O que as religiões dizem sobre a missa do sétimo dia?

Perguntado por: Doriana Neuza de Domingues  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (13 avaliações)

A tradição bíblica ensina aos católicos que se deve sempre homenagear os entes que já partiram e rezar por eles. A missa de sétimo dia é uma forma de representar o quanto aquele ente querido que se foi significa para os que ficaram e que, apesar da distância, ele será sempre lembrado.

O que as religiões dizem sobre a missa de sétimo dia?

A igreja católica reza pelos falecidos solicitando a Deus que dê a alma deles o repouso eterno. ... A missa neste dia manifesta a esperança de que os corpos também ressuscitarão para a eternidade. Por sua vez, o número 7 é o sétimo dia da criação do mundo, quando após, Deus pôde descansar de sua obra.

Porque os evangélicos não fazem missa de sétimo dia?

Os evangélicos, por exemplo, acreditam que essa celebração não tem fundamentação bíblica e por isso apenas guardam o luto quando um ente querido falece. E ainda existem aqueles que não possuem religião ou não são ligados às tradições.

Onde na Bíblia fala sobre missa de sétimo dia?

Embora a missa de sétimo dia não seja citada na Bíblia, era uma tradição na antiga liturgia realizar as celebradas no 3º, 7º e 30º dias depois da morte de uma pessoa.

O que acontece com o espírito no sétimo dia?

O primeiro julgamento ocorre exatamente no sétimo dia, quando o espírito relembra seus atos na Terra. “A percepção de seus acertos gera no espírito alegria, mas ele também vê tudo o que fez de errado. Nesse momento o espírito se arrepende do que fez e, assim, ele vai se purificando”, comenta Nascimento.

POR QUE REZAMOS A MISSA DE SÉTIMO DIA? | #PADRERESPONDE

45 questões relacionadas encontradas

Até quando devemos rezar pelos mortos?

Nessa data, as pessoas realizam grandes festas para homenagear a todos que já morreram, fazendo um tributo às origens de suas famílias. A celebração dura três dias: de 31 de outubro à 2 de novembro.

Onde fala na Bíblia que devemos orar pelos mortos?

PROBLEMA: Com base em 2 Macabeus 12:46, os católicos romanos acreditam que orar pelos mortos para libertá-los de seus pecados é um cuidado salutar e santo.

Como rezar para uma pessoa que já morreu?

Oração pelos falecidos

Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, nós vos pedimos por (diga o nome do falecido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele, tendo passado pela morte, participe do convívio de vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e a sua descendência.

Como pedir ajuda aos espíritos de luz?

Bons Espíritos, que tendes no bem sua única ocupação, rogai comigo para alívio deles. Fazei luzir aos seus olhos um raio de esperança, e que a luz divina os ilumine quanto às imperfeições que os afastam da morada dos felizes.

Tem como saber se a pessoa que morreu esta bem?

  1. Sentindo Odores. Uma das maneiras de um espírito indicar que está próximo é através da memória olfativa; sempre que sentimos o cheiro de alguém, lembramos dessa pessoa quase que de imediato. ...
  2. Decifrando Sonhos. ...
  3. Desaparecimento de Objetos. ...
  4. Entendendo os Pensamentos. ...
  5. Funerais.

Como rezar o terço a alguém que morreu?

RECITAÇÃO DO TERÇO PELOS DEFUNTOS

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen. Imploremos a misericórdia de Deus, por intercessão de Maria, para este nosso irmão defunto [ NOME do defunto… ]. Dai-lhe Senhor o eterno descanso, nos esplendores da luz perpétua.

O que a Palavra de Deus diz sobre a morte?

Deus diz ao seu povo que a vida será cheia de alegria, que construirão casas para si e que nelas viverão, que não morrerá uma criança mais e que os velhos viverão bem os seus anos. Que eles comerão aquilo que plantarem e que não mais trabalharão em vão.

O que a Bíblia diz sobre a tatuagem?

Assim está registrado no livro de Levítico 19.28: “Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.” “Não fareis cortes no corpo como sinal de lamento pela morte de alguém, também não fareis nenhuma tatuagem.

O que acontece no sétimo dia após a morte?

A missa do sétimo dia nada mais é que um ritual realizado por cristãos em que familiares, amigos e conhecidos se reúnem, na igreja, depois de sete dias da morte da pessoa, e fazem orações pela alma do falecido.

O que o espírito sente quando morre?

Wagner conta também que alguns espíritos ficam um tempo em locais de repouso para se refazerem da transição e libertação final do corpo e logo estão entre seus amigos e entes queridos, em locais cheios de paz e harmonia, prontos a continuarem seus processos de evolução pessoal e de ajuda a seus semelhantes.

Quem morre sente saudades de quem ficou?

Nós cometemos sempre o erro de pensar que existe morte e que só nós é que sentimos saudade e tristeza. Nós nos esquecemos que eles continuam vivos e que também estão a sentir a mesma saudade, a mesma tristeza e a mesma dor que nós sentimos com a sua partida, porque muitos partem sem ter vontade de partir.

É correto fazer missa de sétimo dia?

A missa de sétimo dia - que deve ser celebrada sete dias depois contados à partir da morte - é considerada uma das melhores formas que os familiares e amigos do falecido dispõem para se unirem em oração pelo descanso eterno de seu ente querido, pois nela se celebra o sacrifício de Cristo por toda a humanidade.

Quando é o sétimo dia de falecimento?

A missa de sétimo dia é aquela celebração em que rezamos pela alma de um falecido, após 7 dias do seu descanso eterno. Para os católicos, esse é um momento muito importante, já que a aclamação das pessoas queridas pode evitar que a alma do falecido fique muito tempo no purgatório.

Artigo anterior
Qual é a data de nascimento?
Artigo seguinte
Quais os Pré-requisitos para a aplicação de internação compulsória?