O que defende Norbert Elias?

Perguntado por: Salomé Luna Pacheco Valente  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (70 avaliações)

O sociólogo defende que a separação de indivíduo e sociedade em entidades diferentes promove uma confusão na compreensão dos fenômenos sociais. Para Elias, sociedade e indivíduos são processos.

Qual o fundamento da teoria sociológica de Norbert Elias?

A teoria de Norbert Elias apóia-se em processos de sistematização de controles tanto psicogenéticos quanto sociogenéticos, através dos quais torna-se possível balizar o estágio Page 2 de desenvolvimento da sociedade, ou seja: 1)Centralização política, administrativa e controle da paz interna (surgimento dos Estados).

O quê Norbert Elias defende sobre a relação entre indivíduo e sociedade?

Afirma ele que não há sociedade sem indivíduos e, analogamente, não há indivíduos sem sociedade. Portanto, seria um “absurdo” tomar os termos de outro modo que não aquele da cumplicidade.

Qual alternativa se refere ao pensamento de Norbert Elias?

A alternativa correta é a letra (a) porque o conceito de Norbert Elias que afirma a interdependência entre indivíduo e sociedade é justamente o conceito de configuração.

Qual o conceito de cultura para Norbert Elias?

A “cultura” é o termo que a classe burguesa alemã usa para legitimar sua diferença imiscível com a aristocracia. É um termo de autoafirmação. Enquanto civilizado era o sujeito superficial, burro, mas controlado, culto era o sujeito do conhecimento, o detentor do saber.

Norbert Elias - Configuração e Civilização

42 questões relacionadas encontradas

Qual é o sentido de poder para Norbert Elias?

Poder em Norbert Elias

Portanto, em Elias, “o conceito de poder deixou de ser uma substância para se transformar numa relação entre duas ou mais pessoas e objetos naturais; assim, o poder é um atributo destas relações que se mantêm num equilíbrio instável de forças” (SALLAS, 2001: 219).

Quanto à relação indivíduo e sociedade Norbert Elias considera?

Na teoria sociológica de Elias, porém, a relação entre o "indivíduo" e a "sociedade" é concebida de outro modo. Norbert Elias não aceita qualquer tipo de concepção social "totalizadora" - e nem mesmo "individualista" - dos processos sociais.

Por que Norbert Elias afirma não haver a dicotomia entre indivíduo e sociedade?

Elias não consegue ultrapassar a dicotomia entre indivíduo e sociedade e isto decorre de sua definição de indivíduo como “pessoa singular” e da sociedade como “pluralidade de pessoas”, sendo que esta última se caracteriza por possuir leis específicas, caracterizadas por determinadas relações e funções.

Como Georg Simmel relaciona o indivíduo e a sociedade?

Segundo Georg Simmel, a sociedade é produto das interações entre os indivíduos (concebidos como atores sociais). Dentro dessa perspectiva, o conceito de sociedade também muda, pois, na concepção corrente, uma sociedade é uma unidade que está limitada a um determinado território ou localidade.

Quem são os estabelecidos segundo a sociologia de Norbert Elias?

Conforme sugere o título do livro, os moradores da região central de Winston Parva, membros de famílias que por lá se instalaram em tempos mais distantes, são os “estabelecidos”.

Quais as contribuições de Norbert Elias para a sociologia do esporte?

O lugar do esporte no processo civilizador

O esforço de Norbert Elias consiste em singularizar a análise acerca do “processo da civilização”, na medida em que associa ao processo civilizador as investigações sociogenéticas e psicogenéticas.

O que é sociedade segundo o sociólogo Simmel?

Logo, a sociedade é estabelecida como o produto das manifestações de contato social, na medida em que “os indivíduos estão ligados uns aos outros pela influência mútua que exercem entre si pela determinação recíproca que exercem uns sobre os outros” (SIMMEL, 2006, p. ... 17).

Como Georg Simmel se refere a postura chama blasé desenvolvida pelos indivíduos que moram em cidades?

A atitude blasé seria o resultado dos estímulos que são impostos aos indivíduos devido às rápidas mudanças, mas também estaria ligada à intelectualidade metropolitana.

