O que causa o vício no celular?

Perguntado por: Iara Cláudia Melo de Martins  |  Última atualização: 20. Februar 2025
Pontuação: 4.9/5 (73 avaliações)

“O celular ativa continuamente o Sistema de Recompensa, estrutura do cérebro que recebe toda atividade prazerosa. Esse estímulo constante é o que gera dependência, em um processo similar à atuação de drogas ilícitas”, diz o psicólogo e professor da Uninter, Ivo Carraro.

O que acontece quando a pessoa é viciada em celular?

Nomofobia é uma doença cada vez mais comum, mas que pouca gente conhece. Quanto você não consegue deixar o celular ou o computador, cuidado, você pode estar sofrendo de dependência do seu dispositivo eletrônico. Estresse, depressão, tristeza, falta de sono, dificuldade de se relacionar.

Quais são as causas do uso excessivo do celular?

O uso excessivo do celular nessa posição pode causar dores no pescoço, nos ombros e até mesmo dores de cabeça. Psicológicos: o uso excessivo do celular pode causar dependência no mundo virtual, ficando refém de curtidas e comentários. Esse escape pode causar também depressão e ansiedade.

O que o uso excessivo do celular pode causar?

Além de problemas psicológicos, usar celular por um longo tempo pode trazer algumas alterações físicas. Ficar com o pescoço para frente e inclinado para baixo, podem alterar os contornos do rosto e proporcionar a perda de elasticidade. Isso pode aumentar a probabilidade de criar rugas e papadas (gordura no queixo).

Porque as pessoas se viciam no celular?

Isso acontece porque o uso do smartphone causa bem-estar. Isso não é por acaso, já que algumas atividades podem liberar dopamina em nosso corpo, um hormônio responsável pela sensação. Sem que o cérebro seja incentivado a liberar esse componente, a pessoa fica nervosa, atrapalhando seu convívio pessoal e profissional.

Drenagem cerebral: celular em excesso é prejudicial | Jornal da Band

24 questões relacionadas encontradas

O que fazer para tirar o vício do celular?

Tem 'vício' em celular? Veja 7 dicas para não ficar refém do smartphone
  1. Não durma com o celular. ...
  2. Não coma com o celular. ...
  3. Não leve o celular para o banheiro. ...
  4. Reserve blocos de tempo para responder mensagens e checar redes sociais. ...
  5. Ative o modo Hora de Dormir. ...
  6. Desative as notificações de apps.

O que fazer para o celular parar de ficar viciado?

Como tirar o 'vício' do celular? Guia para você usar menos o smartphone!
  1. Como usar menos e desviciar do celular.
  2. Bloquear notificações de aplicativos.
  3. Usar temporizador em aplicativos.
  4. Ativar a "Hora de Dormir"
  5. Usar apps de produtividade.
  6. Ativar o filtro preto e branco da tela.
  7. Usar o controle parental.

Como o celular prejudica a mente?

O uso abusivo dos smartphones pode gerar transtornos psíquicos, como ansiedade e, posteriormente, depressão. O transtorno já tem um nome: nomofobia, medo de ficar sem o celular. Longe do aparelho, o indivíduo fica ansioso, com a sensação de estar perdendo informações importantes, ou ainda excessivamente entediado.

Como o celular afeta os jovens?

Está bem estabelecido que o uso excessivo de celulares tem sido associado a uma variedade de problemas de saúde e desenvolvimento em crianças e adolescentes. Exposição prolongada à luz azul das telas, por exemplo, pode perturbar significativamente os padrões de sono, resultando em insônia e problemas relacionados.

Quais os riscos excessivos dos celulares na vida dos jovens?

Casos de cansaço excessivo informado pelos adolescentes foram atribuídos ao abuso na utilização do celular, tanto em ligações quanto em trocas de mensagens de texto. Eles gastam muito tempo se conectando com outras pessoas, e alguns deles fazem isso a noite inteira.

Como o uso excessivo de celular impacta o cérebro da criança?

A médica afirma que a dependência digital é um processo que torna a criança mais “acelerada”, porque provoca uma alternância de humor, em que a criança fica mais irritada ou mais chorosa. “Isso está relacionado à liberação de dopamina, um neurotransmissor cerebral que deixa a criança reagindo assim”, detalha.

Quais são os pontos negativos do uso do celular?

