O que causa a hepatite viral?

Perguntado por: Benedita Fonseca de Borges  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (7 avaliações)

As hepatites virais, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus (hepatites virais), uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Como se pega hepatite viral?

Transmissão: Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Como as outras variações da doença, quase não apresenta sintomas.

Quais os sintomas de hepatite virais?

Sintomas das hepatites
  • Febre;
  • Fraqueza;
  • Mal-estar;
  • Dor abdominal;
  • Enjoo/náuseas;
  • Vômitos;
  • Perda de apetite;
  • Urina escura (cor de café);

O que pode levar a hepatite?

Hepatite designa qualquer inflamação do fígado por causas diversas, sendo as mais freqüentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios).

O que é hepatite mata?

A hepatite fulminante, também conhecida como falência hepática fulminante ou hepatite aguda grave, corresponde à inflamação grave do fígado em pessoas que possuem o fígado normal ou doença hepática controlada em que o fígado deixa de ser funcional, podendo resultar em óbito em poucos dias.

Hepatite viral: o que é, prevenção, tratamento e causas | GNDI

32 questões relacionadas encontradas

Que tipo de hepatite é a mais perigosa?

Hepatite C é a hepatite viral mais grave e está entre as mais frequentes no Brasil. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado e uma epidemia mundial – por exemplo, atinge cinco vezes mais pessoas que o HIV/Aids.

Como diagnosticar hepatite viral?

O diagnóstico é feito por meio de testes de função hepática e sorologia, para identificar o vírus. Higiene adequada e precauções universais podem prevenir a hepatite viral aguda. Dependendo do tipo específico de vírus, é possível a profilaxia pré e pós-exposição, utilizando-se vacinas ou imunoglobulinas.

Qual o tratamento para hepatite virais?

Por fim, o tratamento para hepatites variam de acordo com as causas e os tipos virais. Normalmente, é recomendado repouso, hidratação, boa alimentação e suspensão do consumo de bebidas alcoólicas e alguns medicamentos por, pelo menos, 6 meses para evitar mais danos ao fígado e acelerar o processo de recuperação.

Quais são os tipos de hepatites virais?

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos comum no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.

Como se contrai hepatite B ou C?

Sendo assim, a transmissão das Hepatites B e C pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes, alicates de unha, instrumentos para uso de drogas injetáveis (cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), inaláveis (cocaína) e pipadas (crack), uso de ...

Pode pegar hepatite pelo beijo?

Não, as Hepatites Virais B e C não são transmitidas através do compartilhamento de talheres, pratos, copos nem através de aperto de mão, abraço ou beijo.

Quais hepatites são contagiosas?

Existem diversos tipos de hepatite (inflamação do fígado), porém as mais frequentes são causadas por vírus (A até G), citomegalovírus, Epstein-Barr (mononucleose), etc. Tais hepatites são altamente contagiosas, variando o modo de transmissão e os grupos de risco.

Qual o tipo de hepatite que não tem cura?

A hepatite B não tem cura, mas existe vacina que faz parte do plano nacional de vacinação que previne o futuro desenvolvimento de Hepatite B.

Quais os tipos de hepatites e quais as diferenças entre elas?

A hepatite A, na maioria das vezes, tem cura com recuperação total do fígado. As hepatites B e C podem levar a cirrose hepática e até a uma maior incidência de câncer no fígado. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde aponta que de 70% a 80% das infecções entre os portadores de hepatite C se cronificam.

Que é a hepatite A?

Hepatite A, o que é? É uma infecção causada pelo vírus A da hepatite (HAV), também conhecida como “hepatite infecciosa”. Na maioria dos casos, a hepatite A é uma doença de caráter benigno; contudo, o curso sintomático e a letalidade aumentam com a idade.

Como é tratada a hepatite?

A hepatite tem cura e geralmente é preciso deixar com que o corpo do paciente se cure naturalmente, dando remédios que tratam somente dos sintomas dessa condição, como a dor abdominal. Existem medicamentos para hepatite A, B e C que são antivirais e conseguem ajudar o corpo a combater o vírus.

Quanto tempo dura uma hepatite viral?

As pessoas com hepatite viral aguda costumam se recuperar no espaço de quatro a oito semanas, mesmo sem tratamento. No entanto, algumas pessoas infectadas com hepatite B ou C desenvolvem infecções crônicas.

Como solicitar exame para hepatites?

É necessário realizar cadastro no sistema GAL e seguir instruções contidas no Guia de Vigilância em Saúde. Em casos de surto entrar em contato por e-mail para verificar como enviar amostras. Cadastrar a solicitação do exame no sistema GAL (sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial) .

O que significa HBsAg positivo?

A presença do HBsAg indica que a pessoa é infectada pelo vírus B. Anticorpo contra o antígeno de superfície da Hepatite B (anti-HBs): A presença do anti-HBs é geralmente interpretada como recuperação e imunidade ao vírus B. Anti-HBs também é detectado em pessoas imunizadas contra o vírus B por meio de vacina.

Como saber se a hepatite C está ativa?

Se o teste de anti-HCV for positivo, é necessário realizar um exame de carga viral (HCV-RNA) para confirmar a infecção ativa pelo vírus. Após esses exames, o paciente poderá ser encaminhado para o tratamento, ofertado gratuitamente pelo SUS, com medicamentos capazes de curar a infecção e impedir a progressão da doença.

Qual o perigo da hepatite C?

Hepatite C é uma inflamação do fígado provocada por um vírus, que quando crônica, pode conduzir à cirrose, insuficiência hepática e câncer.

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com hepatite C?

- Pode-se viver a vida toda com hepatite C sem que se tenha nenhum sintoma. Porém, algumas pessoas podem, em 20 a 30 anos após ter contraído a doença, apresentarem sintomas como cirrose, insuficiência hepática e hepatocarcinoma (câncer) - explica o médico.

Como saber se a hepatite É aguda ou crônica?

Há duas variedades de hepatite que conhecemos: a aguda – que dura menos de 6 meses e a crônica – que dura mais de 6 meses. O tipo agudo da doença é o mais comum e tem como causas as hepatites A, B, C, D e E, além de outras doenças virais, infecções por ameba ou bacteriana, medicamentos e drogas.

Como se contrai a hepatite C?

O vírus da hepatite C transmite-se, principalmente, por via sanguínea, bastando uma pequena quantidade de sangue contaminado para transmiti-lo, se este entrar na corrente sanguínea de alguém através de um corte ou uma ferida, ou na partilha de seringas.

Como matar o vírus da hepatite C?

Com o tratamento utilizando os novos medicamentos orais de ação direta, livres de interferon a maioria obtém a cura definitiva da hepatite C, mas uma porcentagem muito pequena, ente 1% a 3% das pessoas não. Alguns porque tiveram que interromper o tratamento, ou por outros motivos.

Artigo anterior
Quais são os tipos de cenários?
Artigo seguinte
Quantos números existem de 0 a 999?