O que comer antes de meia maratona?

Perguntado por: Mafalda Salomé Matias de Barros  |  Última atualização: 4. Januar 2025
Pontuação: 4.5/5 (72 avaliações)

Pode-se consumir pão com geleia ou tapioca com mel, frutas e suco in natura. Fontes proteicas como ovos e queijo magro também são interessantes. Alimentos mais gordurosos e preparações muito elaboradas devem ser evitados, pois podem dificultar a digestão, atrapalhando o desempenho na corrida.

O que comer antes de uma corrida de 21 km?

Dois dias antes da prova

Alimentos fontes de carboidratos: frutas, mel, sucos de frutas, geleia, hortaliças B (legumes), hortaliça C (batata, aipim, inhame), cereais (arroz, macarrão, milho, couscous, quinoa, aveia), pães, torradas, biscoitos. Atenção também com a hidratação: 40ml\ kg de peso\ dia.

O que não comer antes da maratona?

Evite ingerir carnes, ovos, feijão, grão-de-bico, lentilha, hortaliças e cereais integrais. Esses alimentos deixam a digestão mais lenta e podem causar azia, náusea e até diarreia durante a corrida. Pimenta e alimentos picantes e muito condimentados também costumam causar desconforto estomacal.

O que fazer no dia antes da meia-maratona?

A véspera da meia-maratona deve ser de descanso total. “Evite qualquer tipo de esforço físico desnecessário. Nada de fazer longas caminhadas ou passar muitas horas em pé, por exemplo”, recomenda Vinícius. O sono nesse momento também é muito importante.

O que tomar para correr 21 km?

Em corridas com tempo superior a 60 minutos, no caso 21km, além da água devem ser utilizadas bebidas isotônicas e/ou produtos em gel que contenham carboidratos. Isso deve ser orientado antecipadamente por uma nutricionista.

Alimentação para maratona e meia maratona. Como se preparar para provas.

25 questões relacionadas encontradas

Qual o tempo ideal para correr 21 km?

Não existe uma fórmula fechada para determinar quanto o corpo de cada corredor aguenta. Mas, de modo geral, você precisará de resistência suficiente para suportar a corrida por pelo menos duas horas.

Como se hidratar para uma meia maratona?

Portanto, é crucial se hidratar antes de correr. É recomendável beber cerca de 500ml de água duas horas antes da corrida, para dar tempo suficiente para seu corpo absorver o líquido e eliminar o excesso. Além disso, evite bebidas com cafeína, pois ela pode desidratar o corpo.

Quantos dias de descanso antes de uma meia maratona?

42km - Essa prova é muito dura e o ciclo de treinamento gera um desgaste grande. Provavelmente você precisará de pelo menos três semanas para se recuperar dos treinos e acumular energia. Uma sugestão é fazer o seu último longão (algo entre 30 e 33km para a maioria) justamente três semanas antes da prova.

Pode comer pizza antes da corrida?

Como na noite que antecede a corrida recomenda-se a ingestão de um pouco mais de carboidratos (para que os estoques de glicogênio estejam a todo o vapor na hora do treinamento), a pizza é uma boa opção, pois é feita de trigo, que é uma fonte rica de carboidratos.

Qual um bom tempo para meia maratona?

A meia maratona, com seus 21,0975 km, é uma prova desafiadora e bastante popular entre os corredores de rua. Com um tempo médio de cerca de 2 horas para homens e 2 horas e 15 minutos para mulheres, essa distância exige uma preparação mais intensa e um maior comprometimento com o treinamento.

O que é bom para dar energia para correr?

Assim como o combustível é fundamental para um veículo andar, os alimentos também se fazem necessários para um corredor ter energia o suficiente para correr.
  • BROTOS. ...
  • OLEAGINOSAS. ...
  • CEREAIS INTEGRAIS. ...
  • TAPIOCA. ...
  • LENTILHA. ...
  • CITRINOS. ...
  • BANANA.

Pode comer ovo antes da corrida?

Antes da corrida, evite proteínas e gorduras, presentes em carne, ovos, leite e derivados, que têm processo digestivo lento e podem atrapalhar o desempenho. Enquanto você corre, transpira, perde água e sais minerais, como sódio, potássio e magnésio, essenciais para o funcionamento do organismo.

