O que causa má absorção dos alimentos?

Perguntado por: Miriam Clara de Pinheiro  |  Última atualização: 1. Juli 2025
Pontuação: 5/5 (55 avaliações)

A síndrome da má absorção refere-se a diversos distúrbios em que os nutrientes dos alimentos não são absorvidos de forma adequada no intestino delgado. Certos distúrbios, infecções e procedimentos cirúrgicos podem causar má absorção. A má absorção causa diarreia, perda de peso e fezes volumosas e fétidas.

Como resolver a má absorção?

Tratar a causa por trás do problema

Digamos que a má absorção intestinal tenha sido causada por uma doença no pâncreas. Nesse caso, o médico pode recomendar o uso de enzimas pancreáticas em cápsulas ou comprimidos combinado com uma dieta com baixo teor de gordura3.

Como saber que o intestino não está absorvendo nutrientes?

Os sintomas da má absorção são causados pela maior passagem de nutrientes não absorvidos pelo trato digestivo ou pelas deficiências nutricionais que resultam de uma absorção inadequada. Entre os sintomas mais comuns, estão variados tipos de diarreia, perda de peso e fezes volumosas e excepcionalmente fétidas.

O que fazer para o intestino absorver melhor os nutrientes?

Os movimentos de agitação facilitam a absorção. A absorção também é favorecida pela grande área de superfície composta de pregas, vilosidades e microvilosidades. A parede intestinal é ricamente suprida por vasos sanguíneos que transportam nutrientes absorvidos para o fígado através da veia porta.

Quando o organismo não absorve os nutrientes?

O que é a síndrome de má absorção? A Síndrome de Má Absorção Intestinal acontece quando o intestino delgado não consegue absorver certos nutrientes, como lipídios, vitaminas, proteínas, carboidratos, entre outros.

Síndrome de Má Absorção | Aprenda o que é.

27 questões relacionadas encontradas

Qual exame detecta má absorção?

Histologia da mucosa do intestino delgado em algumas doenças de má absorção. Radiografias do intestino delgado (p. ex., trânsito do intestino delgado, enteróclise, enterografia com TC, enterografia por ressonância magnética) podem detectar doenças anatômicas que predispõem ao hipercrescimento bacteriano.

O que atrapalha a absorção?

Há dois problemas principais que causam a má absorção: Os alimentos não são digeridos adequadamente. O intestino não consegue absorver os nutrientes.

Qual o principal órgão responsável pela absorção de nutrientes?

O intestino delgado se estende entre o estômago e o intestino grosso. A principal função do intestino delgado é absorver os nutrientes dos alimentos, permitindo que alguns minerais, vitaminas e outros sejam incorporados na corrente sanguínea para aproveitamento pelo organismo.

O que acontece quando o corpo não recebe nutrientes adequadamente?

Assim, quando o indivíduo não ingere a quantidade necessária de vitaminas e minerais, como zinco, cobre, vitamina C, A, E e muitas outras, o corpo pode reagir com essa ausência. São inúmeros sintomas e problemas de saúde, como estresse, anemia, cansaço constante, cãibras, lábios secos, aftas, entre outros.

O que ajuda na absorção dos alimentos?

“Os pedaços menores ajudam a facilitar o processo de digestão e, por consequência, da absorção dos nutrientes. Consumir as refeições de forma fracionada também pode ajudar a digerir melhor os alimentos. Coma quantidades menores, divididas em mais vezes ao longo do dia”, destacou.

Qual médico trata má absorção intestinal?

Olá, pode procurar um gastroenterologista ou proctologista.

Quais são os sintomas de quem tem problema no intestino?

Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção.

Quais os sintomas da falta de enzimas digestivas?

A deficiência de enzimas pode ser a causa de diversos sintomas gastrointestinais, como dor, distensão abdominal, diarreia e sensação de empachamento. Os restos dos alimentos presentes no intestino provenientes da má digestão podem ser metabolizados pela microbiota presente e desencadear desequilíbrios.

