O que causa o vitiligo?

Perguntado por: Ângelo Melo Andrade  |  Última atualização: 11. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (3 avaliações)

As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença. A doença é caracterizada por lesões cutâneas de hipopigmentação, ou seja, diminuição da cor, com manchas brancas de tamanho variável na pele.

O que leva uma pessoa a ter vitiligo?

O vitiligo é uma doença não contagiosa caracterizada por manchas claras que se desenvolvem na pele. A condição é causada pela falta de melanina, que é o pigmento da pele. A doença pode afetar qualquer área da pele e há dois tipos: o vitiligo segmentar e o não segmentar.

O que fazer para evitar o vitiligo?

Evite arranhões, cortes ou queimaduras na pele, pois eles podem provocar novas manchas de vitiligo. Esse cuidado também vale para as tatuagens, que causam traumatismo na pele, estimulam e favorecem o aparecimento de novas manchas despigmentadas.

Qual a idade que aparece o vitiligo?

Embora geralmente não se pense no vitiligo como doença da infância, 50% dos casos se iniciam antes dos 20 anos de vida, e 25% antes dos 10 anos. Seu aparecimento pode ser precoce, com alguns relatos de casos com início nos primeiros seis meses de idade.

O que é vitiligo emocional?

Emoções impactam no vitiligo

“Sempre que realizamos uma anamnese acabamos encontrando algum problema de fundo emocional em quem tem vitiligo. Situações estressantes, como a perda de um ente querido, brigas familiares, demissão, entre outros traumas do dia a dia podem desencadear o início da doença”, explica a dra.

Vitiligo: Causas, sintomas e tratamento - Tribuna Independente - 19/07/18

28 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 tipos de vitiligo?

Às vezes, o vitiligo do tipo focal desenvolve para a forma generalizada, embora isso não seja tão comum. São quatro tipos distintos de vitiligo generalizado: vulgar, misto, universal e acrofacial.

O que piora o vitiligo?

Em pacientes com diagnóstico de vitiligo, deve-se evitar os fatores que possam precipitar o aparecimento de novas lesões ou acentuar as já existentes. Evitar o uso de roupas apertadas, ou que provoquem atrito ou pressão sobre a pele, e diminuir a exposição ao sol. Controlar o estresse é outra medida bem-vinda.

Qual a primeira parte do corpo que aparece o vitiligo?

Em geral, as manchas surgem inicialmente em extremidades como mãos, pés, nariz, boca. Há ciclos de perda de cor e épocas em que a doença se desenvolve, e depois há períodos de estagnação. Estes ciclos ocorrem durante toda a vida; a duração dos ciclos e as áreas despigmentadas tendem a se tornar maiores com o tempo.

O que é bom para acabar com o vitiligo?

Hoje o vitiligo pode ser tratado com corticoides, fototerapia, e outros medicamentos, que podem controlar em parte o avanço das lesões, mas não foram produzidos especificamente para tratar a doença.

Como são as primeiras manchas de vitiligo?

O principal sintoma do vitiligo é o surgimento de manchas esbranquiçadas em locais mais expostos ao sol, como mãos, rosto, braços ou lábios e, inicialmente, costuma surgir como uma mancha pequena e única, que pode aumentar em tamanho e em quantidade caso o tratamento não seja realizado.

Qual é a melhor pomada para matar acabar com vitiligo?

Vitiligo: pomada com ruxolitinibe ameniza doença em até 75%, diz estudo.

O que fazer para voltar a pigmentação da pele?

Cremes/pomadas de corticódes, ou de imunossupressores (tacrolimus ou pimecrolimus) são a base do tratamento nos casos de Vitiligo mais localizado. Nesses casos também podemos usar um laser, chamado Excimer, porém são necessárias várias sessões para estimular a pigmentação.

O que não pode comer quando se tem vitiligo?

