O que causa a ocratoxina?

Perguntado por: Micael Davi Branco Ramos Nascimento  |  Última atualização: 12. Oktober 2024
Pontuação: 4.9/5 (4 avaliações)

Em níveis elevados, a ocratoxina é classificada como cancerígena, um agente cancerígeno, que eventualmente leva ao desenvolvimento de tumores nos rins. Em níveis mais elevados de contaminação, a ocratoxina pode causar danos neurais, defeitos congênitos e danos graves ao sistema imunológico.

O que significa ocratoxina?

A ocratoxina A é uma micotoxina com propriedades cancerígenas, nefrotóxicas, teratogénicas, imunotóxicas e, possivelmente, neurotóxicas. Tem sido relacionada com nefropatias humanas. Pensa-se que o tempo de meia-vida da ocratoxina A nos seres humanos seja longo.

Quais danos As micotoxinas podem causar?

Problemas hepáticos: podem causar danos ao fígado, como hepatite, cirrose e necrose hepática. Problemas renais: algumas micotoxinas podem afetar a função renal, causando insuficiência renal e outros problemas renais.

Como surgem as micotoxinas?

As micotoxinas são metabólitos tóxicos secundários produzidos por fungos filamentosos. Os fungos crescem e se proliferam bem em grãos quando em condições ideais de temperatura, umidade e presença de oxigênio. A evidência da ocorrência das micotoxinas está relatada no Antigo Testamento.

O que causa fungos nos alimentos?

É importante ressaltar que alimentos com alto teor de umidade são vulneráveis a contaminação microbiana, sobretudo fúngica, podendo ser contaminados abaixo da superfície, por isso é recomendado o descarte de todo o produto.

OCORRÊNCIA DE OCRATOXINA A EM PÁPRICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

39 questões relacionadas encontradas

Qual é o nome da toxina produzida por fungos?

Alguns destes fungos possuem a capacidade de produzir toxinas, chamadas de micotoxinas.

Como os fungos produzem micotoxinas?

Micotoxinas: Definição

São produzidas por fungos passíveis de contaminar alimentos de origem vegetal, tais como grãos e cereais, desde o cultivo, passando pela colheita, pelo transporte, até o armazenamento, desde que satisfeitas as condições ideais de umidade e de temperatura.

Como identificar a micotoxina?

As micotoxinas podem ser detectadas por diferentes técnicas cromatográficas ou métodos imunoquímicos, dentre as técnicas cromatográficas de análise, estão a HPLC (Cromatografia líquida de alta eficiência) associada à fluorescederivatização (FLD) e MS / MS (Espectrometria de massa), é o método mais popular para a ...

Onde as micotoxinas podem ser encontradas?

As micotoxinas já foram encontradas em quase todos os tipos de cereais, oleaginosas e produtos alimentícios, tanto de origem vegetal como animal. Portanto, matérias-primas de alto risco, sempre devem ser monitoradas quanto à presença de toxinas fúngicas.

Qual a micotoxina mais comum?

A ocratoxina A é a mais frequente e a mais tóxica, apresentando efeitos nefrotóxicos, imunossupressores, carcinogênicos e teratogênicos.

Como eliminar micotoxinas?

2021, a melhor e mais econômica estratégia para controlar micotoxinas é a prevenção do crescimento dos fungos, através da inspeção de qualidade das matérias primas, do controle de insetos, redução no período de armazenamento do alimento, introdução de antifúngicos, além da adição de compostos adsorventes de micotoxinas ...

Como eliminar as micotoxinas dos alimentos?

A aplicação de ozônio (O3) aumenta a segurança destes cereais para o agronegócio nacional, pois promove a redução ou eliminação dos efeitos tóxicos das micotoxinas.

Quais são os tipos de micotoxinas?

As micotoxinas mais amplamente estudadas são as produzidas pelos bolores Aspergillus, Fusarium, Pennicillium e Claviceps. As principais micotoxinas produzidas por estes bolores são aflatoxinas, ocratoxinas, deoxinivalenol (DON, vomitoxina), toxina T-2, zearalenona, fumonisinas e toxinas ergot.

