O que causa lesão periapical?
Perguntado por: Filipa Violeta Vieira Magalhães Carvalho | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.1/5 (3 avaliações)
O que é uma lesão periapical?
A Lesão periapical, é uma lesão que ocorre nesses tecidos que envolvem e se relacionam diretamente com o ápice dentário, danificando o tecido e vasos presente nessa região.
Quais são as lesões periapicais?
Já LANGLAIS (1995) classifica as lesões periapicais em quatro grupos: pericementite apical aguda, abscesso apical agudo, pericementite apical crônica (granuloma apical e cisto radicular apical), abscesso fênix e osteíte condensante apical.
Como tratar lesão periapical no dente?
No procedimento, o cirurgião remove toda a lesão periapical por meio de curetagem e ressecção do ápice radicular, bem como isola os canais radiculares com um selo apical adequado, que evita a filtração e a exposição a substâncias irritantes, evitando a recorrência da infecção.
Qual a principal característica de uma lesão periapical de origem endodôntica?
Qual é a principal característica de uma lesão periapical de origem endodôntica? A radiolucidez permanece no ápice do dente sob diferentes angulações.
Lesão periapical drenando via mucosa, qual o prognóstico?
Qual a possível característica radiográfica de um cisto periapical?
Radiograficamente, os cistos radiculares apresentam- se como uma área radiolúcida circular ou oval associada aos ápices dentários, circunscrita por uma linha radiopaca bem definida17.
Como diferenciar clinicamente e radiograficamente uma lesão periodontal endodôntica de uma lesão endodôntica periodontal?
Se apresentam clinicamente com a presença de cálculos, bolsas profundas e em especial, a polpa dentária se encontra vital quando submetida aos testes endodônticos. Radiograficamente, nas lesões de origem periodontal existe perda óssea vertical e mais generalizada que nas lesões endodônticas.
Como tratar cisto na raiz do dente?
O tratamento para o cisto dentígero é cirúrgico e pode ser através da enucleação ou marsupialização, que é escolhido pelo dentista dependendo da idade da pessoa e tamanho da lesão. A enucleação normalmente é o método de escolha do dentista e corresponde à remoção total do cisto e do dente incluso.
Como tratar lesão de furca?
Os tratamentos aconselhados para o tratamento de lesões de furca grau II são a plastia de furca, a hemissecção radicular, a tunelização, a regeneração tecidular guiada (RTG) e a exodontia dentária. A disparidade de possibilidades terapêuticas para estas lesões revela a dificuldade da decisão clínica.
O que é uma lesão periodontal?
Introdução: Lesões endoperiodontais são lesões originadas de produtos inflamatórios encontrados tanto em periodonto quanto em polpa. Tais lesões podem se originar devido a uma infecção pulpar ou periodontal.
O que são alterações periapicais?
O periápice do dente está sujeito a várias alterações inflamatórias e infecciosas que podem causar quadros álgicos, abscessos e outros processos.
O que é lesões periapicais crônicas?
O termo lesão periapical crônica geralmente é utilizado para identificar lesões inflamatórias crônicas nos tecidos que circundam e se relacionam diretamente com o ápice dentário. Às vezes empregase o termo periapicopatia crônica como sinônimo de lesão periapical crônica.
O que é um granuloma periapical?
O Granuloma Periapical é uma inflamação crônica ou agudamente inflamada no ápice de um dente desvitalizado formado por células, como: macrófagos, linfócitos e plasmócitos.
Como é feita a cirurgia periapical?
O acesso à lesão é feito por via intraoral, e iniciado pelo lado exterior (vestibular) do maxilar, coincidente com a zona do término da ou das raízes, fazendo-se uma incisão com bisturi convencional ou a laser para descolar uma porção de gengiva por forma a aceder ao osso maxilar, o qual é seguidamente “trepanado” com ...
Estão entre bactérias encontradas em lesões periapicais?
Fusobacterium nucleatum, bacilos Gram-negativos pigmentados anaeróbios estritos, Peptostreptococcus sp, Streptococcus mitis e bacilos Gram-positivos não esporulados anaeróbios estritos foram, em ordem decrescente de freqüência, as bactérias mais comumente isoladas das lesões periapicais.
Quem faz cirurgia periapical?
Normalmente o processo é rápido, como Alexandre explica: “o dentista acessa a ponta da raiz levantando uma pequena área da gengiva, visualizando a região infeccionada, e removendo todo o tecido necessário com brocas ou ultrassom”. Após isso, obtura-se a ponta da raiz que sobrou.
O que causa lesão de furca?
Existem muitos fatores que podem levar a essas lesões, desde a estrutura natural dos dentes a mudanças que ocorrem ao longo da vida, como a perda ou queda de um dente. Uma doença periodontal não-tratada, o acúmulo de placa e até mesmo cáries e questões derivadas delas podem influenciar no surgimento do problema.
Qual é o tratamento de lesão de furca indicado para o 1 Pré-molar superior?
Entre os tratamentos propostos podem ser citados: Raspagem e Alisamento Radicular (RAR), cujo objetivo é a descontaminação do cemento e a remoção de sítios com doença periodontal, Plastia de Furca, a qual consiste na redução horizontal do componente ósseo e dentário da entrada da furca com o objetivo de melhorar a ...
O que é uma lesão de furca?
A plastia de furca é um procedimento que consiste na redução horizontal dos componentes ósseo e dentário da entrada da furca. É importante ressaltar novamente que o tratamento envolve duas técnidas: a odontoplastia e a osteoplastia.
Porque nasce cisto na raiz do dente?
O cisto pode ser resultado de uma proliferação de restos de tecidos epiteliais que são responsáveis pela formação dos dentes. Esses restos, quando mal absorvidos pelo organismo, podem se proliferar e formar cistos na região.
Como se livrar de um cisto?
O tratamento do cisto sebáceo é feito no consultório médico do dermatologista, que consegue remover o cisto em uma intervenção cirúrgica mínima, com anestesia local. O cisto é removido cirurgicamente, com cápsula e tudo, evitando que ele volte a se encher de líquido.
Quais os sintomas de um cisto no dente?
O cisto dentígero normalmente é pequeno, assintomático e só é diagnosticado em exames radiográficos de rotina. No entanto, se houver aumento do tamanho pode causar sintomas como: dor, sendo indicativo de processo infeccioso; inchaço local; dormência ou formigamento; deslocamento de dentes e deformidade no rosto.
Como diferenciar uma lesão endodôntica periodontal de uma lesão periodontal endodôntica?
A diferença de uma lesão de origem periodontal e endodôntica pode ser observada em um teste de vitalidade pulpar, em um exame de localização da bolsa e da extensão da profundidade de sondagem [5].
Quais são características clínicas principais de um dente com lesão Endo periodontal?
Para Rotstein (2000), a doença periodontal é causada, primeiramente, por patógenos periodontais e é caracterizada pela presença de placa e cálculo na superfície radicular externa do dente, com progressão da lesão em direção apical. Normalmente, a polpa responde positivamente aos testes de sensibilidade pulpar.
Qual o diagnóstico diferencial para lesão Endo Perio?
Abstract: A lesão de endopério é caracterizada pela associação da doença pulpar e periodontal em um mesmo dente, resultado da inflamação ou degeneração de ambos os tecidos. O diagnóstico diferencial dessas lesões pode ser difícil e confuso devido à possibilidade de uma lesão simular as características da outra.
Para que serve banho de rosa vermelha com canela?
Quais são as 3 deficiências elegíveis para as Paralimpíadas?