O que analogia?

Perguntado por: Mafalda Cláudia de Gaspar  |  Última atualização: 6. Dezember 2024
Pontuação: 4.4/5 (1 avaliações)

Analogia é um processo cognitivo de transferência de informação ou significado de um sujeito particular para outro sujeito particular, e também pode significar uma expressão linguística, correspondendo a este processo.

O que se entende por analogia?

A analogia pode significar, como dito, uma relação de semelhança; análogo é parecido, afim, que se funda ou se baseia em algo semelhante. Também se chama analogia o processo de formar palavras a partir de outras já existentes.

Como se faz uma analogia?

Para propor uma analogia há a criação de um paralelo entre coisas distintas que tenham algo em comum, possibilitando uma conclusão acessível para o(s) ouvinte(s).

Como usar analogia na frase?

Na linguagem escrita, justamente por ser um recurso explícito, ou seja, explicado de modo claro e sem ambiguidades, a analogia pode vir acompanhada das seguintes conjunções, ou elementos que ligam termos e frases, por exemplo: “como”, “tal qual”, “semelhante a”, “parecido com”, “assim como”, “da mesma forma”, etc.

O que é uma analogia de um texto?

Porém, a analogia também pode ser utilizada na redação como um recurso de retórica dentro do discurso, ou seja, é uma forma de convencer o leitor por meio de uma comparação entre elementos distintos, mas que possuem paridades. "A analogia é um raciocínio baseado em semelhanças entre coisas e fatos distintos.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ANALOGIA E METÁFORA?

36 questões relacionadas encontradas

Como fazer uma analogia de um texto?

A estrutura linguística utilizada na analogia se estabelece por meio de expressõescomparativas, por exemplo: como, tal qual, semelhante a, parecido com, quanto, do que, lembra a, etc.

Qual é a diferença entre metáfora e analogia?

uma analogia compara explicitamente as estruturas de dois domínios: ela indica semelhança ou identidade de partes das estruturas. Uma metáfora, por sua vez, compara implicitamente, destacando características ou qualidades relacionais que não coincidem em dois domínios.

Qual é a função da analogia?

Analogia é a comparação direta e explícita entre entidades diferentes — seres, objetos, conceitos, ações e/ou experiências —, focando na semelhança entre eles. No entanto, essa aproximação se dá de maneira particular, subjetiva e em um contexto bastante específico.

Quando ocorre a analogia?

Então, analogia ocorre quando temos uma conduta prevista em lei, tipificada como crime, por exemplo, e outra conduta extremamente semelhante, quando comparada, mas que não está prevista em lei.

Qual a diferença entre analogia e alegoria?

Uma alegoria pode soar como uma metáfora ou uma analogia, mas aqui está a diferença: metáforas e analogias servem como figuras de linguagem. Você pode expressar uma metáfora dentro de uma frase como “estou morto de cansaço”. Uma alegoria vai mais fundo do que uma metáfora e incorpora símbolos na história por inteiro.

Como saber se a frase é uma metáfora?

Elas podem ser literais, subentendidas, mentais ou abreviadas. Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo. A essa comparação mental e abreviada chamamos de metáfora.

O que é raciocínio analogia?

Raciocínios analógicos são tradicionalmente concebidos como processos que envolvem a comparação de representações mentais. Mais recentemente, com o surgimento de teorias não-representacionalistas da cognição humana, surge a questão de como explicar processos tradicionalmente concebidos como representacionais.

Qual é o propósito de usar um argumento por analogia?

Quando se quer ter uma proximidade maior com o leitor, a analogia é um caminho muito bom, pois ela consegue sair do campo das ideias e apresentar algo palpável para ele visualizar, e isso funciona muito bem na argumentação.

O que pode substituir a palavra analogia?

1 semelhança, similaridade, correspondência, conformidade, aproximação, parecença, afinidade, equivalência, relação, correlação, similitude, vizinhança, identidade, paridade, coerência, uniformização homogeneidade, homogenia.

Como explicar alegoria?

Figura de linguagem é utilizada para expressar significados além do literal. Uma alegoria é um dos estilos de figuras de linguagem de uso retórico e que produz uma virtualização do real significado, não se atendo apenas ao sentido literal da obra, mas se aprofundando em outros sentidos.

O que é Catacrese 5 Exemplos?

Estabelecem comparação às situações em que são atribuídas, qualidades de seres vivos, a seres inanimados. Exemplos comuns são: "os pés da mesa", "marmelada de banana", "vinagre de maçã", "cabeça do alfinete", "braço de rio", "dente de alho", etc..

O que é uma cor análoga?

As cores análogas são aquelas encontradas em uma sequência no círculo cromático e, por isso, dão a sensação de que são uma continuidade uma da outra. É o exemplo de rosa, vermelho e laranja. No entanto, esse tipo de composição exige cuidado redobrado, especialmente, para não pesar demais o ambiente.

Qual o antônimo de análogo?

O contrário de análogo é: Contrário de semelhante: 1 diferente, desigual, díspar, diverso, distinto, dissemelhante, dessemelhante, discrepante, diferenciado, divergente, discordante, desconforme, contrário, oposto, irregular, variado, vário, mudado, alterado.

O que é uma condição análoga?

Considera-se trabalho realizado em condição análoga à de escravo a que resulte das seguintes situações, quer em conjunto, quer isoladamente: a submissão de trabalhador a trabalhos forçados; a submissão de trabalhador a jornada exaustiva; a sujeição de trabalhador a condições degradantes de trabalho; a restrição da ...

Qual é o princípio da analogia?

A analogia consiste na aplicação de uma norma jurídica concebida para uma dada situação de fato a uma outra situação semelhante, mas que não fora prevista pelo legislador.

Quando a analogia é permitida?

É sabido que o recurso à analogia é sempre legítimo quando “estendemos a um caso não previsto aquilo que o legislador previu para outro semelhante, em igualdade de razões.

Quando a analogia pode ser aplicada no direito penal?

A lei penal deve ser sempre clara a respeito do que ela deseja punir. Na dúvida, a analogia pode ser utilizada a favor de quem sera punido, não contra. Existem milhares de exemplos práticos. Para que alguem seja condenado por roubo é necessário que haja a violência ou grave ameaça.

Artigo anterior
Qual padrão de cores mais adequado para produção gráfica?
Artigo seguinte
Qual fenômeno pode ocasionar a entrada ou a saída de água nas células animais?