O que causa dissociação?

Perguntado por: Maria Matos Ribeiro  |  Última atualização: 21. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (22 avaliações)

A dissociação normalmente acontece devido a estresse frequente, eventos traumáticos e consumo excessivo de álcool e/ou drogas, mas também pode indicar problemas psiquiátricos, como um transtorno dissociativo.

Por que ocorre a dissociação?

Causas. Os transtornos dissociativos ocorrem quando uma pessoa passa por estados dissociativos intensos ou com muita frequência. A dissociação pode ser vista como um mecanismo de defesa em situações de muito estresse.

O que causa crise dissociativa?

Esse estresse pode ser gerado por eventos traumáticos ou conflito interno intolerável. Transtornos dissociativos estão associados a transtornos relacionados a trauma e estresse; (transtorno de estresse agudo e transtorno de estresse pós-traumático), que podem incluir sintomas dissociativos (p.

É normal ter dissociação?

Todos estamos propensos a desenvolver um quadro dissociativo, porém, quando estamos inseridos em uma rotina turbulenta, com muitas situações de estresse e ansiedade, a dissociação pode aparecer com maior facilidade. Despersonalização: é a capacidade de não se reconhecer no próprio corpo ou mente.

Como acabar com a dissociação?

Não existem medicamentos específicos para o tratamento dos transtornos dissociativos, mas pode ser indicado o uso de antidepressivos ou ansiolíticos para lidar com possíveis comorbidades que podem piorar os sintomas desses transtornos.

Dissociação, o que é, como lidar?

38 questões relacionadas encontradas

Como saber se está dissociando?

Durante a dissociação, a pessoa também pode ter alguns sintomas físicos, como tremores em certas partes do corpo e sensação de formigamento nos braços, mãos, pernas ou língua. Suor excessivo, dificuldade para respirar, náusea e tontura também podem estar presentes dependendo do quadro clínico.

Como saber se você está dissociando?

Quais são os principais sintomas do transtorno dissociativo?
  1. Amnésia temporária, seja de eventos específicos ou de um período do passado;
  2. Lentificação dos movimentos e reflexos ou impossibilidade de se mover, semelhante a um desmaio ou um estado de catatonia;
  3. Perda da consciência de quem é ou de onde está;

Como é uma crise de dissociação?

Muitas pessoas podem experimentar dissociação durante sua vida. Se você se dissociar, você pode se sentir desconectado de si mesmo e do mundo ao seu redor. Por exemplo, você pode se sentir desvinculado do seu corpo ou sentir como se o mundo ao seu redor fosse irreal.

Quais são os tipos de dissociação?

Há quatro subtipos principais, segundo o DSM-IV: amnésia dissociativa, fuga dissociativa, transtorno dissociativo de identidade e transtorno de despersonalização7.

Como descobrir se você tem TDI?

Como saber se tenho dupla personalidade

Apesar de haverem diversas características que determinam o TDI, o diagnóstico só é dado após muitas conversas, análises e testes feitos por um psicólogo ou psiquiatra.

Qual o transtorno dissociativo mais grave?

Isso se chama amnésia dissociativa. Em casos mais sérios de transtorno de personalidade dissociativa, a pessoa não mais reconhece o local em que se encontra, nem quem ela é (esses sintomas chamam-se, respectivamente, desrealização e despersonalização).

Quanto tempo dura o transtorno dissociativo?

Dissociação é uma maneira de a mente lidar com muito estresse, como durante um evento traumático. Experiências de dissociação podem durar um tempo relativamente curto (horas ou dias) ou por muito mais tempo (semanas ou meses).

O que fazer durante uma crise dissociativa?

Veja, a seguir:
  1. Reconheça e aceite o sentimento de despersonalização. ...
  2. Mantenha a concentração no ambiente ao seu redor. ...
  3. Relacione-se. ...
  4. Pratique a respiração diafragmática. ...
  5. Acabe com os pensamentos negativos. ...
  6. Reserve um tempo para o lazer. ...
  7. Pratique exercícios regularmente. ...

