O que defende a teoria do relacionamento terapêutico?

Perguntado por: Ângela Almeida Fernandes  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (18 avaliações)

O relacionamento terapêutico constitui-se em uma tecnologia de cuidado de enfermagem que permite o entendimento das experiências de vida do paciente, o estímulo à sua participação na tomada das decisões terapêuticas e o reconhecimento de paciente e enfermeiro enquanto seres humanos dotados de saberes próprios, ...

Quais os principais objetivos do relacionamento terapêutico?

Também para Stuart & Laraia os objetivos de um relacionamento terapêutico são direcionados no sentido do crescimento do cliente e incluem o seguinte. · Auto – realização, auto – aceitação, e auto – respeito aumentados. · Senso claro de identidade pessoal e da integração pessoal melhorada.

O que é relacionamento terapêutico na enfermagem?

Para HOFLING et alii (1970) o relacionamento terapêutico é um processo de ação recíproca entre duas pessoas, de acordo com o qual, uma, a enfermeira utiliza seus conhecimentos científicos e habilidades profissionais para ajudar a outra, o paciente, de modo útil e indivi- dualizado.

Como pode ocorrer as fases de relacionamento terapêutico?

* Fases do Relacionamento Terapêutico As ações do relacionamento terapêutico, dessa forma, estão classificadas em quatro etapas: pré‑interação, orientação, trabalho e término. Pré‑interação: envolve a preparação para o primeiro contato com o cliente.

O que diz a teoria de Peplau?

A teoria de Peplau foi baseada no modelo psicodinâmico visando identificar as dificuldades e necessidades do cliente e buscando meios de ajudá-lo a superar, através de um cuidado de enfermagem individualizado.

VIDEOAULA - Relacionamento Terapêutico

26 questões relacionadas encontradas

O que é a teoria do auto cuidado?

2.1 - Teoria do autocuidado de Dorothea Orem

O autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar. A atividade de autocuidado, constitui uma habilidade para engajar-se em autocuidado.

Qual a finalidade do processo interpessoal enfermeiro paciente?

A comunicação enfermeiro-paciente é denominada comunicação terapêutica, porque tem a finalidade de identificar e atender as necessidades de saúde do paciente e contribuir para melhorar a prática de enfermagem, ao criar oportunidades de aprendizagem e despertar nos pacientes sentimentos de confiança, permitindo que eles ...

Quais as fases do relacionamento interpessoal?

Fases do relacionamento interpessoal
  • Conhecimento. ...
  • Construção. ...
  • Continuação. ...
  • Deterioração. ...
  • Finalização. ...
  • #1 Pratique a escuta ativa. ...
  • #2 Mantenha uma atitude positiva. ...
  • #3 Seja respeitoso.

Quais são as fases do relacionamento interpessoal?

Em sua teoria, Peplau opta por descrever o processo de relação interpessoal da enfermagem em quatro fases: orientação, identificação, exploração e resolução. Essas etapas estão superpostas e devem ser consideradas de forma relacionada.

O que são atitudes terapêuticas?

São forças específicas e úteis para controlar a emoção intensa no encontro terapêutico, tais como, compreensão, distância ideal, emoção positiva, empatia e sentimentos pessoais dolorosos.

O que é comunicação não terapêutica?

6.3 COMUNICAÇÃO NÃO TERAPÊUTICA

A não efetivação da comunicação terapêutica se deve a fatores que inviabilizam, limitam ou retardam o desenvolvimento da comunicação entre as pessoas. De acordo com STEFANELLI e org., (2005, p.

Como se constroem fortes relacionamentos interpessoais no trabalho?

Relacionamento interpessoal no trabalho
  1. Adote uma atitude positiva. ...
  2. Estabeleça limites. ...
  3. Se atente para críticas e feedbacks. ...
  4. Sempre aja com respeito. ...
  5. Tenha boa vontade e seja proativo. ...
  6. Saiba fazer críticas. ...
  7. Reconheça os seus erros.

O que é comportamento interpessoal?

O relacionamento interpessoal, como o nome já diz, diz respeito à interação entre pessoas, podendo se dar no meio profissional, pessoal ou familiar. O principal objetivo dos relacionamentos interpessoais é tornar a convivência mais agradável entre os seres humanos.

