O que causa a púrpura?

Perguntado por: Letícia Matilde Assunção Jesus  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (6 avaliações)

A púrpura é um problema raro caracterizado pelo surgimento de manchas vermelhas ou roxas na pele e que não desaparecem quando pressionadas, sendo causadas pelo acúmulo de sangue debaixo da pele devido à inflamação dos vasos sanguíneos.

O que provoca a doença púrpura?

A púrpura ocorre quando pequenos vasos sanguíneos se juntam ou vazam embaixo da pele, e existem muitas causas possíveis para a enfermidade, as razões que levam à sua ocorrência dependem muito do tipo do problema. Por exemplo, a púrpura não-trombocitopênica pode surgir por meio de: - Amiloidose.

Como se desenvolve a púrpura?

A púrpura se desenvolve quando o sistema imunológico desconhece as plaquetas como parte do organismo e passa a produzir anticorpos para atacá-las e destruí-las. As plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue quando sofremos algum tipo de ferimento.

Como prevenir a púrpura?

Ser mulher, ter casos na família, apresentar baixa massa corporal, fazer uso antecipado de corticosteroides e a alta exposição aos raios solares podem aumentar as chances de se ter o problema. No entanto, não é possível prevenir a púrpura.

Como diagnosticar púrpura?

O diagnóstico de púrpura baseia-se no exame clínico e no resultado do hemograma. Uma vez constatado que o número de plaquetas está baixo, é de suma importância fazer o diagnóstico diferencial, porque doenças como aids, lúpus, leucemias e certas infecções virais também provocam queda no número de plaquetas.

05 causas de púrpuras

41 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de púrpura?

Existem vários tipos de púrpura de acordo com a sua causa, sendo os principais:
  1. Púrpura de Henöch-Schönlein. Clique para ver a imagem nítida. ...
  2. Púrpura trombocitopênica idiopática. ...
  3. Púrpura trombocitopênica trombótica. ...
  4. Púrpura fulminante. ...
  5. Púrpura senil.

Como diagnosticar púrpura trombocitopenica Idiopatica?

A púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) é caracterizada por plaquetopenia mediada por lise por autoanticorpos e inibição de sua produção. O diagnóstico é definido por his- tória, exame físico, hemograma e análise do sangue periférico com a exclusão de outras causas de plaquetopenia.

O que fazer para aumentar as plaquetas do sangue?

O que fazer em caso de plaquetas baixas

A alimentação deve ser bem equilibrada, rica em cereais, frutas, legumes, verduras e carnes magras, para auxiliar na formação do sangue e a recuperação do organismo.

Quem já teve púrpura pode voltar a ter?

purpura tem cura? A purpura trombocitopênica idiopática tem uma taxa de reversão sem recidiva em torno de 20% a 30%. Após o diagnóstico se as plaquetas estão abaixo de 30mil iniciamos tratamento com imunossupressão e depois da suspensão do tratamento é que saberemos se o paciente entrou em remissão.

O que baixa plaquetas?

As causas de plaquetopenia são: imunológica ( PTI – púrpura trombocitopênica imune), infecções vigentes ( virais, bacterianas), medicamentos, gestação, doença hepática crônica ou hipersplenismo, doenças congênitas das plaquetas ( raras) e doenças medulares que levam a pouca produção de plaquetas ( menos frequentes).

Quanto tempo dura a púrpura?

Geralmente, esta condição é mais comum em crianças com menos de 10 anos, mas também pode acontecer em adultos. Enquanto nas crianças, a púrpura tende a desaparecer após 4 a 6 semanas, no adulto a recuperação pode ser mais lenta.

O que era a púrpura na Bíblia?

No mundo antigo, o corante púrpura era associado à realeza e ao sacerdócio, além de confirmarem diversas passagens da Bíblia que citam sua existência.

Quem tem púrpura pode trabalhar?

A aposentadoria por invalidez por púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) é um assunto que costuma gerar muitas dúvidas nos pacientes. Isso acontece porque, para a Lei, a patologia em si não é considerada como um fator que impossibilite a realização de um trabalho.

