O que configura oposição à posse?

Perguntado por: Alícia Melissa Ferreira Morais Figueiredo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (19 avaliações)

O ajuizamento de ação reivindicatória em face da possuidora no curso do prazo quinquenal, cujo escopo consiste em restabelecer o proprietário no direito de uso, gozo e disposição do bem, configura a efetiva oposição do Município à continuidade da posse e, por consequência, torna incabível o reconhecimento do direito à ...

O que é oposição à posse?

A oposição à posse, manifestada por meio da ação de reintegração de posse, julgada improcedente, neste caso, desqualificou a posse como mansa e pacífica, eis que se traduziu em medida efetiva visando interromper o fluxo do prazo de usucapião.

O que é inexistencia de oposição à posse?

Inexistência de oposição à posse: não pode haver contestação à posse, que deve ser pacífica. ... Posse ininterrupta por um período de tempo: deve haver um período de tempo com a posse sem oposição. Esse período varia para cada espécie de usucapião.

O que é oposição em usucapião?

A oposição é instituto de intervenção de terceiros que tem natureza jurídica de ação judicial de conhecimento, de modo que o opoente deve preencher as condições da ação e os pressupostos processuais para o seu processamento. 4. Não cabe intervenção de terceiros na modalidade de oposição na ação de usucapião.

O que interrompe a posse mansa e pacífica?

a posse seja mansa e pacífica, ou seja, exercida sem oposição. Assim, se o proprietário do bem tomou alguma providência na área judicial, fica descaracterizada a posse ad usucapionem.

OPOSIÇÃO

17 questões relacionadas encontradas

Como se comprova a posse mansa e pacífica?

Posse mansa e pacífica: Importante que não haja nenhuma contestação do proprietário legítimo registrado no Cartório de Registro de Imóveis da área usucapienda. Havendo a qualquer tempo contestação da posse pelo proprietário legítimo, fica descaracterizada a usucapião.

Como interromper usucapião?

A interrupção da prescrição aquisitiva está atrelada à sorte da demanda (secundum eventus litis), porque apenas o resultado de procedência do pedido da ação possessória será apto a obstar a usucapião, diferentemente da extinção sem mérito ou de julgamento de improcedência.

É cabível oposição em ação de usucapião?

No CPC/73 a oposição era tratada como intervenção de terceiros, mas, no CPC/15, o instituto passou a se enquadrar como ação autônoma, prevista como procedimento especial. Mas a questão é: cabe oposição nas ações de usucapião? Segundo decidiu o STJ, NÃO cabe oposição nas ações de usucapião.

Quando cabe ação de oposição?

A oposição deve ser oferecida até o momento de ser proferida a sentença, não havendo mais distinção se oferecida antes ou após a audiência. O oferecimento da oposição após a audiência acarreta apenas a suspensão do processo principal. Esta é basicamente a única diferença da oposição no CPC/73 e no Novo CPC.

O que é ação de oposição?

É uma forma de intervenção espontânea de terceiros que tem natureza jurídica de ação. A oposição enseja a formação de um novo processo independente, mas que será distribuído por dependência e será julgado em conjunto com a ação principal.

O que é uma posse injusta?

O artigo 1.200 conceitua posse justa como sendo a posse que não é violenta, clandestina ou precária. Por essa disposição, chega-se ao conceito de posse injusta, sendo aquela que é adquirida de forma violenta, clandestina ou precária. Não obstante, posse justa é aquela desprovida de qualquer vício.

O que pode ser considerado justo título?

Justo título é aquele que seria hábil para transmitir o domínio e a posse se não contivesse nenhum vício impeditivo dessa transmissão.

Qual a diferença entre posse e usucapião?

Neste sentido, esclarecida as diferenças entre posse e propriedade, o usucapião é a forma originária de aquisição de propriedade pelo tempo de exercício da posse, ou seja, é quando o usucapiente obtém a propriedade de um imóvel sem qualquer vinculação com o proprietário anterior e por meio da utilização do bem por ...

O que é o jus Possidendi?

Jus possessionis é a posse que não tem substrato jurídico. Tem por substrato uma mera situação de fato. A posse tem três efeitos básicos: – Proteção possessória (interdicta): é a tutela possessória, que consiste em a pessoa poder se valer do instrumento processual para proteger a relação jurídica.

Quais são os tipos de posse?

Existem dois tipos de posse. A direta e a indireta
  • A Posse Direta: É a posse daquele indivíduo que ocupa imediatamente um bem. ...
  • Posse indireta:É a posse do real proprietário do bem, mas que por algum motivo não está em contato físico e direto com o mesmo. ...
  • Fruição – Ação de aproveitar ou usufruir;

O que é a posse ad interdicta?

A posse ad interdicta é aquela que pode ser defendida pelos interditos através das ações possessórias bastando a posse ser justa, mas que não conduzem a usucapião.

Quando é cabível o oferecimento de oposição é contra quem é dirigida?

697. Quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e réu, poderá, até ser proferida a sentença, oferecer oposição contra ambos.

Quais os principais requisitos da ação de oposição?

São pressupostos da oposição: a) litispendência do processo principal; b) que a pretensão do opoente objetive a coisa ou o direito sobre o qual discutem autor e réu. Como ação, o indeferimento da oposição, liminarmente, desafia o recurso de apelação.

Em que momento processual será possível apresentar a peça de oposição a execução?

Após o ajuizamento da execução pelo credor, o executado poderá opor os embargos à execução para se defender, no prazo de 15 dias, independentemente de pagamento de caução, oferecimento de depósito ou penhora (art. 914 e 915 do NCPC).

Quem pode contestar ação de usucapião?

A ação de usucapião é proposta erga omnes, o que motiva seu procedimento editalício e significa dizer que qualquer interessado, certo ou incerto, habilita-se como réu na ação dominial, podendo contestar o pedido, tudo a retirar o interesse de agir via de intervenção de terceiro.

O que é ação de usucapião não contestada?

EM AÇÃO DE USUCAPIÃO NÃO CONTESTADA, NÃO CABE IMPOR OS ONUS DA SUCUMBENCIA AQUELE EM NOME DE QUEM SE ACHA REGISTRADO O IMOVEL, DEVIDAMENTE CITADO.

Quem são os réus na ação de usucapião?

Na ação de usucapião, as partes são plúrimas. O autor é sempre certo, de regra, o atual possuidor. Se casado for, exigir-se-á o consentimento do cônjuge, salvo se o regime patrimonial for o da separação total dos bens (art. 73, caput, NCPC).

Quais causas interruptivas a prescrição são aplicáveis a usucapião?

197 inciso I, a prescrição não corre entre cônjuges na constância da sociedade conjugal, ou seja, a prescrição é interrompida e o prazo bienal da usucapião familiar tem o seu termo inicial na data da separação de fato do casal. A razão de ser da causa suspensiva é a preservação da harmonia familiar.

O que pode prejudicar a prescrição aquisitiva da usucapião?

Falência interrompe prazo de 20 anos para aquisição de propriedade por usucapião. A decretação de falência interrompe o curso da prescrição aquisitiva de propriedade de massa falida, visto que o possuidor, seja o falido ou terceiros, perde a posse pela incursão do Estado na sua esfera jurídica.

Quanto tempo demora uma ação reivindicatória?

Em se tratando de prescrição para a propositura da ação reivindicatória, coube o Código Civil de 2002 estabelecer, em seu artigo 2015, a regra de dez anos.

Artigo anterior
Pode fazer depilação a laser antes dos 45 dias?
Artigo seguinte
O que é recurso extraordinário e especial?