Como é uma pessoa com transtorno dissociativo?

No transtorno dissociativo de identidade, a pessoa atingida é submetida a um processo de fragmentação. Isso acontece em um grau acentuado, ao ponto de o indivíduo manifestar vários outros “eus”. Detalhe: quem sofre essa disfunção tende a esquecer o que cada uma de suas variantes fez.

Tem cura despersonalização?

Muitas pessoas com transtorno de despersonalização/desrealização conseguem se recuperar por completo, sobretudo se os sintomas resultarem de estresse que possa ser controlado durante o tratamento. Outras pessoas não respondem muito bem ao tratamento e o transtorno se torna crônico.

O que é dissociar TDAH?

Transtorno dissociativo é um tipo de transtorno psicológico em que a pessoa apresenta alterações na consciência, memória, identidade, emoção, percepção do ambiente, controle dos movimentos e/ou comportamento, o que pode acontecer após eventos traumáticos ou de grande estresse.

O que é dissociação emocional?

A dissociação, como um conceito que tem sido desenvolvido ao longo do tempo na psicologia, descreve uma grande variedade de experiências que podem variar desde um leve desapego emocional do entorno imediato, até uma desconexão mais severa das experiências físicas e emocionais.

O que é a dissociação borderline?

A dissociação pode ser descrita como um fenômeno de se distanciar da realidade. O borderline passa a ter uma visão distorcida do que o rodeia. Ele tem o sentimento de que está se afastando de tudo que tem ao redor dele, podendo até mesmo esquecer do que fez e ter períodos de amnésia.

O que é crise dissociativa?

Descrevem sintomas dissociativos experienciados por muitos pacientes simultaneamente às crises conversivas. Eles correspondem a um sintoma perturbador de que o mundo ao redor não é real, ou de que eles não se sentem conectados ao próprio corpo, ou, ainda, que tudo parece estranho ou muito distante.

O que leva uma pessoa a ter dupla personalidade?

A psiquiatria e a psicanálise explicam que o surgimento das múltiplas personalidades funciona como um mecanismo de defesa, a fim de escapar de uma situação de estresse ou trauma. Assim, a personalidade do paciente se fragmenta, ou seja, sofre uma dissociação do unificado e forma um novo alter.

Como uma pessoa com TDI muda de personalidade?

Segundo Martins, o indivíduo com a condição do TDI pode apresentar, ao estar sob o domínio de outra personalidade, pode ter alterações de humor, de modo de agir, de percepção e até mesmo de fala.

Qual a diferença entre TDI é borderline?

Qual a diferença entre TDI é borderline? Enquanto no transtorno bipolar as mudanças de humor são mais delimitadas, na personalidade borderline as variações são mais instáveis.

O quê o espiritismo diz sobre TDI?

Uma das perspectivas da TDI pode estar relacionada a visão Kardecista, de que uma pessoa pode ter facilidade de se conectar com espíritos ou entidades espirituais, provocando múltiplas personalidades, este evento é chamado de “Mediunidade”.

Como funciona a mente de quem tem TDI?

A pessoa tem duas ou mais identidades e ocorre uma perturbação no seu senso de ser e agir de acordo com a maneira que ela é. A pessoa tem lapsos de memória em relação a eventos diários, dados pessoais importantes e eventos traumáticos – informações importantes que normalmente não seriam esquecidas.

Como começa o TDI?

Os pacientes com TDI geralmente apresentam lacunas na memória quando uma identidade assume o controle, levando a períodos de amnésia. Além disso, os sintomas podem incluir: Oscilações abruptas de humor: as diferentes personalidades podem variar de extremamente diferentes em termos de humor, atitudes e comportamentos.

Artigo anterior
Como escolher um piso de boa qualidade?
Artigo seguinte
Qual a melhor maré para ir a Maragogi?