O que defendia o Sócrates?

Perguntado por: Henrique Kevin Ramos Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
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Defendia a verdade e era contrário ao relativismo; Foi acusado de corromper os jovens e negar os deuses; Foi julgado e condenado à morte.

O que defendia o filósofo Sócrates?

Ele buscava a virtude e a virtude não nasce da riqueza nem do culto ao corpo, tão próprio dos atenienses da época. O corpo tem que ser um instrumento da alma, da sabedoria. Conhecer a si mesmo é conhecer a própria alma. A missão de Sócrates é conhecer a realidade humana, investigar o homem e a sua alma.

O que Sócrates defendia sobre a educação?

Ensino pelo diálogo

Defensor do diálogo como método de Educação, Sócrates considerava muito importante o contato direto com os interlocutores - o que é uma das possíveis razões para o fato de não ter deixado nenhum texto escrito.

O que o filósofo Platão defendia?

Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.

Qual é a teoria de Platão?

O Platonismo reúne as diversas abordagens da teoria de Platão: metafísica, retórica, ética, estética, lógica, política, dialética e da dualidade (corpo e alma), sendo classifica em três períodos, a saber: Platonismo Antigo (século IV a.C. até a primeira metade do século I a.C.)

PRINCIPAIS IDEIAS DE SÓCRATES

37 questões relacionadas encontradas

Quais são os três pensamentos filosóficos de Platão?

Das atividades da Academia a filosofia fundamentalmente filosofar. Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser).

Qual foi a contribuição de Sócrates para a educação?

As principais contribuições do método de Sócrates são: a) Partir da experiência do estudante e, este busca respostas em seus próprios conhecimentos e experiência; b) desperta o pensamento crítico, pos o professor analiza as possíveis conseqüências da intervenção do aluno e dar ênfase ao processo de raciocínio do ...

O quê Rousseau fala sobre a educação?

Para Rousseau, a criança devia ser educada sobretudo em liberdade e viver cada fase da infância na plenitude de seus sentidos - mesmo porque, segundo seu entendimento, até os 12 anos o ser humano é praticamente só sentidos, emoções e corpo físico, enquanto a razão ainda se forma.

O que Platão fala sobre a educação?

A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.

O que é que os sofistas defendiam?

Diferente dos filósofos que buscavam uma verdade absoluta, os sofistas defendiam que não se pode conhecer o Ser, por exemplo, mas só ter opiniões subjetivas sobre a realidade, e, diante disso, asseguravam que, para se relacionar com o mundo e com os humanos, os homens devem valer da linguagem para persuadir sobre as ...

Como deveria ser a educação do governante Segundo Platão?

Nesse sentido, para Platão (Arístocles) de Atenas (428 a.C a 347 d.C), o governante deve expressar o ideal de sábio. Dessa forma o governo deverá ser exercido pelos melhores e mais sábios cidadãos da pólis. Sendo que o governo ideal é o governado pelos filósofos, o governo dos “filósofos-reis”.

Quais as etapas da educação segundo Platão?

Terceiro Período: dos 13 aos 16 anos, período de educação musical; Quarto Período: dos 17 aos 20, período de educação militar; Quinto Período: dos 21 em diante, apenas os selecionados devem continuar a educação baseada na Matemática e Filosofia.

Porque Platão diz ser a educação um passo importante para se amar?

Platão diz que a nossa alma precisa sofrer uma conversão para sair da caverna, isto é, para sair do mundo sensível e atingir o mundo inteligível. Essa conversão ao inteligível será um trabalho ao mesmo tempo, político, ético e pedagógico. A educação em Platão será pois, uma conversão da alma.

Qual foi a contribuição de Rousseau para a educação?

Rousseau destaca que para adquirir conhecimento o aluno deve ser “livre”, deixar que adquira experiência naturalmente. Para ele Criança deve ser criança, porém é importante que convivam com razão, assim se tornaram adultos equilibrados.

