O que avaliar na afasia?

Perguntado por: Iris Batista  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (70 avaliações)

O diagnóstico para afasia é clínico embora os testes neuropsicológicos, com imagens cerebrais fornecidas por Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, sejam indispensáveis para identificar a causa (MOHOVIC; FIGUEIREDO, 2004).

São características da afasia?

A afasia é uma deterioração da função da linguagem falada e escrita, após ter sido adquirida de maneira normal e sem déficit intelectual correlativo. É caracterizada pela dificuldade em nomear pessoas e objetos.

Quais são os tipos de afasia?

A American Stroke Association divide as afasias em três tipos principais: de Wernicke, de Broca e global.
  • Afasia de Wernicke. ...
  • Afasia de Broca. ...
  • Afasia global. ...
  • Orientações.

Qual é o diagnóstico fonoaudiológico para pacientes neurológicos com afasia?

O diagnóstico é clínico, incluindo geralmente testes neuropsicológicos, com imagem do encéfalo (TC, RM) para identificar a causa. O prognóstico depende da natureza e extensão da lesão e da idade do paciente. Não há tratamento específico, mas a fonoaudiologia pode promover a recuperação.

O que trabalhar na afasia?

Existem diversos métodos de intervenção fonoaudiológica aplicados no tratamento da afasia, como a estimulação pragmática, neurolinguística, cognitivo-linguística, funcional, conversacional, baseada nos prejuízos, constraint-induced, compreensão verbal, computadorizada, semântica, social, ou abordagens baseadas no ...

Quais materiais devo usar na avaliação de afasia?

33 questões relacionadas encontradas

Como reabilitar afasia?

O portador de afasia deve ser estimulado para fazer um tratamento que o ajude a reabilitar as capacidades comprometidas, sejam elas de fala, escrita ou compreensão. O tratamento da afasia é feito pela estimulação da linguagem e é planejado especificamente para cada caso.

Como ajudar uma pessoa com afasia?

Como é o tratamento

O tratamento da afasia de broca é feito juntamente com o fonoaudiólogo com o objetivo de estimular a área de broca e, consequentemente, promover o desenvolvimento da linguagem, facilitando a comunicação.

Como diagnosticar apraxia da fala?

Mas então como saber se o meu pequeno tem apraxia da fala?
  1. Alguns dos sintomas mais comuns apresentados pelas crianças que possuem esse quadro são:
  2. – Geralmente são bebês mais quietos e emitem poucos sons.
  3. – Apresentam dificuldade em produzir sons de vogais e consoantes.
  4. – Atraso na fala.

Como avaliar a afasia de Broca?

Os indivíduos com afasia de Broca frequentemente têm dificuldade de entender frases sintaticamente complexas ou semanticamente reversíveis (por exemplo, "toque no nariz depois de tocar no pé"), mas não têm muitos problemas para entender frases simples e semanticamente não reversíveis.

Quando o paciente sofre uma lesão cerebral e apresenta afasia de expressão a lesão Encontra-se em região?

A afasia é caracterizada pela perda da linguagem como consequência de uma lesão cerebral, em geral do lado esquerdo do cérebro.

Qual afasia mais comum?

A mais comum das doenças neurológicas que levam a afasia, são os acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

O que é a afasia de Wernicke?

A afasia de Wernicke é um tipo de distúrbio neurológico que afeta a capacidade de fala. Sem perceber ou notar que há algo de errado, o paciente inverte palavras e fala frases sem sentido.

O que é afasia transitória?

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

Quais os tipos de afasia e como são caracterizados?

2.2.1 Afasias típicas

Resultam de uma lesão cortical e a etiologia é vascular. Podem ser classificadas em oito tipos diferentes: afasia de Broca; afasia de Wernicke; afasia de condução; afasia global; afasia transcortical motora; afasia transcortical sensorial; afasia transcortical mista; e afasia anômica.

Que doença é essa afasia?

No vocabulário médico, o termo afasia significa distúrbio de linguagem. A condição pode estar relacionada a diferentes fatores, como acidente vascular cerebral (AVC), traumas ou tumores.

Qual a diferença de afasia e disfasia?

Apesar do termo afasia significar estritamente uma completa ausência de linguagem, consagrou-se o seu uso no lugar da palavra mais correta, “disfasia”, para se designar qualquer transtorno, incluindo os discretos, do uso simbólico das palavras.

Como fazer uma anamnese fonoaudiológica?

Perguntas como: “Qual é a queixa que o trouxe aqui?”, ” Tem alguma doença atualmente ou já tratou de alguma?”, “Faz uso de algum medicamento?”, “Alguém da família tem algum problema semelhante?”. São bem comuns e quanto mais detalhes forem passados ao fonoaudiólogo, melhor será a anamnese.

Como tratar Parafasia?

Para tratar a afasia não há medicamentos ou cirurgias. O tratamento é terapêutico e deve ser realizado por uma equipe multiprofissional. O fonoaudiólogo é fundamental nesse processo de reabilitação, pois é o responsável por estimular as capacidades linguísticas nesses pacientes.

O que é um paciente com afasia de Broca?

Afasia de Broca, é a afasia de expressão, do tipo não fluente. O doente pode apresentar supressão de fala e de escrita. A compreensão da linguagem está preservada. Afasia de condução, do tipo fluente com hesitações e autocorreções.

Quais os sintomas de apraxia?

O principal sintoma da apraxia é a dificuldade de fazer movimentos no momento certo e sob vontade própria. A pessoa com essa condição pode perder a capacidade de falar, de mexer os membros quando quiser e perde também a coordenação motora.

O que pode causar apraxia da fala?

Pode ser causada por alguma infecção, doença ou trauma durante ou após o nascimento da criança. E nesta categoria estão inclusas aquelas crianças que tem achados positivos em exames como Ressonância ou com lesão cerebral. 2. Outros fatores são os transtornos do neurodesenvolvimento.

Qual a diferença entre autismo e apraxia da fala?

No caso do autismo, uma característica muito comum é o atraso ou dificuldade no desenvolvimento da fala e a dificuldade de iniciar e manter um diálogo. Já na apraxia, a criança compreende a linguagem, mas tem dificuldade em se expressar corretamente.

Como se comunicar com paciente com afasia?

“Converse num ambiente tranquilo, dê mais tempo para a pessoa se expressar e compreender você. Mostre que se interessa pelo que a pessoa tem a dizer e que, apesar das dificuldades, é muito bom conversar. Use desenhos, gestos e imagens, se necessário, além de frases curtas e simples, abordando um tema de cada vez”.

Como conversar com uma pessoa com AVC?

Primeiros socorros para AVC
  1. Manter a calma, acalmando também a pessoa com suspeita de AVC;
  2. Chamar uma ambulância, ligando para o número 192, informando os sintomas da pessoa, o local do ocorrido, número de telefone de contato e explicar o que aconteceu;

Qual profissional trata a afasia?

“Na linha de frente do tratamento da pessoa com afasia está o fonoaudiólogo, que é o profissional capacitado para reabilitar os distúrbios da comunicação.

Artigo anterior
Como pode ocorrer uma overdose?
Artigo seguinte
Quem é hipertenso pode tomar água com limão?