O que caracteriza a educação na idade moderna?

Perguntado por: Henrique Matos  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.4/5 (17 avaliações)

A educação moderna caracterizava-se pelo realismo. A pedagogia realista foi contra o formalismo humanista, o domínio do mundo exterior sobre o interior, supremacia das coisas sobre as palavras. De humanista, a educação torna-se científica.

O que é educação moderna quais são suas principais características?

há uma alta valorização da estrita adesão ao currículo; as informações repassadas pelo corpo docente aos alunos são sempre recebidas como “certas” — no sentido de não serem questionáveis; há uma grande dependência de livros didáticos para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

O que marca a educação moderna?

Educação moderna

Foi esse modelo de educação escolar centrado na figura do professor como transmissor do conhecimento que se expandiu ao longo dos séculos XVIII e XIX, impulsionado pela Revolução Industrial e a consequente urbanização e aumento demográfico.

Como a educação foi concebida na Idade Moderna?

Com o surgimento da burguesia, ocorre um processo de valorização da técnica. O surgimento do método científico se apresenta como uma revolução, uma nova linguagem no campo do conhecimento, onde saber é poder. Esse momento houve uma mudança no "saber por saber" para o "saber para fazer".

Qual era o papel da escola na Idade Moderna?

A educação na idade moderna, era privilegio somente dos nobres dos chigos, como o poder político era passado de pai para filho, essas classes gozavam do direito da educação, assim a maioria da população permanecia na ignorância, sem direito a educação.

Educação na Idade Moderna

31 questões relacionadas encontradas

Quais são as características da Escola Moderna?

A Escola Moderna foi um movimento pedagógico progressivo de inspiração anarquista, que deu origem à pedagogia libertária que existiu no início do século XX, surgido inicialmente na Catalunha, inspirado pela filosofia de ensino do pedagogo catalão Francesc Ferrer i Guàrdia.

Qual a finalidade da educação na Idade Média?

Ensinava-se, basicamente, temas religiosos já que o objetivo principal era a formação sacerdotal. - Escolas Palatinas: tinham como objetivo a formação mais ampla do indivíduo. Estudavam nestas escolas, principalmente, os filhos de nobres. Exigiam muita dedicação e empenho dos estudantes, pois tinham um currículo vasto.

Quais foram as mudanças na educação no período moderno?

Duas instituições educativas, em particular, sofreram uma profunda redefinição e reorganização na Modernidade: a família e a escola, que se tornaram cada vez mais centrais na experiência formativa dos indivíduos e na própria reprodução (cultural, ideológica e profissional) da sociedade.

Quando surge a escola moderna?

A Escola Moderna foi idealizada pelo espanhol Francisco Ferrer y Guardia (1859-1909), que no ano de 1901 começou a publicar uma revista de Educação na cidade de Barcelona, Espanha, com o nome de Escola Moderna. Essa publicação deu início a outras e contribuiu para efetivar a construção de tais escolas.

Como foi a evolução da educação no Brasil?

Nos primeiros anos do nosso país a educação era aquela promovida pelos Jesuítas. Alterou-se para pior com a expulsão da Companhia de Jesus, permanecendo inalterada até a chegada da Família real, em 1808, e somente se incrementou e estruturou a partir da década de 1960.

O que é educação moderna?

A educação moderna é personalizada, na medida em que é baseada em processos que respeitam o ritmo de aprendizagem de cada aluno, colocando-o no centro do universo educacional. ... O processo de aprendizagem é complexo e não deve ser alterado com base apenas em resultados de pesquisas.

O que é didática moderna?

A didática moderna sustenta a concepção de que o ensinar predomina sobre o aprender, enquanto na didática tradicional o aprender é o objetivo principal. A didática moderna reforça a premissa de que o professor ainda é um ser superior que ensina a ignorantes.

O que Comênio defendia?

Comenius adotou o método empírico de explorar o mundo, em contraposição às verdades impostas pelo ensino medieval. Pela experimentação, ele acreditava que todos poderiam vir a enxergar a harmonia do universo sob o caos aparente. “Comênio queria mudar a escola com a didática e a sociedade com a educação”, diz Gasparin.

