O que causa a depressão pós parto?

Perguntado por: Alice Leticia Morais de Batista  |  Última atualização: 14. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (15 avaliações)

Não existe uma única causa conhecida para depressão pós-parto. Ela pode estar associada a fatores físicos, emocionais, estilo e qualidade de vida, além de ter ligação, também, com histórico de outros problemas e transtornos mentais.

Quais os tipos de depressão Pós-parto?

Há três tipos de depressão pós-parto: tristeza materna – a mãe tem mudanças súbitas de humor, como sentir-se muito feliz e depois muito triste; depressão pós-parto – pode acontecer por alguns dias até meses depois do parto de qualquer bebê, não só do primeiro; psicose pós-parto: a mulher pode perder contato com a ...

Quanto tempo depois do parto pode aparecer a depressão Pós-parto?

Os sintomas da depressão pós-parto geralmente aparecem nas 3 primeiras semanas após o parto, mas pode variar muito de mulher para mulher, podendo ocorrer meses após o parto.

Como saber se está com depressão Pós-parto?

Tristeza intensa, desesperança, choro frequente, sentimento de desamparo, desânimo, dificuldade para se concentrar e executar todas as rotinas. Esses são sintomas da depressão pós-parto, um adoecimento psíquico que geralmente acontece nos primeiros 30 dias do puerpério.

É normal depressão Pós-parto?

A tristeza pós-parto é fisiológica e pode atingir até 80% das mulheres; no entanto, a depressão pós-parto é mais grave, pode incapacitar a mulher e precisa de tratamento. É grande o número de mulheres que se queixa de certa tristeza e irritabilidade depois que dão à luz.

DEPRESSÃO PÓS PARTO: SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMENTO

15 questões relacionadas encontradas

Como agir com uma pessoa com depressão Pós-parto?

Quais são as 4 melhores dicas de como lidar com depressão pós-parto e ansiedade?
  1. Fortalecer o relacionamento com o bebê ...
  2. Contar com a ajuda de pessoas próximas. ...
  3. Compartilhar o que está sentindo. ...
  4. Oferecer uma folga para si mesma.

O que é recaída após o parto?

“O pós-parto é um momento em que pode haver recaídas de comportamentos ansiosos que podem estar presentes há mais tempo”, comenta o especialista. Também existe a possibilidade de as aflições e angústias fora do normal sentidas pela primeira vez após a chegada do bebê não desaparecerem por si só, sem tratamento.

Quanto tempo dura o blues puerperal?

Tristeza materna, blues puerperal ou baby blues:

Essa condição normalmente se inicia nos primeiros dias após o nascimento do bebê e dura mais ou menos duas semanas. Costumam desaparecer espontaneamente, à medida que os hormônios vão se estabilizando.

É normal sentir vontade de chorar depois do parto?

A tristeza pós-parto é uma condição muito frequente entre as novas mães, chegando a atingir 80% delas. Ela aparece logo após o parto e dura aproximadamente duas semanas, desaparecendo naturalmente com o tempo. Essa tristeza não é considerada uma patologia.

Quais são os tipos de depressão?

Quais são os principais tipos de depressão?
  • Depressão maior. É o tipo mais comum e genérico. ...
  • Sazonal. Essa não costuma dar tanto as caras no Brasil ou em outros países com temperaturas mais elevadas e clima ameno. ...
  • Distímica. ...
  • Atípica. ...
  • Psicótica. ...
  • Mista. ...
  • Melancólica. ...
  • Pós-parto.

Quantas mulheres têm depressão Pós-parto no Brasil?

No Brasil, uma em cada quatro parturientes apresenta os sintomas da depressão pós-parto, mais especificamente 26,3% delas.

Qual a diferença entre baby blues e depressão Pós-parto?

A principal diferença entre o Blues puerperal e a Depressão é o tempo. Enquanto Baby Blues costuma durar aproximadamente 15 dias, causado apenas pelas alterações hormonais, a Depressão Pós-Parto não passa e são raros os momentos de felicidade.

Como fica o emocional no resguardo?

Algumas manifestações são: ansiedade sobre a saúde do bebê, preocupação com a capacidade de cuidar dele, desânimo, desinteresse, insônia, culpa, transtornos por uso de substâncias e ideação suicida.

O que pode acontecer se eu quebrar o resguardo?

A quebra do resguardo pode causar uma infecção vaginal, causando intensa dor, corrimento e sangramento vaginal, que é uma situação que precisa de atendimento médico e uso de medicamentos apropriados.

O que é o baby blues?

O baby blues, ou blues pós-parto, é uma condição que pode se manifestar nos primeiros dias após o parto (de um a três dias) e sua principal característica é um sentimento de tristeza.

O que fazer para se livrar do baby blues?

Tratamento para o baby blues
  1. Expor os sentimentos: falar sobre o que se sente, com mais clareza, pode ajudar a reduzir os sintomas quando eles se manifestarem.
  2. Pedir ajuda: contar com o apoio das pessoas ao redor.

Quanto tempo demora o baby blues?

Geralmente tem início 3 dias após a chegada da mãe com o bebê em casa podendo durar 2 a 3 semanas. Passando dos 45 dias pode indicar um transtorno ou alguma alteração emocional significativa como a depressão pós-parto.

O que não pode fazer durante o resguardo?

– Evite ao máximo levantar ou carregar peso. Este lembrete vai principalmente se você, como eu, já tem um filho mais velho quando o novo chegou. – Dirigir: é preciso esperar 30 dias para voltar a dirigir, pois é possível que prejudique a cicatriz da cesárea ou do períneo em caso de laceração ou episiotomia.

Pode-se abaixar no resguardo?

Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

Quais os cuidados de enfermagem diante de uma paciente com depressão Pós-parto?

Quanto ao cuidado de enfermagem junto a puérpera com DPP, os estudos relatam que a atuação do enfermeiro junto a puérpera normalmente volta-se a realização do rastreamento da depressão, no acompanhamento de sua evolução nos atendimentos psicoterapêuticos individuais, grupais, nas ações educativas orientativas prestadas ...

Quais são as principais causas da depressão Pós-parto Qual a importância do apoio psicológico *?

As mudanças hormonais que ocorrem neste período também podem ter grande influência no desencadear da depressão pós-parto. Afinal, após ter o bebê, ocorre uma brusca queda na produção hormonal da mulher, o que pode afetar os níveis de humor e energia do dia a dia.

O que é depressão Pós-parto Scielo?

A depressão pós-parto é uma condição que afeta 10% a 15% das mulheres no pós-parto. Este quadro tem seu início em algum momento durante o primeiro ano do pós-parto, havendo maior incidência entre a quarta e oitava semana após o parto.

Quais são as 5 fases da depressão?

Quais os tipos de depressão?
  1. Episódio Depressivo. A forma mais comum e típica de depressão é o episódio depressivo. ...
  2. Perturbação Depressiva Recorrente. ...
  3. Distimia. ...
  4. 4 . ...
  5. Depressão Bipolar tipo II. ...
  6. Episódio Misto de Ansiedade e Depressão. ...
  7. Episódio Depressivo Psicótico. ...
  8. 8 .

Qual é o tipo de depressão mais grave?

Depressão psicótica, o quadro mais grave da depressão

Um paciente diagnosticado com esse tipo de depressão pode ouvir, ver, sentir odores e até sentir toques em seu corpo que não existem.

Como saber se está em depressão?

A depressão provoca sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. O transtorno pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos, além de diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa.

Artigo anterior
O que é pneumatica?
Artigo seguinte
Qual é o lado que a gente escreve esquerdo ou direito?