O que considerar para escolher o operador logístico?

Perguntado por: Diogo Nascimento de Carvalho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (74 avaliações)

O que considerar na escolha do operador logístico
  • Valor agregado. O mais importante, aqui, é que o operador de logística mantenha uma área de projetos permanentemente preocupada com a melhoria dos serviços e com o corte dos custos da atividade. ...
  • Fluxo de informações. ...
  • Estrutura adequada. ...
  • Certificação e nome no mercado.

O que é operador logístico escolha uma?

Para simplificar, operadores logísticos são empresas que prestam um ou mais serviços logísticos. Qualquer empresa que ofereça um serviço logístico a terceiros, seja ele transporte, armazenagem ou distribuição, pode ser considerada um operador logístico.

Como avaliar um operador logístico?

A linha pontilhada traça o desempenho atual (nível de impacto) nos descritores “Preços”, “Custo de Capital”, “Retorno s/ Investimento”, “Sistema Integrado”, “Gerenciamento de Estoques”, “Frota e Armazenagem” e “Carga”, sendo estes um dos 37 critérios de avaliação de cada operador logístico.

O que o operador logístico pode oferecer?

Esse profissional é responsável por toda a parte de recebimento e expedição de materiais, além de acompanhar e garantir a distribuição e armazenamento de produtos, matéria-prima e equipamentos. Outra atribuição de responsabilidade do operador logístico é acompanhar o rastreamento das rotas de entregas.

Quais são os três tipos de operadores logísticos?

Tipos de operadores logísticos
  • 1PL (primeira classe): São responsáveis pela distribuição dos produtos da contratante. ...
  • 2PL (segunda classe): Nesse estágio, o operador logístico cuida do transporte e também do armazenamento de produtos, e costumam ser operadores nacionais que se encarregam de atuar nesse processo.

O QUE É UM OPERADOR LOGÍSTICO? O QUE FAZ? QUAIS AS VANTAGENS?

16 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de operadores logísticos existentes?

TIPOS DE OPERADORES LOGÍSTICOS E SUAS ORIGENS

De uma maneira geral pode-se afirmar que, sob o ponto de vista operacional, existem dois tipos básicos de operadores logísticos: operadores baseados em ativos e operadores baseados em informação e gestão.

Quais os tipos de operadores logísticos?

Operadores logísticos são organizações que prestam serviços logísticos ou de gestão para terceiros e, em algumas situações, propiciam mão de obra especializada para certas operações do ciclo da cadeia de suprimentos.

Qual a importância dos operadores logísticos?

A grande importância do operador logístico é facilitar a gestão de um negócio. Afinal, hoje, com a alta competitividade, muitos negócios têm terceirizado certas funções para focarem em áreas mais estratégicas.

Qual a principal razão pela qual as empresas procuram um operador logístico?

A principal razão pela qual as empresas procuram um operador logístico é que o mercado atual demanda uma competitividade muito maior do que antigamente, nos dias de hoje as empresas precisam ofertar mais produtos por um valor cada vez menor de frete, o que pode ser um verdadeiro desafio se formos pensar em termos de ...

Qual a importância dos operadores logísticos na atualidade?

Os operadores logísticos suprem a demanda por serviços realmente úteis e necessários para diversas empresas, independentemente de segmento ou porte, além de serem especialistas na execução ou oferta de serviços. ... Como os operadores logísticos são empresas, ao contratá-los, há assinatura de contratos e análise de termos.

Quais os principais critérios devem ser avaliados para contratação de um operador logístico?

Desta forma, por se tratar de um setor onde a definição de operador logístico é feita de maneira diferenciada e ampla, este trabalho tem como base principal, para identificação e definição deste agente, três conceitos básicos: transporte, armazenagem e controle de estoque.

Quais as principais diferenças entre os objetivos do operador logístico?

O PST se preocupa com a minimização do custo específico da atividade contratada, o OL integrado se preocupa com a redução do custo total da logística, melhorando serviços e aumentando flexibilidade.

Quais são os principais critérios para seleção de uma estrutura de armazenagem?