Quem foi Rousseau e qual a sua importância para a educação?

Considerado o pai da educação moderna por ser o primeiro teórico a valorizar a criança e conceber como especial a ideia de que esta é uma fase distinta da vida humana, Rousseau vai contra todo o sistema iluminista do século XVIII que valorizava a razão e a descrença, e toma partido na valorização do sentimento humano ...

Qual a principal frase de Rousseau?

Jean-Jacques Rousseau
  • As injúrias são as razões dos que não tem razão. ...
  • Na juventude deve-se acumular o saber. ...
  • Quem mais demora a fazer uma promessa é quem a cumpre mais rigorosamente. ...
  • A alma resiste muito mais facilmente às mais vivas dores do que à tristeza prolongada.

Qual a importância de Sócrates para o pensamento filosófico e educacional?

Sócrates foi um dos maiores nomes da filosofia. Afinal, ele possuía uma vasta visão humana e gravou seu nome na história junto com Platão e Aristóteles. O filósofo também possui uma gigantesca importância no campo da ética e moral, conhecimento humano, entre outras áreas do conhecimento.

Qual foi a contribuição de Aristóteles para a educação?

Segundo Aristóteles, a educação é fundamental, uma vez que desenvolve a segurança e a saúde do Estado. Assim, a educação, para ele, tem por fim a cidade perfeita e o cidadão feliz. Há uma relação entre política e educação na Grécia antiga.

Qual é o legado para a educação das contribuições de Sócrates e Aristóteles?

Seu legado de conhecimento obtido pela observação, método e lógica seguem desde a antiga Grécia como fundamentos indispensáveis da boa ciência. Para pensar - Aristóteles acreditava que educar para a virtude era também um modo de educar para viver bem – e isso queria dizer, entre outras coisas, viver uma vida prazerosa.

Quais são as três partes da alma de acordo com Platão explique as?

Platão desenvolve uma teoria, baseada na tripartição da alma: (i) alma logística, correspondente à parte superior do corpo (cabeça), à qual se liga a figura do filósofo; (ii) alma irascível (que se ira com facilidade; irritável; irado; enfurecido), que corresponde à parte mediana do corpo humano (peito), caracterizada ...

Quais eram os pensamentos de Sócrates Platão e Aristóteles?

Uma é a idealista, que partiu de Platão (427-347 a.C.), seguidor de Sócrates. Ao distinguir o mundo concreto do mundo das idéias, deu a estas status de realidade; e a outra é a realista, partindo de Aristóteles (384-322 a.C.), discípulo de Platão que submeteu as idéias, às quais se chega pelo espírito, ao mundo real.

Como Platão explica o amor?

Segundo Platão o amor não se concebe em coisas carnais por assim dizer mas sim em virtudes, para ele é algo desprovido de paixões, essencialmente cegas, materiais e efêmeras, porém na concepção vulgar o amor platônico é aquele é que existe uma ligação amorosa entre duas pessoas sem nenhum interesse sexual.

Quais são os tipos de amor para Platão?

Pausânias, no Banquete de Platão (181b-182a), explicou dois tipos de amor ou Eros - Eros vulgar ou amor terreno e Eros divino ou amor divino.

Como Platão interpreta o amor no diálogo o banquete?

No interior dos diálogos Fedro e O Banquete, de Platão, percebemos duas formas de desejo/amor: de um lado, o amor enquanto aspiração ao Mundo das Ideias, a impulsionar a alma, pela ascese, rumo a sua condição original; de outro, o desejo enquanto apetite, que prende o corpo ao carnal, à imediatez da concupiscência.

Como era a escola de Platão?

Haviam diversas salas de aula e quartos para os discípulos, e Platão atuava como uma espécie de mentor, um guru intelectual, sem a hierarquia de um professor ou diretor. Não havia exames mas aparentemente, provas de maturidade, onde eram medidas as qualidades de estudo e de reflexão dos seus discípulos e ouvintes.

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