Quais são as características do relacionamento terapêutico?

O relacionamento terapêutico constitui-se em uma tecnologia de cuidado de enfermagem que permite o entendimento das experiências de vida do paciente, o estímulo à sua participação na tomada das decisões terapêuticas e o reconhecimento de paciente e enfermeiro enquanto seres humanos dotados de saberes próprios, ...

Quais são as técnicas de comunicação terapêutica?

Nesse grupo encontram-se as seguintes técnicas: usar terapeuticamente o silêncio; ouvir reflexivamente; verbalizar aceitação; verbalizar interesse; usar frases incompletas; repetir as últimas palavras ditas pelo paciente; fazer pergunta; desenvolver a pergunta feita; usar frases descritivas; manter o paciente no mesmo ...

Quais são as estratégias de comunicação terapêutica?

As estratégias de comunicação terapêutica - expressão, clarificação e validação, mostram-se relevantes na relação interpessoal com o usuário, permitindo cuidar melhor dos problemas que afetam a saúde, contribuindo para maior adesão ao próprio cuidado.

Quais são os pilares do relacionamento interpessoal?

Quais são os pilares do relacionamento interpessoal saudável?
  • Autoconhecimento. Mais acima, explicamos a importância de conhecer a nós mesmos, nossas emoções e como isso se reflete em todos os relacionamentos. ...
  • Adequação ao ambiente. ...
  • Comunicação assertiva. ...
  • Empatia. ...
  • Ética. ...
  • Gentileza. ...
  • Pessoal. ...
  • Virtual.

O que é um relacionamento intrapessoal?

Já o conceito de relacionamento intrapessoal é distinto, mas não menos importante. Este conceito remete para a aptidão de uma pessoa de se relacionar com os seus próprios sentimentos e emoções. Isso vai determinar como cada pessoa age quando é confrontada com situações do dia-a-dia.

Qual a importância das relações interpessoais?

Trabalhadores que se relacionam bem uns com os outros são mais motivados e, por isso, conseguem realizar suas tarefas com maior eficiência e competência. Ao saber que podem contar com os demais membros da organização, as pessoas costumam ter mais facilidade de encarar grandes desafios e se tornam agentes de inovação.

Como desenvolver relacionamento intrapessoal?

Como tornar o Relacionamento Intrapessoal melhor
  1. Ter resiliência.
  2. Ser mais proativo.
  3. Disposição para aprender coisas novas.
  4. Disciplina para cumprir metas.
  5. Flexibilidade e positividade diante de situações inesperadas.

Qual a diferença de relacionamento interpessoal e intrapessoal?

Enquanto o relacionamento intrapessoal diz respeito à comunicação interna do indivíduo, o relacionamento interpessoal corresponde à maneira com que nos relacionamos com o próximo, sejam membros da família, amigos e colegas de trabalho. ... O relacionamento interpessoal está presente na nossa vida a todo momento.

Como deve ser a relação do enfermeiro com o paciente?

O relacionamento enfermeiro-paciente é uma relação entre o profissional e a pessoa que requer ajuda, sendo que esta relação se dá através de um processo terapêutico, com início, meio e final, objetivando a resolução do problema.

Como se desenvolvem as relações interpessoais na área da saúde?

“As relações interpessoais se estabelecem a partir de um processo de interação entre os membros de uma mesma equipe, criando-se vínculos profissionais, uma condição relacional entre trabalhadores, a fim de executarem uma ação coletiva, e alcançarem um objetivo em comum”.

Como deve ser o relacionamento técnico de enfermagem e paciente?

Ao técnico em enfermagem compete respeitar a individualidade de seus pacientes, não os vendo somente como um a mais para cuidar. Esse profissional deve buscar uma proximidade ao tratar cada um, considerando sempre suas necessidades físicas e emocionais.

Qual a importância da teoria do autocuidado?

O conhecimento dessa teoria permite identificar as necessidades de autocuidado, estabelecer soluções para o indivíduo e capacitá-lo para que desenvolva seu próprio cuidado. Neste sentido, a apropriação dessa teoria é importante para o ensino, prática e desenvolvimento da ciência na enfermagem.

Artigo anterior
Quais são as formas de expressão?
Artigo seguinte
Quais são as principais consequências do desaparecimento do Cerrado?