Mais do que racional, o uso do espaço dentro de um galpão ou depósito precisa ser estratégico. O tamanho dos itens a serem armazenados, a velocidade de giro e todas as outras particularidades do acondicionamento e manuseio desses volumes precisam ser considerados para que o correto layout seja adotado em sua empresa.

O que faz um operador de logística?

O operador logístico atua diretamente na armazenagem e controle do estoque, de modo a evitar faltas e excessos. Paralelamente, também pode atuar estrategicamente no investimento de mercadorias com maior lucratividade.

Como trabalha um operador logístico?

O operador logístico operacionaliza a aquisição, movimentação, armazenamento, transporte e distribuição de produtos. Faz parte da sua rotina o controle de estoque, a armazenagem e a gestão de transportes.

Como montar um operador logístico?

precisa ser feito todo planejamento das operações de entregas, otimização de rotas e gerenciamento em tempo real das entregas para que você tenha uma operação moderna. Existe tecnologia para ajudar você a implantar uma operação de distribuição eficiente em questão de dias.

Quais as vantagens de contratar um operador logístico?

Vantagens ao contratar um operador logístico
  • 1– Despesas com transporte e armazenamento caem. ...
  • 2 – Minimiza os custos com mão de obra. ...
  • 3 – Evita que problemas atinjam a cadeia logística. ...
  • 4 – Entrega expertise para os gestores e sua equipe. ...
  • E aí?

Por que contratar um centro logístico?

Um centro de distribuição garante mais eficácia no processo logístico, mesmo quando existe um alto fluxo de mercadorias. Isso porque o espaço é totalmente projetado para controlar a movimentação desse volume, bem como dar o destino certo para cada carga com maior rapidez e organização.

Qual a estratégia que uma empresa adota ao utilizar um operador logístico?

A estratégia de logística comercial consiste no planejamento, implementação e controle das redes que ligam a empresa ao consumidor final, por onde fluem fisicamente os produtos comercializados e a informação requerida, de tal forma que, chegando ao máximo o nível de serviço e ao mínimo o nível de custo, otimize-se o ...

Quais as principais características de um operador logístico?

Operadores logísticos: características operacionais
  1. Operadores logísticos, mercado perfeito. ...
  2. Quem não agrega valor perde o cliente. ...
  3. Na incerteza, a prudência. ...
  4. Automação, rara exceção. ...
  5. Lotar é preciso. ...
  6. Investimento somente com garantia. ...
  7. A comunicação é por conta do operador. ...
  8. A incerteza da demanda de serviço.

Qual a real importância do marco regulatório para os operadores logísticos?

Por utilizar vários códigos da Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE), o marco regulatório trará transparência e clareza de interpretação, permitindo a stakeholders, órgãos anuentes, intervenientes e reguladores terem a mesma leitura do setor, suas atividades e responsabilidades.

Quais são os maiores operadores logísticos do Brasil?

Ranking destaca a Tora como uma das maiores e melhores operadoras logísticas do país. A Tora —uma das maiores empresas de soluções logísticas integradas do país e associada ao Setcemg— é destaque, mais uma vez, no ranking das maiores e melhores empresas do transporte no Brasil.

Como são divididos os serviços logísticos?

(2000), os serviços logísticos se dividem em 4 diferentes tipos: serviços básicos, que não requerem grande coordenação; serviços logísticos contratuais físicos, que Page 4 Revista Gestão Industrial 37 permitem a terceirização de alguns dos serviços físicos, enquanto a empresa ainda mantém controle da gestão; serviços ...

Qual é o salário de um operador de logística?

Hoje quem trabalha como Operador Logístico ganha em média um salário de R$ 1.677,00. E antes de se tornar Operador Logístico, 9% foi Auxiliar de Produção e depois 3% se tornou Assistente Administrativo.

O que é e para que serve o EDI?

O Eletronic Data Interchange (EDI) — Intercâmbio Eletrônico de Dados, em português — é uma tecnologia que tem como objetivo possibilitar uma comunicação padronizada entre sistemas distintos, independente de quem os desenvolveu. Para isso, as empresas parceiras precisam definir um padrão e seguir as especificações dele.

Artigo anterior
Como os fungos podem se espalhar por toda a Terra?
Artigo seguinte
Quem foi o Papa que beatificou Benedito e a data?