O que caracteriza desvio de função no serviço público?

Perguntado por: Santiago Fernando Tavares de Correia  |  Última atualização: 11. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (39 avaliações)

NO SERVIÇO PÚBLICO O desvio de função ocorre quando o servidor passa a exercer atribuições diversas daquelas que correspondem ao cargo para o qual ele foi nomeado e empossado, isto é, o exercício de atividades ou serviços estranhos à competência de um cargo caracteriza desvio de função.

Como provar desvio de função no serviço público?

É preciso demonstrar a habitualidade no exercício das atividades estranhas às atribuições originárias do cargo efetivamente ocupado, para que a Justiça reconheça o desvio funcional.

Quando é permitido o desvio de função?

Quando o empregado passa a exercer outra função dentro do mesmo nível hierárquico, sendo deslocado de um serviço para outro ou para um setor diferente da empresa, com mudança de encargos e atribuições, consideramos esta uma mudança horizontal.

O que pode ser caracterizado como desvio de função?

O desvio de função acontece quando o colaborador exerce uma função distinta daquela que foi contratado, sem combinar previamente com o contratante, feito por imposição por parte da empresa, sem alterar contrato e remuneração. Nesse caso, a função imposta é mais complexa do que aquela em contrato.

Como provar que houve desvio de função?

Como provar o desvio em ações trabalhistas?
  1. Análise das atividades e funções descritas no contrato de trabalho;
  2. Registro de horário;
  3. Registros de comunicação, como e-mails, vídeos, áudios, documentos assinados e conversas de texto ou via WhatsApp;
  4. Testemunhas.

Desvio De Função No Trabalho O Que Fazer | Duarte Moral Advogados

36 questões relacionadas encontradas

Quais provas preciso para desvio de função?

Para provar o desvio de função no trabalho, o colaborador pode apresentar provas como o contrato de trabalho, documentos assinados, e-mails, holerites, marcação de ponto ou qualquer prova sobre o cargo exercido.

Qual o valor de uma multa por desvio de função?

Já a multa se refere a 40% do valor, a soma de todos os valores causam prejuízo para a empresa, e o colaborador se ganhar a causa receberá todos esses direitos em dinheiro.

É permitido desvio de função no serviço público?

NO SERVIÇO PÚBLICO

O desvio de função ocorre quando o servidor passa a exercer atribuições diversas daquelas que correspondem ao cargo para o qual ele foi nomeado e empossado, isto é, o exercício de atividades ou serviços estranhos à competência de um cargo caracteriza desvio de função.

O que não caracteriza desvio de função?

Não se reconhece desvio de função quando falta de comprovação robusta da diferença entre as atividades, além de existir plano de carreira na empresa, o qual prevê o enquadramento dos empregados em níveis de complexidade a depender de vários fatores não alcançados na análise do caso concreto.

Sou obrigado a fazer uma função que não é minha?

Sou obrigado a fazer uma função que não é minha? Você somente é obrigada a fazer a função a qual fora contratada. Se foi contratada como fiscal de caixa, e sua CTPS está assinada assim, então não faz sentido você cumprir outra função, excetuando se houver alteração contratual neste sentido.

Quem é concursado pode mudar de cargo?

É possível que isso aconteça? Respondendo diretamente e de forma objetiva, é possível sim, desde que você esteja no período que chamamos de estágio probatório. Trata-se do intervalo de tempo em que o servidor é avaliado pelos seus superiores, no que diz respeito às atividades que está realizando no cargo em que ocupa.

Sou obrigado a exercer outra função no trabalho?

Assim, o empregador não pode exigir do empregado atividades que não estejam relacionadas à função para a qual foi contratado. Se a empresa simplesmente deslocar o trabalhador de uma função para outra sem seu consentimento, há desvio de função.

Pode ser registrado em uma função e exercer outra?

