O que causa o pneumotórax?

Perguntado por: Isabela Henriques Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (43 avaliações)

Geralmente, o pneumotórax surge após um trauma, especialmente quando existe um corte na cavidade torácica ou após um acidente de trânsito, mas também pode surgir como consequência de uma doença crônica ou até sem qualquer causa aparente, embora seja mais raro.

O que pode causar um pneumotórax?

O pneumotórax é caracterizado pelo acúmulo anormal de ar entre o pulmão e a membrana interna do tórax, conhecida como pleura. Ele pode se desenvolver como consequência da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), conjunto de doenças que atrapalham o fluxo de ar para os pulmões.

Qual a causa do ar no pulmão?

Além do fumo, praticar mergulho, montanhismo, pegar peso e viajar de avião (leia: PROBLEMAS DE SAÚDE EM VIAGENS DE AVIÃO) podem desencadear um pneumotórax naqueles que já apresentam bolhas na pleura. Nas mulheres, uma causa rara de pneumotórax é a endometriose do pulmão.

Quais são os tipos de pneumotórax?

O pneumotórax pode ser classificado em pneumotórax espontâneo (primário e secundário) e adquirido (traumático). O espontâneo é a forma mais comum, quando tem etiologia primária é causado pela ruptura das bolhas apicais da superfície pulmonar, já o secundário ocorre em pacientes com pneumopatias subjacentes.

Como se faz uma pneumotórax?

O pneumotórax pode ser primário ou secundário: Pneumotórax primário: a presença do ar na pleura é causada pela ruptura de bolhas preexistentes nos pulmões, em pacientes sem doença pulmonar prévia. Essa causa está muito associada ao tabagismo, quanto mais cigarros mais pneumotórax.

PNEUMOTÓRAX - O que fazer com ferimento no tórax? Saiba o que é o Pneumotórax

18 questões relacionadas encontradas

Qual o nome do procedimento para pneumotórax?

Toracostomia com agulha é a inserção de uma agulha no espaço pleural para descomprimir o pneumotórax hipertensivo.

Quais os tipos de pneumotórax e suas causas?

Quais as causas do Pneumotórax ?
  • Espontâneo: quando está ou não ligado a uma doença pulmonar;
  • Traumático: surge por causa de um trauma no tórax;
  • Infeccioso: causado por infecções pulmonares;
  • Iatrogênico: causado por uma intervenção médica.

O que é pneumotórax aberto e fechado?

VISÃO GERAL DO FERIMENTO

Um pneumotórax significa que há presença de ar entre as membranas que envolvem os pulmões. Isso ocorre quando quando o ar, dos pulmões ou fora dele, entra na cavidade pleural que é normalmente ocupada pelo pulmão. Um “pneumotórax fechado” é quando a parede torácica fica intacta.

O que é um pneumotórax aberto?

(ferida torácica aspirativa)

Um pneumotórax aberto ocorre quando o ar se acumula entre a parede torácica e o pulmão como resultado de uma ferida torácica aberta ou outro defeito físico. Quanto maior a abertura, maior o grau de colapso pulmonar e dificuldade de respiração.

O que são bolhas de ar no pulmão?

Enfisema pulmonar é a patologia que acomete o tecido pulmonar como consequência principalmente da inalação da fumaça o cigarro ( ou outro tipo de fumaça, tipo queima de lenha ). É caracterizada pelo aparecimento de bolhas no pulmão. Os principais sintomas são : falta de ar ( que antes era perceptível ) e tosse.

Quanto tempo dura uma Pleuroscopia?

Em média duas horas podendo demorar mais ou menos dependendo dos procedimentos de anestesia, da necessidade de procedimentos adicionais além da biópsia ou retirada de secreções.

Como diagnosticar pneumotórax?

O diagnóstico do pneumotórax é baseado na história e exame físico, e confirmado com a utilização de métodos de imagem. O pneumotórax espontâneo geralmente ocorre com o paciente em repouso, raramente durante exercício. Dor torácica e dispnéia são os sintomas mais freqüentes.