O que fazer quando o estômago não digere a comida?

O que é gastroparesia? Gastroparesia é uma doença gástrica em que o estômago do paciente não consegue se movimentar da forma correta, fazendo com que os alimentos passem tempo demais no estômago, sem seguir para o intestino. A gastroparesia é chamada também de síndrome de atraso no esvaziamento gástrico.

O que diminui a absorção de nutrientes?

Alguns componentes dos alimentos interagem com os nutrientes, levando a uma menor absorção do que o esperado. Por exemplo, elementos antinutricionais da dieta, como fitatos ou polifenóis, podem se ligar a certos nutrientes no trato gastrointestinal e impedir a sua absorção pelo organismo.

É normal sair restos de comida nas fezes?

Bem, é normal que, em algum grau, se note fezes com alimentos não digeridos. Isso ocorre porque nosso organismo não consegue digerir alguns tipos de alimento, como é o caso do milho.

Quais são as 4 doenças causadas pela má alimentação?

A obesidade, a hipertensão arterial, o colesterol, o diabetes, e alguns tipos de câncer são algumas das principais Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs) que estão significativamente relacionadas aos maus hábitos alimentares.

Quais as doenças causadas pela falta de nutrientes?

A deficiência nutricional ocorre quando há baixo consumo ou absorção de micronutrientes, vitaminas e minerais necessários para a manutenção do organismo. Esse quadro pode causar doenças graves como anemia, câncer, infecções, sarampo e doenças diarreicas.

Quais são as doenças causadas pela falta de nutrientes?

As doenças nutricionais mais comuns são a anemia, as dislipidemias, obesidade, desnutrição, raquitismo e as hipovitaminoses.
  • Anemia. ...
  • Raquitismo. ...
  • Hipovitaminoses. ...
  • Desnutrição. ...
  • Dislipidemias. ...
  • Obesidade.

Quanto tempo leva para o organismo absorver os alimentos?

Por isso, em apenas 8 horas, os alimentos se deslocam entre o estômago (por onde passam primeiramente e onde a comida entra em contato com o ácido gástrico), o intestino delgado (localizado entre o estômago e o cólon) e, posteriormente, chegam ao intestino grosso, também chamado de cólon.

O que lubrifica o intestino?

Os óleos ajudam a lubrificar as vias intestinais, facilitando a expulsão das fezes. Basta ingerir uma colher de chá de azeite de oliva, por exemplo. Mas nada de exageros. Óleo em demasia pode deflagrar, entre outras encrencas, uma diarréia daquelas!

Quanto tempo demora para absorver os nutrientes dos alimentos?

Com mais água, o volume fecal aumenta. O trânsito dos alimentos no intestino delgado varia de acordo com o que foi ingerido. Em média, demora de 45 minutos a 2:30h. Portanto, contando o tempo que os alimentos ficaram no estômago, o bolo alimentar leva de 3 a 4 horas para cair no intestino grosso.

O que rouba o ferro do organismo?

Os antiácidos e suplementos de cálcio também podem reduzir a absorção de ferro. Consumir vitamina C em sucos ou ingeri-la em forma de suplemento aumenta a absorção do ferro, assim como comer pequenas quantidades de carne, que contém a forma de ferro mais facilmente absorvida (ferro heme).

Tem algum exame de sangue que detecta problema no intestino?

Os exames laboratoriais para intestino são: Coprocultura: exame bacteriológico das fezes para diagnosticar infecções bacterianas; Sangue oculto: exame que avalia se há sangue nas fezes, sintoma que pode ser indicativo de diversas doenças como úlceras, colite, câncer, entre outros.

O que acontece quando o organismo não absorve a vitamina B12?

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

Artigo anterior
Qual a carga glicêmica da melancia?
Artigo seguinte
Como saber a sua altura no futuro?