Quais as características que a Escola Moderna se organizou inicialmente?

As atividades deveriam deixar de lado o sistema repetitivo para dar espaço para a criatividade, pesquisa e produção de conhecimentos. Afinal de contas, são estas qualidades exigidas no mercado de trabalho atual. Uso de computadores em aula: uma das características da Escola Moderna.

Por que a educação é importante na sociedade moderna?

A educação, mais do que qualquer outro instrumento de origem humana, é a grande igualadora das condições entre os homens. Dá a cada homem a independência e os meios de resistir ao egoísmo dos outros homens. Faz mais do que desarmar os pobres de sua hostilidade para com os ricos: impede-os de ser pobres.

Em qual período teria consolidado a Escola Moderna e quais são suas principais características?

Com finalidade didática, alguns historiadores convencionaram denominar de Idade Moderna o período histórico que começou com a Queda do Império Bizantino, em 1453, derrubado pelos turcos-otomanos, e terminou com a Revolução Francesa, em 1789.

Em que momento histórico surgiu a escola pública?

1.1.4 O Surgimento da educação pública

Foi em 1717, na Prússia, que surgiu a educação pública, instituída escola obrigatória para crianças entre 5 e 12 anos, pelo rei Frederico Guilherme, surgindo posteriormente, inclusive, leis que impediam a contratação de qualquer criança que não concluísse esse estudo obrigatório.

Qual a diferença entre o ensino tradicional e moderno?

Métodos de ensino: Enquanto na escola tradicional é focada a repetição e o ensino de assuntos históricos, na escola moderna dão prioridade a qualidade de ensino, explicando o motivo daquilo estar certo. Os assuntos históricos são focados para um contexto mais atual e que se encaixa com o cotidiano do aluno.

O que marcou a transição entre a escola medieval para a escola moderna?

O surgimento da burguesia foi responsável por grandes mudanças. Essa nova classe social era individualista e autônoma e contribuiu para grandes mudanças em todos os setores sociais.

O que é correto afirmar sobre a educação na Idade Média?

Sobre a educação na Idade Média, é correto: A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé. A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico.

Como era a educação infantil na Idade Média?

A criança era vista como um adulto em miniatura e, por isso, trabalhava nos mesmos locais, usava as mesmas roupas, era tratada da mesma forma que o adulto. Sem o estabelecimento das diferenças entre adulto e criança, restava para ela o aprendizado das tarefas do dia a dia.

Qual o sistema que as escolas modernas adotam a prática do Jiu-jutsu *?

O Sistema Progressivo, é uma metodologia de ensino, que baseia seus estudos e práticas na Defesa Pessoal e no Jiu-Jitsu Esportivo, proporcionando o direcionamento desejado do aluno, de acordo com aquilo que ele busca, seja competir, bem estar, manter a forma, terapia auxiliar, entre outros.

Quais as principais idéias de Comênio?

Comenius foi inovador em vários aspectos. Defendia, por exemplo, o acesso das crianças pobres e das mulheres à escola, algo que não ocorria até então. Além disso, acreditava que os textos escritos utilizados em sala de aula deveriam seguir a língua nativa dos alunos, em vez de latim.

Quais são os três pilares de Comenius?

Através dessa relação, reafirma-se o quão necessário é discutir educação, formação de professores e didática, sendo estes três pilares que se complementam e são debatidos desde um período em que não se pensava estruturalmente acerca disso.

Qual foi a contribuição de Comenius para a educação?

Em Comenius, o ensino/aprendizagem torna-se fácil e eficaz porque ele fundamenta-se no método que é regido pela ordem, pela uniformidade dos métodos, pela sincronização dos tempos e pela graduação das etapas escolares que possibilitarão os objetivos serem alcançados.

Artigo anterior
Como o brasileiro se informa?
Artigo seguinte
O que significa 94W nos pneus?