O que causa morbidade?

Perguntado por: Tiago Duarte Cruz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (35 avaliações)

Entre as causas mais prevalentes de morbidade, destacam-se as doenças circulatórias, neoplasias e doenças respiratórias.

Quais as principais causas de morbidade?

Entre as causas mais prevalentes de morbidade, destacam-se as doenças circulatórias, neoplasias e doenças respiratórias.

O que é considerado morbidade?

MORBIDADE é a variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população. A morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.

O que são causas externas de morbidade?

De acordo com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e problemas relacionados à Saúde (CID 10ª Revisão), os acidentes e violências são denominados de causas externas.

O que é causas externas de morbidade e mortalidade?

Os agravos provocados por causas externas de morbidade e mortalidade são responsáveis por expressiva parcela dos problemas de saúde. Podem ocasionar conseqüências orgânicas, psicológicas, sociais, econômicas e culturais, trazendo prejuízos consideráveis às populações afetadas.

O que é morbidade?

44 questões relacionadas encontradas

O que são as causas externas?

As causas externas estão relacionadas ao traumatismo, lesões ou quaisquer outros agravos à saúde, intencionais, ou não, de início súbito e que tem como consequência imediata de violência ou outra causa exógena (GONSAGA, 2012).

O que são causas externas de morte?

Podemos definir as mortes causadas por fatores externos como uma morte “não natural”, provocada por uma intervenção voluntária, como por exemplo, o homicídio ou suicídio, ou por uma causa extremamente brutal, como um acidente de trânsito (CHESNAIS,2003).

Quais as principais causas de morbidade e de mortalidade dentro do serviço de saúde?

Vimos que entre as principais causas de óbito e internamentos em nossa população estão as doenças crônico-degenerativas, os acidentes e as diversas formas de violência.

Quais as causas externas propostas para explicar a violência física?

As causas externas são todos os acidentes e violên- cias. No Brasil, como em vários países, estão entre os mais importantes problemas de Saúde Pública e as le- sões delas decorrentes são classificadas segundo a in- tenção do ato.

Como morbidades?

Morbidade é uma variável característica das comunidades de seres vivos e refere-se ao conjunto de indivíduos, dentro da mesma população, que adquirem doenças (ou uma doença específica) num dado intervalo de tempo. A morbidade serve para mostrar o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.

Quais doenças são consideradas comorbidades?

Hemoglobinopatias graves: doença falciforme e talassemia maior; Obesidade mórbida: índice de massa corpórea (IMC) maior ou igual a 40; Síndrome de Down: trissomia do cromossomo 21; Cirrose hepática: cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C.

Quais tipos de morbidade?

Indicadores de morbidade e fatores de risco
  • D.1 Incidência de doenças transmissíveis. ...
  • D.2 Taxa de incidência de doenças transmissíveis. ...
  • D.3 Taxa de detecção de hanseníase.
  • D.4 Índice parasitário anual (IPA) de malária.
  • D.5 Taxa de incidência de neoplasias malignas. ...
  • D.6 Taxa de incidência de doenças relacionadas ao trabalho.

Quais as pessoas com morbidade?

Ela é uma doença base para outras patologias, como hipertensão, diabetes, colesterol alto, varizes, apneia do sono, alguns tipos de câncer, pedras na vesícula, entre outras. Aquela pessoa que tem doença de base está mais sujeita a ter o sistema imunológico mais frágil, em especial quem tem mais de 65 anos.

Quais as principais causas de morte no homem?

Principais causas de mortalidade da população masculina**

Doenças do aparelho circulatório. Neoplasias (tumores). Doenças do aparelho digestivo. Algumas doenças infecciosas e parasitárias.

Quais são as principais causas de morte entre homens?

As cinco principais causas de morte no masculinoNotícias de Saúde
  1. Suicídio (na juventude). Quase três em cada quatro suicídios são cometidos por homens, destaca o El Confidencial.
  2. Doenças cardiovasculares. ...
  3. Cancro. ...
  4. Acidente. ...
  5. Doenças respiratórias.

Quais as principais causas de mortalidade na população masculina de 20 a 59 anos?

As principais causas de mortalidade masculina entre 20 e 59 anos são as causas externas, como agressões e acidentes de veículos, que correspondem a 89.528 óbitos (36,4%).

O que é violência externa?

Conceitualmente mortes por causas externas englobam dentre outras causas os acidentes de transporte, quedas, afogamentos e submersões acidentais, exposição à fumaça, ao fogo, envenenamento acidental, exposição á substâncias nocivas, lesões autoprovocadas, intervenções ilegais e operações de guerra(11).

Qual a relação do aumento das mortes por causas externas?

Taxas elevadas de mortalidade estão associadas à maior prevalência de fatores de risco específicos para cada tipo de causa externa. ... Os acidentes de trânsito, os homicídios e os suicídios respondem, em conjunto, por cerca de dois terços dos óbitos por causas externas no Brasil.

Em qual faixa etária as causas externas causam morbimortalidade mais importante?

Na ampla faixa etária dos 5 aos 39 anos de idade, as causas externas ocupam o primeiro lugar como causa de morte.

Quais os principais problemas encontrados para os registros de morbidade?

Porém, as fontes comumente consideradas para os estudos de morbidade, citadas abaixo têm, todas, as suas vantagens e desvantagens:
  • Notificação compulsória de doenças;
  • Estatísticas hospitalares;
  • Estatísticas de serviços de assistência ambulatorial;
  • Registros médicos de indústrias e escolas;

Quais são os principais fatores de risco nos quadros de morte por morbidade na população?

Dentre as principais causas de óbito e internações estão as doenças crônico-degenerativas, os acidentes e as diversas formas de violência. Entretanto, as doenças infecciosas ainda se apresentam como problemas importantes de morbidade.

Quais são as principais causas de mortalidade de idosos no Brasil?

Doenças do aparelho circulatório, neoplasias e doenças do aparelho respiratório aparecem como as principais causas de mortalidade desse grupo populacional, seguidas pelas doenças do aparelho digestivo e das glândulas endócrinas. As causas externas ocupam posição de menor destaque.

Quais são as condições de causas externas?

O capítulo XIX (Lesões, envenenamentos e algumas outras conseqüências de causas externas) refere traumatismos, queimaduras, envenenamentos ocasionados nas pessoas, por quaisquer tipos de acidentes, homicídios e suicídios, que são, por sua vez, tratados no capítulo XX (Causas externas de morbidade e mortalidade).

O que é causas internas?

As causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.

O que é mortalidade por causas?

Definição : Número de óbitos pela causa específica, expresso por 100 mil habitantes, ocorridos em determinado local e período.

Artigo anterior
Como era a escola antigamente?
Artigo seguinte
Como acompanhar denúncia trabalhista?