O que define a Bacia Sedimentar do Araripe?

Perguntado por: Júlia Fonseca de Loureiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (26 avaliações)

A Bacia Sedimentar do Araripe – Geopark Araripe. As Bacia Sedimentares são unidades formadas nas áreas, mas deprimidas de um relevo, onde posteriormente se dá a deposição de sedimentos, ou seja, a sedimentação. Assim, conforme as causas envolvidas em sua formação, existem vários tipos de Bacias Sedimentares.

Como se formou a Bacia Sedimentar do Araripe?

A Bacia do Araripe constitui-se em bacia rifte originada pelo rompimento do Supercontinente Gondwana, conhecida como a bacia interior de registro sedimentar mais completo na Região Nordeste do Brasil.

Qual o relevo que se destaca na bacia sedimentar do Cariri?

Dentro da bacia, o planalto sedimentar do Araripe é o compartimento geomorfológico de maior expressão regional. Segundo Santos et al (2009), trata-se de um relevo de natureza morfoestrutural, aclinal, formado a partir do preenchimento de uma bacia sedimentar do tipo rift.

O que encontramos na Bacia Sedimentar?

As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nos quais se depositam ou depositaram os sedimentos, onde são soterrados e convertidos em espessas pilhas de rochas sedimentares.

Que bacia sedimentar podemos encontrar no Cariri?

A Bacia Sedimentar do Araripe localiza-se ao sul da por- ção setentrional da Província Borborema, sul do estado do Ceará, na divisa entre os estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí (Figura 1). Trata-se da mais extensa bacia interior do nordeste brasileiro (Assine, 2007).

Geologia da Bacia do Araripe

18 questões relacionadas encontradas

Qual é o tipo de rocha encontrado na Chapada do Araripe?

As rochas sedimentares do Membro Romualdo (Formação Santana, Aptiano-Albiano) da Bacia do Araripe (nordeste do Brasil) constituem um dos principais depósitos fossilíferos do país.

Como é composta a Chapada do Cariri?

É a formação mais antiga de Chapada, aflora numa faixa relativamente estreita, a nordeste da Chapada do Araripe, na Região do Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Milagres e Mauriti, diretamente sobre o embasamento. A formação Cariri é constituída de arenitos conglomeráticos, de friáveis a bastantes consistentes.

Quais os recursos que podem ser encontrados em bacias sedimentares?

Em se tratando de economia, as bacias sedimentares apresentam vários recursos orgânicos que são utilizados como fonte de energia, a exemplo de: carvão mineral, gás natural e petróleo. Outros podem originar o arenito e o calcário, que são matérias-primas fundamentais para a construção civil.

Que tipo de rochas encontradas em bacias sedimentares?

Além deles, as rochas inorgânicas que compõem as bacias sedimentares dão origem ao arenito e calcário, utilizados na construção civil. Veja também os artigos: Rochas Sedimentares. Carvão Mineral.

Quais são os recursos naturais encontrados nas bacias sedimentares?

No âmbito da economia, os sedimentos acumulados apresentam recursos orgânicos que são usados como fonte de energia, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural. Algumas ainda dão origem ao arenito e o calcário, importantes matérias-primas utilizadas na construção civil.

Qual é o relevo da Chapada do Araripe?

5Do ponto de vista geomorfológico, a Bacia do Araripe exibe a chapada como principal unidade que se encontra sustentada pelos arenitos da Formação Exu. A topografia da chapada apresenta relevo tabular, com altitudes médias em torno de 900m, circundado por escarpas nas mais diversas direções (Souza, 1988.

Qual o principal destaque da Bacia do Araripe?

A Bacia do Araripe é uma bacia interior, com destaque para as sequências mesozóicas onde se predominam os sedimentos posteriores à formação do Oceano Atlântico Sul, que aconteceu após a separação da América do Sul e África.

O que podemos identificar nas rochas presentes na Bacia do Araripe?