De acordo com Nardo et al., 2018, alimentos ricos em compostos fenólicos semelhantes a taninos, como manga, castanha de caju, pistache, carvalho, mandioca, nozes de areca, pimentão vermelho, cerejas, framboesas, cranberries, amoras e chá foram alimentos agravantes para Vitiligo.

Quem tem vitiligo pode ter leucemia?

Não. O vitiligo é uma doenca autoimune e nao tem relacao com cancer e sim com outras doencas auto-imunes, tais como diabetes e hipotireoidismo (disfuncao da tireoide).

O que pode ser confundido com vitiligo?

O piebaldismo também causa manchas brancas na pele, mas difere do vitiligo por já estar presente desde o nascimento. Conheça a dermatose. Piebaldismo é uma alteração na pigmentação da pele bastante confundida com vitiligo, mas é importante entender a diferença entre as duas condições.

Quem sofre de vitiligo têm direito a aposentadoria?

“A Lei 8.213/91, conhecida como Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social, lista no artigo 51 as doenças consideradas graves, entre elas: câncer; cardiopatia grave, doença de Parkinson, HIV, esclerose múltipla e também doenças crônicas de pele, como a psoríase e o vitiligo”, esclarece.

Quem tem vitiligo têm direito a algum benefício?

As pessoas que sofrem com vitiligo no Distrito Federal passam a contar com novos benefícios estabelecidos pela lei nº 7.077/2022, entre eles um estudo imunológico capaz de revelar a presença de outras doenças autoimunes.

O que tomar para pigmentar a pele?

Frutas e vegetais ricos em betacaroteno auxiliam na produção de melanina no organismo.

Qual falta de vitamina causa mancha branca na pele?

A diminuição da absorção ou do consumo de algumas vitaminas e minerais pode também levar ao aparecimento de manchas brancas na pele. As principais vitaminas e minerais que podem levar ao aparecimento de manchas brancas quando encontram-se em baixa quantidade no organismo são cálcio, vitamina D e E.

É normal ter vitiligo nas partes íntimas?

As manchas claras têm tamanho variável e podem estar isoladas ou espalhadas pelo corpo, principalmente nos genitais, cotovelos, joelhos, face, extremidades dos membros inferiores e superiores (mãos e pés). O vitiligo segmentar ou unilateral manifesta-se em somente uma parte do corpo, geralmente em pessoas jovens.

Qual os exames de sangue que faz par quer ter vitiligo?

Podem ser solicitados por um médico experiente no assunto, para detectar alterações nesse órgão. O vitiligo é uma doença de causa desconhecida e não há exames de sangue que o detectem.

Quem tem vitiligo têm que tomar sol?

Proteja a pele do sol

Como a pele com vitiligo está mais sujeita a sofrer queimaduras solares, é muito importante protegê-la sempre que estiver ao ar livre, tendo em vista que o risco de desenvolver câncer de pele é maior em pacientes com essa condição.

Qual a melhor vitamina para quem tem vitiligo?

Vitamina D:

estudos in vitro mostram que a vitamina D pode proteger os melanócitos contra o estresse oxidativo, e dois pequenos ensaios clínicos controlados mostraram melhora do vitiligo com suplementos de vitamina D (1.500 a 5.000 UI por dia) e sem fototerapia UVB-NB.

Qual o vitiligo mais comum?

Pelos e cabelos também podem perder a coloração. Não segmentar ou bilateral: é o tipo mais comum; manifesta-se nos dois lados do corpo, por exemplo, duas mãos, dois pés, dois joelhos.

Porque o vitiligo é uma doença Auto-imune?

A principal hipótese é que ela seja uma doença autoimune, quando o próprio corpo ataca células específicas. Nesse caso, o corpo destrói os melanócitos, que produzem a melanina. Normalmente, pessoas acometidas pelo vitiligo têm outras doenças autoimunes, como diabetes, doenças da tireoide e artrite reumatoide.

Artigo anterior
Qual a ordem de segurança que o socorrista deve obedecer?
Artigo seguinte
Quais são os gases que compõem a atmosfera resposta?