O que causa o efeito da aurora boreal?

Perguntado por: Rafael Edgar Barros Campos  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (72 avaliações)

Aurora boreal é um fenômeno óptico que ocorre a partir do contato de partículas provenientes do vento solar com a alta atmosfera, que são canalizadas pelo campo magnético da Terra.

O que provoca uma aurora boreal?

O fenômeno acontece durante tempestades solares, quando um gás chamado plasma, que é eletrizado por partículas de elétrons e prótons, parte do Sol. O plasma entra em contato com a atmosfera e com o campo magnético da Terra, que funciona como um escudo contra essas partículas vindas da nossa Estrela-Mãe.

Porque a aurora boreal não acontece no Brasil?

Assim, se fosse possível ver uma aurora boreal no Brasil seria aurora austral (sul) e não boreal (norte). No entanto, o Brasil não está suficientemente perto do polo sul para conseguir visualizar o fenômeno. O Brasil é perto do Equador e, por isso, não reune as condições necessárias para ver uma aurora polar.

Quais as consequências da aurora boreal?

Para o efeito da Aurora Boreal acontecer, é necessário haver a atividade das fulgurações solares. Trata-se de um belo espetáculo da natureza, que ocorre no Polo Norte do planeta Terra, sendo um resultado do impacto entre os ventos solares e o campo magnético do planeta.

O que provoca a aurora boreal e austral?

Quando este fenômeno ocorre em regiões próximas ao pólo norte é chamado de aurora boreal e quando ocorre no pólo sul é chamado de aurora austral. A aurora ocorre devido a colisão dos ventos solares, que carregam partículas do espaço, com a alta atmosfera da Terra, ionizando o ar, o que provoca a aurora.

o que causa a AURORA BOREAL?

32 questões relacionadas encontradas

Como se forma a aurora austral?

As auroras boreal e austral ocorrem quando o campo magnético do planeta entra em contato com partículas carregadas, emitidas pelo Sol.

Quais são as causas do aparecimento das auroras boreais e austrais nos pólos da Terra?

A aurora polar, fenômeno natural caracterizado por luzes coloridas no céu, é causada pela interação de partículas carregadas de energia provenientes do vento solar com a camada magnética da terra, conforme explica o astrônomo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Basílio Santiago.

Quais seriam as consequências das tempestades solares aqui na Terra?

As consequências desse fenômeno podem ser desastrosas, como a destruição de satélites artificiais, a interferência nos serviços de telefonia, a queda de energia elétrica, a danificação de objetos eletroeletrônicos, etc.

Quanto tempo dura a aurora boreal?

Quanto tempo dura

O tempo do espetáculo também é imprevisível. Depois que a Aurora Boreal aparece, ela pode ficar no céu de 5 a 10 minutos, ou por horas consecutivas. Algumas vezes, a atividade acaba completamente e, depois de cerca de 30 minutos a uma hora, retorna.

O que representa cada cor da aurora boreal?

A luz verde forte se origina em altitudes de 120 a 180 km. A Aurora Boreal vermelha ocorre em altitudes ainda mais altas, enquanto o azul e o violeta ocorrem principalmente abaixo de 120 km. Quando o sol está “tempestuoso”, as cores vermelhas ocorrem em altitudes de 90 a 100 km.

Em quais países é possível ver a aurora boreal?

O fenômeno da aurora boreal ocorre nos países do Círculo Polar. Os visitantes podem ver especialmente em oito países: Estados Unidos (Alaska), Canadá, Finlândia, Groenlândia, Islândia, Noruega, Rússia e Suécia. Saiba mais sobre eles e as auroras boreais a seguir.

Onde é possível ver a aurora boreal?

Existem vários locais na Europa onde é possível ver a Aurora Boreal, principalmente Noruega, Suécia e Finlândia. Outros países como Escandinávia, Islândia, norte do Alasca, norte da Rússia ou Canadá também são indicados.

Onde dá para ver a aurora austral?