Essas rochas são muito ricas em diversos fósseis, sobretudo de insetos e peixes de pequeno porte. Porém, penas, anuros, plantas, crocodilomorfos, tartarugas e pterossauros também são encontrados. À medida que as placas tectônicas da América do Sul e da África se separavam, o ambiente de deposição também ia mudando.

Em que período geológico surgiu a formação da bacia sedimentar do Araripe?

A região do Araripe foi uma área que ficou mais baixa, e assim os rios foram trazendo fragmentos de rochas, areia e lama das serras próximas e depositando neste baixio, durante o período de tempo entre o Ordoviciano e o Siluriano, correspondendo ao que hoje chamamos de Formação Cariri.

Como surgiu a Chapada do Araripe?

Em 1844, com base nessas pesquisas, a Chapada do Araripe foi identificada como uma formação geológica do período Cretáceo, sendo a primeira área do território brasileiro a ter sua datação determinada com base em registros paleontológicos. Vejamos um mapa dessa região.

Por que a Bacia do Araripe é importante para a paleontologia no Brasil?

O solo da Chapada do Araripe esconde uma riqueza bem maior que a revelada na sua vegetação. São fósseis, restos ou vestígios de seres preservados nas rochas, testemunhos de antigas faunas e floras, de inestimável valor científico, conhecidas mundialmente por seu diversificado conteúdo e preservação excepcional.

Como ocorre a formação das rochas sedimentares?

São rochas que se formam na superfície da crosta terrestre sob temperaturas e pressões relativamente baixas, pela desagregação de rochas pré-existentes seguida de transporte e de deposição dos detritos ou, menos comumente, por acumulação química.

Qual tipo de rocha abaixo não faz parte da composição principal de uma bacia sedimentar?

Qual tipo de rocha abaixo não faz parte da composição principal de uma bacia sedimentar? Granito Calcário Arenito Folhelho Coquina Gabarito Comentado 8.

Onde podemos encontrar rochas sedimentares no Brasil?

Rochas Sedimentares

São muito difíceis de polir e podem conter fósseis. As camadas de rochas sedimentares podem totalizar vários quilômetros de espessura. Exemplos de rochas sedimentares muito conhecidas no Brasil são as que formam os morros de Vila Velha (PR), a Chapada Diamantina (BA) e a Gruta de Maquiné (MG).

Como é composta a flora da Chapada do Araripe?

Flora. As formações vegetais presentes nesta unidade de conservação são Caatinga (variações de caatinga arbórea, arbórea-arbustiva e arbustiva, p. ex.), Cerrado (também com variações), Carrasco e Mata Atlântica. São citadas 516 espécies da flora nativa na região, mas sabemos existirem muito mais.

Quais são os 9 Geossitios do Geopark Araripe?

Ao todo, esse território é composto por nove geossítios, abrangendo os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Mas o reconhecimento do valor geológico dessa área também é internacional.

Qual a vegetação da Chapada do Araripe?

Localizada na Chapada do Araripe, a Flona é uma zona de encontro da Caatinga, bioma predominante, com Cerrado e Mata Atlântica.

O que é a pedra Cariri?

O nome Pedra Cariri também se refere a um dos sítios do Geopark Araripe, que reúne áreas de preservação geológica e paleontológica no sul do Ceará.

O que o Geopark Araripe defende?

A então proposta do Geopark Araripe é um convite a participação da comunidade no seu processo de manutenção, conservação e valorização. A fim de propiciar uma melhoria na qualidade de vida da população por meio do ecoturismo, conservação do patrimônio geológico e a geoeducação (MACEDO; PINHEIRO, 2014).

Por que a Chapada do Araripe é considerada como um oásis do sertão?

Apesar de estar no meio do semiárido nordestino, o Cariri tem vegetação farta, é chamado de “oásis do Sertão”. A região é conhecida pela riqueza geológica do período cretáceo, com fósseis de 90 a 150 milhões de anos muito bem preservados.

Artigo anterior
O que se faz numa consulta de Gastro?
Artigo seguinte
Quais gestos e frases podem expressar a gratidão?