Como Georg Simmel explica o ritmo nas cidades grandes e o comportamento humano?

Nas cidades há uma mutação constante, um devir permanente e um ritmo febril, não que transformações não aconteçam no meio rural, mas seriam mais lentas, graduais, enquanto nos centros urbanos seriam rápidas e efêmeras .

Como o sociólogo Anthony Giddens interpreta a relação indivíduo e sociedade?

Para Giddens o indivíduo é um agente reflexivo. A reflexividade implica um posicionamento de cada um e uma co-presença. A sociedade é um conjunto de interesses entre cruzados. Um sistemas sociais é estendido como uma configuração sobre (lapsos) de tempo-espaço.

Como a sociologia conceitua o indivíduo?

Indivíduo consiste num ser individual, conhecido pela sua existência única e indivisível. ... Já para a Sociologia e Filosofia, o indivíduo – como sinônimo de ser humano / cidadão – é aquele que possui uma identidade própria que o distingue dos demais indivíduos.

Qual é a tendência nas pequenas relações de poder cotidianas?

Mesmo nas chamadas microrrelações, nas pequenas relações de poder cotidianas, a tendência é que: o homem tenha mais poder e privilégio social em relação à mulher; os héteros também o têm em relação à população LGBTQ+; os brancos também possuem esse privilégio e esse poder desproporcional em relação à população preta.

Quando as formas de exercício do poder podem ser consideradas legítimas Segundo Weber?

As formas de exercício do poder podem ser legítimas ou não. Segundo Max Weber, elas são legítimas quando a influência exercida é aceita por aqueles que se submetem à vontade do outro, como no caso dos moradores de uma cidade ante as decisões da prefeitura.

Quais diferenças Simmel aponta entre a vida urbana e a vida rural?

Contrastando com a vida rural, com seu lento fluxo de estímulos sensoriais e a vida psíquica pautada no aspecto emocional, as metrópoles exigiriam de seus habitantes uma sensibilidade e uma vida psíquica capazes de se adequarem às vicissitudes da velocidade e heterogeneidade de estímulos que estas apresentam (Simmel ...

Qual era a preocupação de Georg Simmel com relação a viver no meio urbano?

Simmel trabalhava com a ideia que a grande variedade de estímulos constantes que um cidadão transpassa em seu cotidiano, como atravessar a rua, olhar para o semáforo, ouvir o vendedor, olhar os carros e demais visualizações presentes nas grandes cidades, faz que os moradores dos grandes centros urbanos assumam uma ...

Que cultura menciona Simmel?

A cultura objetiva consiste no domínio dos conteúdos culturais - costumes, moral, conhecimento, arte, religião, formas sociais, formas de expressão (Simmel, 1934, p. 13, tradução nossa) -, que constitui o próprio desenvolvimento da essência humana.

Qual era o pensamento de Georg Simmel?

Georg Simmel visava uma Sociologia pura, uma espécie de teoria formal da sociedade que ele procurou demonstrar como fenômenos grupais. Apesar da intenção formal, verifica-se que sua concepção está ricamente saturada da visão histórica, como na Filosofia do Dinheiro ou na Filosofia da Moda.

O que são as relações sociais?

O termo relações sociais denomina o conjunto amplo de interações que os indivíduos estabelecem no convívio em sociedade. Como conceito, ele é explorado por diferentes campos de estudo, como a sociologia, história e psicologia.

O que é o paradoxo da modernidade descrito por Georg Simmel?

Georg Simmel - Paradoxo

Verá como o excesso de informação disponível faz com que a sociedade apenas observe parte do que é divulgado. Entenderá de que maneira a enorme variedade de produtos e de propaganda provoca variadas sensações na sociedade. E de que maneira isso estimula o consumo e a solidão.

Qual é a visão do esporte para Bourdieu?

No entendimento de Bourdieu (2004), o esporte consiste numa atividade única, diferen- ciada da atividade física por si só ou ainda do jogo.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para compensar um cheque de 1000 reais?
Artigo seguinte
Qual a importância da observação na educação infantil?