Vários pontos no extremo sul da Terra são perfeitos para isso. Tasmânia, Austrália, Nova Zelândia e, nas Américas, Ushuaia e as Ilhas Falkland são alguns dos destinos com mais chances de encontrar as Luzes do Sul.

Quantas vezes acontece a aurora boreal?

A atividade da aurora polar é cíclica, com picos a cada 11 anos – o último deles aconteceu em 2013. Apesar de presente no Sul, o melhor período para ver as luzes é durante o inverno no Norte, onde há longos períodos de escuridão. Você terá de fugir das cidades grandes.

Qual o horário da aurora boreal?

Todavia, existem períodos mais favoráveis para ver as Luzes do Norte. A melhor hora da noite é entre as 22h00 e as duas da madrugada, embora o fenómeno possa ser visto noutro horário. Pela minha experiência pessoal, vi a Aurora Boreal sempre depois das 23h00.

Que horas ocorre a aurora boreal?

Mas, segundo o nosso guia, há um certo horário em que a coisa fica mais propícia. Em Tromsø, Noruega, costuma ser entre 21h e 23h. Dizem que em Fairbanks, no Alaska, costuma ser ali pelas 17-18h. E depois de aparecer, ela pode durar 5-10 minutos no céu, ou até mesmo horas ininterruptas.

Qual a altura da aurora boreal?

As auroras boreais ocorrem quando eletrões de energia de 1 a 15 keV, provenientes do vento solar, colidem com elementos da atmosfera terrestre, predominantemente oxigénio e nitrogénio. Esta colisão acontece tipicamente em altitudes entre os 50 e os 300 km.

Quais seriam as consequências das tempestades?

Em direção à Terra, as tempestades solares podem comprometer o funcionamento de satélites, redes elétricas e ainda representar consequências para o meio ambiente, como terremotos, furacões, tornados e até mesmo alterações nos comportamentos de alguns animais.

Como o Sol afeta a Terra?

As erupções solares acontecem quando campos magnéticos do Sol se reconectam, causando explosões que podem enviar partículas carregadas a milhares de quilômetros. Como a maioria delas é filtrada pela atmosfera da Terra, não há risco para os seres vivos.

Qual foi a última tempestade solar?

Em 23 de julho de 2012, uma tempestade solar do "nível Carrington" foi observada e, por apenas duas semanas de diferença, o trajeto do fenômeno errou a trajetória da órbita da Terra. Informações sobre as observações deste evento foram compartilhadas publicamente pela primeira vez pela NASA em 28 de abril de 2014.

O que causa as auroras polares?

A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.

Como é formada a aurora boreal e austral?

campo magnético terrestre são os responsáveis pela formação das auroras e que seus efeitos sobre a terra são causados através de sua interação com a magnetosfera. Durante as tempestades solares a Terra é atingida por esses ventos e nesses momentos a formação das auroras é mais comum.

É possível ver a aurora boreal no Brasil?

Essa dá para responder bem resumidamente: as auroras, sejam elas boreais ou austrais, podem ser vistas apenas próximas dos círculos polares (ou polos). Como o Brasil não está perto de nenhum deles, não conseguimos ver auroras por aqui.

Tem aurora boreal na América do Sul?

Este é, provavelmente, o único lugar na América do Sul onde as luzes aparecem. A terra do fogo Ushuaia, também chamada de “fim do mundo”, fica na Argentina e se denomina como a cidade mais austral do mundo.

Quando ver a aurora boreal no Canadá?

Os meses de setembro e outubro são ideais para curtir esse passeio, mas se você não puder viajar nesse período não se preocupe, pois a Aurora Boreal também pode ser vista com mais intensidade nos meses de fevereiro e março, principalmente em Churchill, província de Manitoba, e Whitehorse, na província de Yukon.

Artigo anterior
Quem faz close Friends?
Artigo seguinte
Onde esta Thiago da dupla Pedro e Thiago?