Contratar um trabalhador para uma função e colocá-lo para executar outras atividades. Esta é a característica do desvio de função, que tem implicações na Justiça do Trabalho. No dia a dia das empresas, a prática também acontece – muitas vezes por mero desconhecimento das entrelinhas legais.

É crime desvio de função?

O desvio de função também é uma prática ilegal prevista no art. 5º-A da lei 6.019/74, o qual preconiza: é vedada à contratante a utilização dos trabalhadores em atividades distintas daquelas que foram objeto do contrato com a empresa prestadora de serviços".

Pode ter desvio de função na prefeitura?

Assim, temos que o desvio de função é vedado por lei, exceto em situações emergenciais e transitórias, quando se faz necessário o desvio para garantir a continuidade do serviço público, sendo essa exceção à única autorizadora do desvio de função.

O que é dupla função no trabalho?

O acúmulo de função, de forma prática, diz respeito às atividades extras realizadas pelo colaborador que não estão descritas em seu contrato de trabalho. Já o desvio de função se refere ao momento em que o funcionário passa a exercer uma função diferente da pela qual foi contratado.

Como denunciar desvio de função?

Contato: chamada telefônica para o número 158.

O que é considerado acúmulo de função?

O acúmulo de funções caracteriza-se pelo desempenho de função/atribuição que extrapola o objeto contratado, ou seja, quando o trabalhador, além de exercer as suas funções ordinárias, passa a acumular funções que lhe exigem maior responsabilidade ou acarretem maior desgaste físico ou psicológico.

O que é direito de recusa ao trabalho?

O que é o Direito de Recusa ao Trabalho? O Direito de Recusa ao Trabalho é um direito que o trabalhador tem para interromper ou recusar um trabalho, quando estiver exposto à uma situação de grave e iminente risco que esteja colocando a sua vida e a de outros trabalhadores ou pessoas em perigo.

O que acontece se houver desvio de função no trabalho?

Ao reclamar o desvio de função, o objeto do contrato de trabalho tem os mesmos efeitos de uma promoção, com a equiparação salarial entre a função que desempenhava e a que estava contratado e o reflexo dessas valores nas verbas trabalhistas: 13°, férias, FGTS, horas extras, contribuição previdenciária, multas e ...

Em quais situações um concursado pode perder seu cargo?

Agora, veja as situações em que o servidor municipal, estadual ou federal, pode perder o cargo público.
  • Exoneração. ...
  • Demissão. ...
  • Abandono de cargo. ...
  • Cassação de aposentadoria. ...
  • Improbidade administrativa. ...
  • Acúmulo indevido de cargos. ...
  • Inaptidão física ou mental. ...
  • Perda do cargo por decisão política.

O que é vacância de cargo público?

A declaração de vacância, segundo o relator, consiste apenas no reconhecimento de que o cargo se tornou vago e independe de o servidor ser estável ou não, ou do motivo pelo qual o cargo foi desocupado.

O que é transposição de cargos públicos?

As transposições e transformações de cargos ou empregos são, desse modo, procedimentos administrativos, autorizados em lei, decorrentes de política de pessoal, com o propósito de aprimorar e compatibilizar planos de retri- buição de cargos no serviço público, voltada essa política para a valorização dos servidores.

Sou obrigado a fazer tudo que o chefe manda?

Sou obrigado a fazer tudo que o chefe manda? A resposta é sim. O sucedâneo normativo vige no art. 2º, caput, da CLT, que dispõe que "considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço".

Quando o funcionário se recusa a fazer suas atividades?

Ato de indisciplina ou ato de insubordinação

Por outro lado, o direito de recusa dos trabalhadores também é legalmente garantido pelo artigo 483.º da CLT. Isso significa que, se a tarefa solicitada for antiética ou insegura, o colaborador possui o direito de se recusar a realizar a atividade.

Artigo anterior
O que pode causar sono excessivo?
Artigo seguinte
Quem não precisa declarar Imposto de Renda em 2021?