Qual o efeito da toxina no corpo?

As consequências mais aparentes são baixa resistência, cansaço, retenção de líquidos (o que dá o aspecto “inchado”) e pele mais opaca. Entre os efeitos mais graves ligados ao acúmulos de toxinas estão o câncer e a doença de Alzheimer. Mas não há motivo para alarde.

Quais os fatores de risco para a ocorrência da intoxicação por micotoxinas?

A ingestão de micotoxinas por seres humanos ocorre principalmente pela ingestão de produtos vege- tais contaminados, bem como pelo consumo de produtos deriva- dos dos alimentos, tais como leite, queijo, carnes e outros produtos animais (SMITH et al., 1995).

Qual doença é causada por toxina?

Exemplo: salmonelose, hepatite viral tipo A e toxoplasmose; – intoxicações alimentares: ocorrem quando uma pessoa ingere alimentos com substâncias tóxicas, incluindo as toxinas produzidas por microrganismos, como bactérias e fungos.

Como inativar as micotoxinas?

A aplicação de gás é o método mais útil, porém ambos os métodos se mostram eficazes na redução de doenças pós-colheita, na redução da viabilidade de fungos potencialmente produtores de micotoxinas e na degradação destas (Guzel-Seydim et al., 2004; Freitas-Silva; Venâncio, 2011).

Quais fungos podem produzir micotoxinas?

Estas micotoxinas são produzidas principalmente por espécies que pertencem aos géneros Aspergillus, Penicillium e Fusarium, sendo tóxicas para humanos e animais, quando ingeridas em pequenas quantidades.

Quais os sintomas da intoxicação leve e crônica por micotoxinas?

A intoxicação crônica manifesta-se pela diminuição no ganho de peso e redução da conversão alimentar, inapetência, má aparência geral e, por vezes, diarréias. Com a progressão para os estágios finais, ocorrem freqüentemente sinais de ataxia, icterícia e, às vezes, convulsões.

Qual a toxina do milho?

Atualmente são conhecidas mais de 400 micotoxinas. “As principais que afetam os grãos de milho e sorgo são as aflatoxinas, as fumonisinas, os tricotecenos (que são o maior grupo de micotoxinas conhecidos) e a zearalenona”, diz Flávio.

Qual é a toxina do amendoim?

A aflatoxina faz parte da classe das micotoxinas, substâncias resultantes da atividade metabólica de fungos (bolores, mofos), que podem intoxicar seres humanos e animais. O controle e prevenção da aflatoxina é o principal aspecto relativo à qualidade do amendoim.

O que é adsorvente de micotoxinas?

Os adsorventes de micotoxinas são aditivos adicionados aos alimentos destinados aos animais de estimação. Apresentam a função de ligar-se às micotoxinas e transportá-las para fora dele, evitando que sejam absorvidas pelo trato gastrointestinal e que ocorra a intoxicação do animal de estimação.

Como podemos prevenir as micotoxinas?

Monitorar a temperatura; Aerar a massa de grãos, sempre que possível, com objetivo de uniformizar a temperatura; Evitar a proliferação de insetos e roedores, já que os danos causados por estes proporcionam ambiente para o desenvolvimento de fungos.

Quais os sintomas de intoxicação por mofo?

Quanto ao aumento da toxicidade, as pessoas expostas ao mofo por um longo período podem começar a sentir sintomas como dores de cabeça e enxaquecas persistentes, aumento da exaustão e cãibras musculares. A pessoa exposta em casos mais graves também pode sofrer de sensibilidade à luz, ganho de peso e queda de cabelo.

Quais são as principais doenças causadas por fungos?

Separamos as sete principais doenças causadas por fungos.
  1. Onicomicose. É uma infecção fúngica das unhas, e pode ser considerada uma doença bem difícil de tratar. ...
  2. Candidíase.
  3. Rinossinusite.
  4. Histoplasmose.
  5. Aspergilose e sinusite fúngica.
  6. Meningite fúngica.
  7. Pneumocistose.

Artigo anterior
Qual a história do porco na Bíblia?
Artigo seguinte
Qual engenheiro pode assinar art?