Confira abaixo sete riscos do uso do celular em excesso. O uso excessivo do celular pode deixar os olhos ressecados, abrindo as portas para uma série de problemas da saúde ocular, como: surgimento de infecção, inflamação, fadiga visual, dor de cabeça e nos olhos, além da visão embaçada.

Qual é o vício mais comum?

No Brasil, as drogas mais consumidas, independentemente do público-alvo, são o álcool e o tabaco, ambas liberadas para adultos. Fora a discriminação entre lícitas e ilícitas, elas são classificadas pelos efeitos no sistema nervoso central.

Quem é mais viciado em celular?

Perfil de uso. "Pesquisadores acreditam que mulheres tendem a usar mais seu celulares por razões sociais", indica Jay Olson, pesquisador pós-doutor e principal autor do estudo.

Quais são os sintomas de uma pessoa viciada?

Entre eles podemos citar tremores, ansiedade, nervosismo, fissura, sudorese, pele úmida e fria, fraqueza, dores musculares, perda de apetite, náuseas e vômito, inquietude, insônia, confusão e desorientação mental, delírios e alucinações, dilatação pupilar, formigamento e até mesmo convulsões.

O que as telas fazem com o cérebro?

Segundo o novo trabalho, a exposição a telas provoca alterações anatômicas no córtex pré-frontal (que é responsável pelo raciocínio), no lobo parietal (interpreta sinais táteis), no lobo temporal (relacionado a memória e linguagem) e no lobo occipital (que processa sinais visuais).

O que causa o uso excessivo do celular na infância?

O uso excessivo da tela pode levar também ao cansaço visual e olhos secos. A fadiga ocular digital — também conhecida como síndrome da visão computacional — é caracterizada por sintomas como fadiga ocular, dores de cabeça e visão turva, podendo ser causada pelo uso prolongado da tela e pelo piscar inadequado.

Como as telas afetam o cérebro?

O excesso de estímulos visuais e auditivos pode prejudicar a capacidade de concentração e de memorização. Isso pode ser especialmente grave em crianças e adolescentes, que estão em fase de desenvolvimento cerebral e podem ter seu aprendizado comprometido pelo uso excessivo do celular", explica o neurocirurgião.

O que é a nomofobia?

Muitos devem desconhecer o significado de nomofobia, mesmo convivendo com ela diariamente. Essa palavra significa o medo irracional de ficar sem o seu celular ou ser impedido de usá-lo por algum motivo, como ausência de conexão à internet ou bateria fraca.

Como se livrar do vício das redes sociais?

Viciado em redes sociais? 7 coisas que você pode fazer para controlar o uso
  1. Agende o tempo para usar as redes sociais. ...
  2. Ajuste notificações e desative os emblemas. ...
  3. Deixe de seguir quem você não precisa seguir. ...
  4. Use o feed de favoritos. ...
  5. Coloque limite de tempo para os apps. ...
  6. Use o Modo Foco quando necessário.

O que é o vício em telas?

De acordo com o psicólogo Dr. Aric Sigman, o transtorno faz com que o ser humano fique preso a um dispositivo por várias horas, evitem outras atividades e apresentem comportamentos característicos. Durante o uso das telas, é comum que os olhos fiquem “vidrados”, reduzindo as piscadas, em total atenção.

Qual é o vício mais perigoso?

Assim, o tabaco e o álcool estão entre as drogas mais perigosas.

Qual é o pior vício que existe?

1. Heroína. Os especialistas consultados por Nutt e sua equipe situaram a heroína como a droga mais viciante e lhe deram uma pontuação de 3 em 3. A heroína é um opiáceo que faz o nível de dopamina do sistema de recompensa do cérebro aumentar até 200% em animais de laboratório.

Qual é o pior vício de todos?

Veja quais são os principais vícios da população.
  • Bebidas alcoólicas. Esse é um vício que pode se dizer atemporal. ...
  • Cigarro. Seguindo com os principais vícios da população, temos o tabagismo. ...
  • Internet. ...
  • Celular e smartphone. ...
  • Redes sociais. ...
  • Jogos de azar e apostas. ...
  • Remédios.

Qual o tempo ideal para mexer no celular por dia?

Mas falando sério, os especialistas recomendam limitar o tempo de uso do celular a cerca de duas horas por dia, para evitar problemas de saúde física e mental, como a fadiga ocular, dor de cabeça, sedentarismo, problemas de sono e até mesmo a dependência tecnológica.

Artigo anterior
Quando alguém fala Shabat shalom O que responder?
Artigo seguinte
Quanto recebe licença maternidade?