O que caracteriza uma bolsa periodontal?
Perguntado por: Laura Mélanie de Valente | Última atualização: 12. April 2022Pontuação: 4.8/5 (10 avaliações)
Bolsa periodontal: o que é? De maneira geral, a bolsa periodontal é caracterizada por um espaço patológico entre a gengiva e o dente, geralmente formado pelo acúmulo de placa bacteriana na região. “A doença surge quando há um desequilíbrio entre os microorganismos da boca causado, principalmente, por má higiene.
Quando é considerado bolsa periodontal?
A bolsa periodontal é quando a gengiva fica muito inflamada e se torna frouxa, ou seja, ela perde a aderência a superfície dentária. Dessa maneira cria um espaço para acúmulo de tártaro na superfície da raiz, levando a atividade bacteriana também para as estruturas de suporte dos dentes.
O que é uma bolsa periodontal?
Bolsa periodontal é um espaço profundo (bolsa) anormal que se forma entre a gengiva e o dente, provocada por bactérias que se infiltram na raiz do dente abaixo da gengiva, e inicialmente provocam a gengivite (inflamação da gengiva) e posteriormente destroem a inserção da gengiva no dente e chegam ao osso, destruindo o ...
Como é medida a bolsa periodontal?
No exame clínico com a sonda periodontal, a profundidade de sondagem é medida em até seis locais por dente com precisão milimétrica. Especificamente, a distância entre a margem gengival e a parte inferior da bolsa é medida.
Como classificar uma periodontite?
A periodontite foi classificada em crônica e agressiva localizada ou generalizada, doença periodontal necrosante e doença periodontal como manifestação de doenças sistêmicas.
O que são Bolsas Periodontais?
Quais os tipos de doença periodontal?
Os três tipos de doenças periodontais mais recorrentes são a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada, e afetam a saúde bucal dos pacientes de formas diferentes.
Quais são os estágios da doença periodontal?
A doença periodontal apresenta um aspecto mais avançado. Além da retração gengival, é possível observar mobilidade dos dentes e até migração em casos mais evoluídos. Essa fase é marcada por três estágios: gengivite, periodontite inicial e periodontite avançada.
Como é medida a bolsa periodontal em pacientes com retração gengival?
No exame clínico periodontal: utilizar um instrumento denominado de sonda milimetrada periodontal (Figura 10) para avaliar o sulco gengival (saudável) ou a bolsa periodontal. É o único método clínico preciso para detectar e medir as bolsas periodontais (Figura 11).
Como calcular PSR periodontia?
EXAME PERIODONTAL - PSR Determina a necessidade de tratamento periodontal Para a realização do PSR, a boca deve ser dividida em seis partes, cada parte determina um SEXTANTE. Será registrado para cada sextante apenas um código, que corresponde a pior condição periodontal encontrada nos dentes que compõem o sextante.
Como medir a perda de inserção periodontal?
O grau de destruição que o periodonto apresenta num dado momento é medido por meio de uma sonda graduada em milímetros (sonda periodontal) (Figura 2). Com esse instrumento, podemos medir a profundidade do sulco gengival em seis faces por dente, bem como o nível de inserção.
Como é feita a cirurgia periodontal?
A cirurgia periodontal é realizada através de anestesia local, ou seja exatamente na zona afetada na gengiva. A seguir é recebido o tecido gengival para enxerto e a chamada zona do “palato duro” de onde este é obtido. Por fim, as zonas são suturadas com pontos.
Como eliminar bolsa na gengiva?
A terapia para eliminar as bolsas periodontais consiste em raspagem e alisamento radicular, utilizando um aparelho ultrassônico para a limpeza abaixo da linha da gengiva e procedimentos manuais para raspagem e alisamento da raiz, eliminando a doença.
O que causa bolsa na gengiva?
A causa de um abscesso na gengiva é um acúmulo de bactérias nos tecidos entre os dentes e as gengivas. No entanto, existem algumas razões possíveis para essa infecção bacteriana ocorrer, que incluem: Má higiene bucal e periodontite. Abscessos gengivais podem ser mais comuns em pessoas com falta de higiene bucal.
O que é pseudo bolsa periodontal?
“Há possibilidades de existir PSEUDO-BOLSAS...que significam bolsas periodontais falsas... E UM PERIODONTO NORMAL principalmente em terceiros molares e em casos de sorriso gengival... é comum essas condições clínicas.
O que é PSR em Periodontia?
Periodontal screening & recording (PSR) – método simplificado de diagnóstico da doença periodontal.
Qual sonda usa no PSR?
O PSR foi aplicado com auxílio de uma sonda especialmente recomendada para este exame (sonda Trinity - tipo 621 OMS), indicando os códigos 0 a 4 cujos critérios identificam de saúde gengival, sangramento, cálculo, bolsa periodontal rasa e profunda.
Como usar sonda milimetrada?
A sonda. Fundamentalmente, as sondas milimetradas precisam ser delicadas, finas, com a ponta arredondada e com a marcação fiel. Portanto, não use qualquer tipo de sonda. Além disso, outros cuidados estão na posição de inserção que deve seguir o longo eixo do dente e na força da mão do cirurgião dentista.
Como medir a retração gengival?
O método convencional para os Cirurgiões-Dentistas avaliarem o estado de saúde das gengivas é o uso da sonda periodontal. Esta ferramenta é inserida entre dentes e gengivas para medir a retração das gengivas. Uma profundidade de 1 mm a 2 mm indica gengivas saudáveis enquanto 3 mm ou mais é sinal de doença periodontal.
Qual é o primeiro estágio da doença periodontal?
Gengivite: este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover a placa, ela produzirá toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite.
Quais os estágios da patogênese da doença periodontal e suas características principais?
Destruição tecidual no conjuntivo causada pela inflamação; Reabsorção da crista óssea; Proliferação e migração apical do epitélio juncional, formando o epitélio da bolsa periodontal; Extensão da placa bacteriana para apical, dentro da bolsa periodontal formada.
Como saber se a periodontite está avançada?
Sinais e sintomas.
✓ perda óssea severa; ✓ exposição das raízes dentárias; ✓ retração gengival; ✓ mobilidade dos dentes (em alguns casos);
Quais são as 3 principais doenças Necrosantes na periodontia?
As formas de doenças periodontais necrosantes envolvem a gengivite ulcerativa necrosante (GUN), a periodontite ulcerativa necrosante (PUN) e a estomatite necrosante, cujo tratamento com agentes antimicrobianos de ação local e sistêmica parece ser um importante adjunto para o controle dessas patologias.
O que causa a doença periodontal?
A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes. A principal causa é a higiene bucal insuficiente associada à suscetibilidade do sistema imunológico.
Como Desinflamar abscesso dental?
Tomar paracetamol ou ibuprofeno pode ajudar a amenizar a dor de um abscesso dental. Tratar um abscesso dental requer drenar o pus ao redor do dente. Às vezes a infecção pode ser tratada mediante um tratamento de canal, onde o tecido infectado é removido do interior do dente. Em alguns casos é preciso extrair o dente.
Pode estourar a bolha da gengiva?
“O ideal é procurar um cirurgião dentista para verificar a causa e tratar o quadro. Ao estourar a bolsa de pus na gengiva, o paciente pode provocar uma nova infecção pior do que a anterior”, alerta a profissional.
O que é uma romaria?