É bom tomar leite antes de correr?

Por isso, se possível, evite comer este tipo de alimento antes da atividade física. A lactose é uma das principais responsáveis pela irritação do sistema digestivo, por isso, não é recomendado tomar leite ou comer derivados antes da corrida.

O que tomar numa meia maratona?

Barras energéticas, bebidas isotônicas, gomas de carboidrato e até mesmo alimentos naturais, como bananas e tâmaras, podem fornecer uma fonte de energia constante e variada ao longo da corrida.

O que comer 30 minutos antes da corrida?

Para garantir a energia necessária que o corpo precisa para a corrida, o ideal é consumir carboidratos antes do treino. No caso de alimentos, frutas, mel, geleia, pão, arroz, batata e macarrão podem ser consumidos.

O que comer no café da manhã antes da corrida?

Os cereais são uma alternativa ao pão quando a refeição pré-treino é o café da manhã. Fontes concentradas de carboidrato, são indicados para corredores que não têm uma digestão muito eficiente. Importante: evite as versões que já vêm com açúcar. Aos intolerantes à lactose, cuidado ao combinar com leite ou iogurte.

O que comer 1 dia antes da competição?

A refeição de pré-competição deve ser rica em carboidratos e líquidos. Carboidratos incluem pão, arroz, macarrão e alguns vegetais, como batatas. A refeição também deve ser pobre em gordura e proteína.

O que não pode fazer antes da corrida?

Confira seis coisas que devem ser evitadas antes de correr
  1. Não levar uma camiseta seca Muita gente esquece de levar uma camiseta extra e fica com a roupa molhada até chegar em casa. ...
  2. Não passar vaselina nos treinos longos Entre as coxas, na parte genital, nos pés, nos mamilos e outras regiões onde ocorre atrito.

O que comer 1 dia antes da corrida?

Um dia antes, é necessário atenção a alimentação em casa e comer alimentos leves. "Para o almoço e jantar, sugiro o nosso prato tradicional brasileiro. Muita salada, legumes, arroz, feijão e carnes ou ovos. Enquanto para as refeições intermediárias, tenha disponível frutas, iogurte e castanhas", indica.

Quantos quilos perde em uma meia maratona?

Pode perder até dois centímetros de altura e até dois a cinco quilos, mas também pode ficar sem uma ou outra unha dos pés e ganhar algumas feridas. A NiT explica-lhe tudo.

Qual volume semanal para meia maratona?

Se você tem um volume de treinos semanal próximo de 30 ou 40 km e também já consegue completar corridas de 15 km ou mais, sentindo-se relativamente confortável durante e após o treino, isso é um ótimo sinal.

Quantos km é considerado meia maratona?

A corrida já é parte da vida de uma pessoa que cogita a possibilidade de participar de uma meia-maratona. São 21 km a serem percorridos – mais do que o dobro dos 10 km, mais frequentes nos treinos.

O que comer na semana que antecede uma meia maratona?

Dicas da nutri para a semana que antecede uma maratona
  • Aumente o consumo de peixes;
  • Reduza o consumo de carne vermelha e carnes gordas;
  • Troque a utilização de manteiga por azeite. ...
  • Coma, diariamente, cinco porções de frutas, verduras e legumes;
  • Consuma frutas como sobremesa;

O que fazer após uma meia maratona?

TREINOS DE BAIXA INTENSIDADE: Após a maratona, é recomendado realizar treinos leves, de baixa intensidade, como caminhadas, corridas curtas ou ciclismo, para manter o fluxo sanguíneo nos músculos e auxiliar no processo de limpeza de metabólitos.

É bom beber água durante a corrida?

Durante os exercícios, a ingestão de água também vale, pois mantém os eletrólitos repostos; afinal, eles são fundamentais para o funcionamento dos músculos, do sistema nervoso e do equilíbrio interno do corpo. A quantidade ideal é de cerca de 150 a 300 ml de água a cada 20 minutos de atividade.

Artigo anterior
Como substituir a gordura por massa muscular magra no corpo?
Artigo seguinte
O que significa abertura de sinistro?