Como são as manchas roxas de leucemia?

Como as plaquetas são as células responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue, é comum pacientes com plaquetas baixas apresentarem sangramentos, principalmente na gengiva, e equimoses (manchas roxas na pele). Petéquias, que são múltiplos pequenos pontos vermelhos na pele, também podem ocorrer.

Quem tem púrpura pode ter filhos?

De acordo com a Dra. Ana Clara Kneese Nascimento, hematologista da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, pacientes com PTI podem sim engravidar. Mas alguns cuidados serão necessários. “Algumas pacientes podem apresentar problemas menstruais, mas isso não é comum e deve ser reportado ao médico.

Quanto tempo demora para desaparecer petéquias?

A causa mais comum de petéquias é o trauma físico, por exemplo, acessos de tosse severos, vômito e choro, que pode resultar em petéquias faciais, especialmente ao redor dos olhos. Nesses casos, as petéquias são completamente inofensivas e geralmente desaparecem dentro de alguns dias.

Quem tem púrpura e grupo de risco?

Lembrem-se dos grupos de risco listados no tópica de Anticoagulação. Pacientes com púrpura têm baixa contagem de plaquetas e, portanto, maior tendência a sangramento. Mais uma vez: cada caso é um caso.

O que é bom para subir as plaquetas?

Entretanto, é importante ter uma alimentação rica em nutrientes para garantir o bom funcionamento da medula óssea, que produz as plaquetas sanguíneas. Alimentos como fígado, ovos, vegetais folhosos verde-escuros como o espinafre, ajudam a controlar as hemorragias.

Qual o melhor suco para aumentar as plaquetas?

As frutas cítricas – como a laranja, o limão e o kiwi, por exemplo – são fáceis de encontrar e podem fortalecer o sistema imunológico, além de aumentar a quantidade de plaquetas.

Que alimento é bom para aumentar as plaquetas?

Alimentos para aumentar as plaquetas do sangue
  • Abóbora. A abóbora, incluindo as suas sementes, tem aminoácidos e vitaminas essenciais para a formação de plaquetas. ...
  • Frutos cítricos. ...
  • Groselha da Índia. ...
  • Suco de babosa (Aloe Vera) ...
  • Espinafre. ...
  • Mamão papaya. ...
  • Beterraba. ...
  • Água de coco.

Qual exame detecta a trombocitopenia?

Exames Clínicos

Hemograma completo: este exame verifica o número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue. Na PTI, as contagens de glóbulos vermelhos e brancos são normais, mas a contagem de plaquetas é abaixo da normalidade.

Quais os exames realizados para obter o diagnóstico da PTI?

Diagnóstico de PTI
  • Exames de sangue para medir a contagem de plaquetas e a coagulação.
  • Exames para descartar outros distúrbios que causam uma baixa contagem de plaquetas e sangramento.

Como diagnosticar trombocitopenia?

Diagnóstico de trombocitopenia
  1. Exames de sangue para medir a contagem de plaquetas e a coagulação.
  2. Outros exames para detectar distúrbios que podem causar uma baixa contagem de plaquetas.

O que é mulher púrpura?

A deficiência dessas unidades está por trás dos principais sintomas da púrpura, que, diga-se, nem sempre são comuns: manchas avermelhadas na pele, hematomas que não tenham sido motivados por pancadas, sangramentos espontâneos na gengiva, nas narinas, na urina e nas fezes, e, entre as mulheres, quadro de menstruação ...

Quem tem púrpura trombocitopenica pode trabalhar?

Se não estiver tomando medicações que diminuam a imunidade, como corticoesteróides, azatioprina, ou outras drogas não há restrições. Agora se você é portador(a) de PTI e está com os níveis plaquetários bons e não toma nenhuma medicação para a doença de base pode trabalhar normalmente.

Artigo anterior
Qual é o servidor de saída SMTP?
Artigo seguinte
Quem tem ansiedade tem manchas?