu o valor: nome, endereço, CPF etc.;
  3. dados de quem realizou o pagamento;
  4. descrição de referência do pagamento: serviço realizado, produto comprado, quantidade, número da parcela etc.;

Quem deve assinar o recibo de pagamento?

É fornecido pela pessoa ou empresa que recebe o dinheiro e todo processo do acordo estará especificado no corpo do texto. No alto, escreve-se RECIBO e à direita o valor da transação em algarismos. Depois do texto, a pessoa que fornece o recibo deve assinar, afirmando ter auferido determinada quantia.

Quem assina o recibo de pagamento?

O recibo deve ser assinado por quem recebeu a quantia. Quem efetuou o pagamento da quantia descrita no recibo, deve ficar com a primeira via do documento. Quem recebeu a quantia, poderá ficar com a segunda via, ou cópia do documento.

O que escrever no recibo e para clareza firmo o presente?

Para maior clareza firmo(amos) o presente recibo para que produza os seus efeitos, dando plena, rasa e irrevogável quitação, pelo valor recebido.

O que é RPA Recibo de pagamento Autônomo?

RPA significa Recibo de Pagamento Autônomo e é um documento que as empresas emitem quando contratarem prestadores de serviços que não são formalizados e sem vínculo empregatício. O documento legaliza a relação de trabalho autônomo e garante o pagamento ao profissional.

O que é recibo de pagamento autônomo?

O RPA é um documento usado para formalizar a prestação de serviço esporádico de pessoas físicas (autônomas) para outras pessoas físicas ou jurídicas (empresas). Ele parece uma nota fiscal e detalha o tipo de serviço prestado, o valor desse serviço, além dos impostos que devem ser recolhidos.

Como se preenche um recibo de RPA?

Como preencher e emitir o RPA?
  1. Nome ou Razão Social da empresa e seu CNPJ.
  2. Dados do profissional contratado: CPF, RG e número de inscrição no INSS.
  3. Informações sobre o serviço prestado – valor bruto e líquido, já com os descontos.
  4. Nome e assinatura do responsável pelo contratante.
  5. Descontos (IRRF, ISS, INSS)

Como fazer recibo de atendimento psicológico online?

Nome do Psicólogo, inscrito no CPF sob o nº 000.000.000-00; RG nº (0000/SSP/XX), recebi de (nome), inscrito no CPF sob o nº 000.000.000-00; RG nº 000/SSP/XX, a importância de R$ XXXX,XX (escrever aqui por extenso), referente ao pagamento de atendimento psicológico, (ou psicodiagnóstico, orientação vocacional, etc) para ...

Quais são os tipos de declaração?

A Receita Federal disponibiliza dois tipos de declaração: a completa e a simplificada. Segundo especialistas em tributos, o ideal é que você experimente fazer a declaração completa mesmo que não seja obrigado, uma vez que o próprio programa o informará caso a declaração simplificada seja mais vantajosa.

Como emitir recibo pela Internet?

Veja como emitir o seu recibo personalizado:
  1. Preencha os dados do recibo e personalize adicionando sua logo.
  2. Informe os dados do pagador.
  3. Indique os dados do beneficiário.
  4. Especifique a descrição do seu serviço ou produto.
  5. Confira todos os dados e clique no botão 'Gerar recibo'

Em qual programa faço um recibo?

Maxi Recibo é um aplicativo para a emissão e impressão de recibos simples e profissionais. O programa oferece recursos para o preenchimento automático de valores por extenso, data e dados do emitente facilitando o procedimento de elaboração do documento.

Como enviar recibo pelo WhatsApp?

Para enviar o recibo através da reimpressão
  1. Através do botão de Reimpressão de recibo;
  2. Selecione o título pago;
  3. Clique na opção Enviar recibo pelo WhatsApp web;

Como fazer um recibo de pagamento no Word?

Como fazer um recibo no Word
  1. Acesse o Word. No seu computador, acesse o aplicativo do Word;
  2. Clique em “Arquivo” A primeira opção no canto superior esquerdo, clique em “Arquivo”;
  3. Clique em “Novo” ...
  4. Pesquise por “Recibo” ...
  5. Escolha um template. ...
  6. Clique em “Criar” ...
  7. Faça as edições que deseja.

Artigo anterior
Como executar um arquivo SRT?
Artigo seguinte
O que é verbo direto e indireto?