O que colocar no agravo de instrumento?
Perguntado por: Salvador Mário de Baptista | Última atualização: 20. Februar 2025Pontuação: 5/5 (41 avaliações)
Embora pareça óbvio, é preciso constar no agravo de instrumento a data e a assinatura do advogado ao fim do documento. Além disso, a cópia da procuração do agravante e do agravado deve constar tanto no processo físico quanto no eletrônico, sob pena de deserção.
O que colocar nos fatos do agravo de instrumento?
- Nomes das partes;
- Exposição do fato e do direito;
- Razões do pedido de reforma ou de invalidação da decisão e o próprio pedido;
- O nome e o endereço completo dos advogados constantes do processo.
O que colocar no preparo do agravo de instrumento?
- Cópia da petição inicial;
- Cópia da contestação;
- Cópia da petição que ensejou a decisão agravada;
- Cópia da decisão agravada;
- Cópia da certidão de intimação ou de outro documento oficial que comprove a tempestividade;
O que precisa juntar no agravo de instrumento?
- petição inicial.
- contestação.
- petição que ensejou a decisão agravada.
- a própria decisão agravada.
- certidão da respectiva intimação ou outro documento oficial que comprove a tempestividade.
- procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado.
O que é agravo de instrumento exemplo?
O agravo de instrumento é o recurso utilizado para combater decisões interlocutórias, ou seja, decisões que o magistrado toma dentro de um processo que não levam à resolução do mérito da disputa.
AGU Explica - Agravo de Instrumento
Em quais casos cabe agravo de instrumento?
O agravo de instrumento é o recurso cabível contra as decisões tomadas pelo juiz no curso do processo – as chamadas decisões interlocutórias –, antes da sentença.
Quais são os tipos de agravo de instrumento?
Há quatro espécies: agravo de (ou por) instrumento (art. 1.015 do Código de Processo Civil), agravo retido(este tipo de agravo, foi extinto com o novo CPC/15), agravo regimental (atualmente, nomenclatura técnica é de agravo interno) e agravo de petição. Este último, peculiar do processo trabalhista.
É preciso colocar o valor da causa no agravo de instrumento?
A resposta é não. Não é preciso incluir esse valor no agravo de instrumento, ainda que a decisão interlocutória levada a julgamento perante o Tribunal esteja relacionada a petição inicial.
O que não cabe agravo de instrumento?
Não cabe agravo de instrumento contra decisão interlocutória que verse sobre instrução probatória; também não cabe mandado de segurança; essa decisão deverá ser impugnada por ocasião da apelação.
É necessário juntar procuração no agravo de instrumento?
NÃO CONHECIMENTO: A petição de agravo de instrumento deve ser instruída obrigatoriamente com a procuração outorgada ao advogado do agravante, nos termos do inciso I do artigo 1.017 do CPC .
Precisa juntar documentos no agravo de instrumento processo eletrônico?
O TJSP afirmou que a juntada de cópia da petição do agravo ao processo principal é facultativa em autos digitais, porém é obrigatória nos autos físicos, como no caso.
Quantos desembargadores julgam o agravo de instrumento?
Órgão Julgador, composto por, no mínimo, três Desembargadores (ou Juízes Convocados), que, em conjunto, julgam os processos no Tribunal.
Qual a resposta a um agravo de instrumento?
O que acontece após a Contraminuta de Agravo de Instrumento? Após a contraminuta, o tribunal pode marcar uma audiência para as partes apresentarem seus argumentos oralmente ou decidir com base nos documentos já apresentados, dependendo das práticas e procedimentos do tribunal em questão.
Como qualificar agravo de instrumento?
A qualificação dos advogados no agravo
O nome e o endereço completo dos advogados constantes do processo é um dos requisitos do agravo de instrumento no novo CPC. Esse é outra das exigência do mesmo artigo 1.016 do novo CPC, citado acima. Pode ser que não haja advogado constituído para o agravado.
O que acontece depois do agravo de instrumento?
O que vem depois de um agravo de instrumento? Após a interposição, o agravo de instrumento sobe para ser julgado. Isto é, para o Tribunal de Justiça que irá apreciá-lo. Em se tratando de autos físicos, o recurso subirá em volume separado dos autos principais.
Como funciona o julgamento do agravo de instrumento?
O agravo de instrumento ('AI') é um dos recursos que mais atola os tribunais. Ele é uma forma de impugnar decisões interlocutórias do juiz. É possível utilizar o recurso de 'AI' para as hipóteses previstas no art. 1.015 do CPC (rol taxativo, mas possui exceções - taxatividade mitigada).
O que vem depois de um agravo de instrumento negado?
O RECURSO CABÍVEL CONTRA DECISÃO QUE NEGA SEGUIMENTO A AGRAVO DE INSTRUMENTO É O AGRAVO INTERNO, A TEOR DO ART. 557 , § 1º , DO CPC , E NÃO O AGRAVO REGIMENTAL. APLICÁVEL, CONTUDO, O PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE RECURSAL.
O que é agravado em um processo?
1)Conceito: o agravado é o réu, o sujeito ofendido no processo, aquele que está sendo acusado por algum motivo. 2) Exemplo Prático: pessoa contra a qual se entremeou um recurso legal de agravo.
Quem julga o agravo de instrumento?
§1º Se o juiz comunicar que reformou inteiramente a decisão, o relator considerará prejudicado o agravo de instrumento. Veja que o agravo será prejudicado (perderá objeto) sempre que o próprio juiz que proferiu a decisão agravada decidir, de ofício, modificar sua decisão.
Qual deve ser o valor da causa?
O valor da causa é geralmente determinado pelo próprio autor da ação e deve ser correspondente ao conteúdo econômico do conflito. Por exemplo, se a ação for para a recuperação de uma dívida de R$10.000,00, este será o valor da causa.
Como é feito o cálculo do valor da causa?
O valor da causa, então, nada mais é do que a soma das parcelas vencidas e vincendas (CPC, art. 260), quando estas últimas existirem.
Quanto tempo demora para se julgar um agravo de instrumento?
O juízo, responsável pela análise do Agravo de Instrumento interposto, terá o prazo processual de 30 dias úteis para agendar o julgamento do referido recurso, após a intimação do Agravado. “Art. 1.020.
O que quer dizer a palavra agravo?
Agravo: significa qualquer dano à integridade física, mental e social dos indivíduos provocado por circunstâncias nocivas, como acidentes, intoxicações, abuso de drogas, e lesões auto ou heteroinfligidas.
O que vem depois da decisão?
Sentença, decisão interlocutória, despacho e acórdão.
Quantas vacinas O cachorro tem que tomar para sair na rua?
Qual melhor furadeira ou martelete?