Quando drenar pneumotórax?

No pneumotorax espontâneo, a drenagem está indicada quando há um colapso pulmonar maior que 1/3 da cavidade pleural, nos ca- sos menores o paciente pode ser tratado com oxigenoterapia e repouso, desde que realize um controle radiológico frequente.

Como deverá ser o curativo para evitar o pneumotórax?

O Tratamento inicial do pneumotórax aberto consiste na realização de um curativo quadrangular que cubra todas as bordas da lesão. Apenas três de seus lados devem ser fixados com esparadrapo ou similar. O objetivo é produzir um efeito de válvula.

O que acontece com uma vítima de ferimento perfurante torácico?

As lesões torácicas, podem levar risco de óbito eminente para as vítimas, como: Pneumotórax hipertensivo, hemotórax maciço e tórax instável.

O que causa pneumotórax hipertensivo?

O pneumotórax hipertensivo ocorre quando uma lesão no pulmão ou na parede torácica é tal que permite a entrada de ar no espaço pleural, mas não sua saída (válvula unidirecional).

Qual aspecto caracteriza a presença de pneumotórax?

O pneumotórax é caracterizado pela presença de ar livre na cavidade pleural, podendo ser classificado como simples ou hipertensivo. O hipertensivo cursa com aumento na pressão intrapleural, desvio contralateral do mediastino e diminuição da expansão pulmonar e do retorno venoso, provocando choque com risco de morte.

São causas de pneumotórax Iatrogênico?

O pneumotórax iatrogênico é provocado por intervenções médicas, incluindo aspiração transtorácica com agulha, toracocentese, instalação de acesso venoso central, ventilação mecânica e reanimação cardiopulmonar.

Qual é a causas de pneumotórax em Recém-nascidos?

Esse distúrbio pode se desenvolver em recém-nascidos com distúrbios pulmonares, como a síndrome da angústia respiratória ou a síndrome de aspiração de mecônio que foram tratados com pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) ou acoplado a um ventilador.

O que é pneumotórax traumático?

(Pulmão colapsado)

Pneumotórax traumático ocorre quando há acúmulo de ar entre a parede torácica e o pulmão devido a uma lesão. Ele causa o colapso parcial ou total do pulmão. As pessoas têm dor no peito e às vezes sentem falta de ar.

O que é procedimento toracocentese?

A toracocentese consiste na punção com agulha fina do espaço pleural, por via transparietal, realizada para a coleta de fluidos[1]. A principal indicação é “diagnóstica” (coleta de amostra do derrame pleural para exames) ou “alívio” (retirada de maior volume para melhora da mecânica ventilatória).

Como é feita toracocentese?

A toracocentese e a drenagem torácica são procedimentos rotineiramente realizados no pronto-socorro, na enfermaria e no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Consistem, basicamente, na retirada do acúmulo de ar ou líquido do espaço pleural por meio da inserção de um tubo, cânula ou agulha no espaço intercostal.

Como se faz uma toracocentese?

Inserir a agulha ao longo da borda superior do arco costal durante a aspiração e avançá-la até o derrame. Quando líquido ou sangue é aspirado, inserir o cateter sobre a agulha no espaço pleural e retirar a agulha, deixando o cateter no espaço pleural.

Quais as indicações de um dreno torácico?

A drenagem torácica é o procedimento indicado quando se deseja evacuar o conteúdo aéreo ou líquido anômalo da cavidade pleural. As principais indicações incluem: pneumotórax, hemotórax, derrame parapneumônico complicado, empiema, quilotórax e pós-operatório de toracotomias.

Para que é indicado a drenagem torácica?

A drenagem torácica é um procedimento comum na prática diária realizada para drenar fluido, sangue ou ar de cavidade pleural. A drenagem efetiva requer um dreno posicionado adequadamente e um sistema de drenagem unidirecional hermético para manter a pressão intrapleural subatmosférica.

Artigo anterior
Faz frio em Gramado no mês de janeiro?
Artigo seguinte
Como assistir vídeos VR no celular?