O que aconteceu na Segunda Guerra médica?

Perguntado por: Constança Mafalda Barbosa Santos Campos  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (53 avaliações)

Os gregos foram conduzidos por Temístocles na Segunda Guerra Médica. Ele usou a estratégia de atrair os persas e provocar o conflito, o que ficou conhecido como Batalha de Salamina. Como Salamina era uma ilha, o combate se deu pelo mar, ambiente favorável aos gregos, que saíram vitoriosos também desta batalha.

O que aconteceu nas Guerras Médicas?

As Guerras Médicas foram conflitos ocorridos durante o que chamamos de Período Clássico da Grécia Antiga, especialmente entre os anos de 490 e 479 a.C., entre os gregos e os persas. ... O conflito entre os dois grupos ocorreu em torno do poder e do controle do comércio marítimo.

Por que os persas perderam as Guerras Médicas?

Nesta altura é assinado o Tratado de Susa, também conhecido como Paz de Kallias, em que os persas reconheceram o domínio grego na Ásia Menor e prometem não atacar mais o território grego. Os gregos alcançam, assim, a hegemonia do comércio e o império Persa entra em decadência.

Quem venceu a Segunda Guerra médica?

A batalha de Termópilas (agosto de 480 a.C.) foi a única derrota grega durante as Guerras Médicas, que transformou seus bravos soldados em lenda para toda a história. Os persas exterminaram até o último grego e decapitaram Leônidas.

Quais foram as consequências da guerra médica?

Principais consequências:

- Como os atenienses lideraram os gregos contra os persas, após a vitória grega, teve início da hegemonia de Atenas. - Macedônia, Trácia e Iônia conquistaram a independência em relação a Pérsia.

SEGUNDA GUERRA MÉDICA

21 questões relacionadas encontradas

O que aconteceu na Primeira guerra Médica?

As Guerras Médicas foram conflitos entre gregos e persas, ocorridas no século V a.C. Ou seja, foram guerras entre povos indo-europeus – aqueus, jônios, dóricos, eólios – os gregos, contra os medo-persas. ... A disputa central era pela região da Jônia, na Ásia Menor.

Quem derrotou o Império Persa?

Reorganizados os atenienses, derrotaram os Persas na batalha naval de Salamina, forçando Xerxes a retirar-se. Depois de Platéias, os Gregos venceram triunfalmente os Persas em Mycale, perto de Mileto, em 479 a. C., tendo sido o seu herói o pai de Péricles. A Grécia estava salva da ameaça persa.

Qual foi a última batalha das Guerras Médicas?

27 de agosto de 479 a.C. A Batalha de Plateias (FO 1943: Platéias) foi o último combate das Guerras Médicas no sul da Grécia.

Como os persas foram derrotados?

Com o fim das batalhas em território europeu, os gregos venceram os persas na Batalha de Micale, reconquistando a costa da Ásia menor e os estreitos entre o mar Egeu e Negro. Mesmo impondo a derrota aos persas, diversas cidades-Estado gregas uniram-se em torno de uma liga político-militar capitaneada por Atenas.

Quais foram os reis persas que lutaram na guerra médicas?

Quais foram os reis persas que lutaram nas Guerras Médicas? Dario, o Grande e Xerxes I foram os dois reis persas responsáveis por levar tropas de seu império para lutar contra as pólis gregas durante as Guerras Médicas.

O que foram as Guerras Médicas Por que esse nome?

Os gregos antigos não faziam distinção entre os medos e os persas, por isso terem dado o nome de Guerras Médicas às batalhas travadas com o Império Persa. Ao contrário da Pérsia, a Hélade, ou Grécia, era formada por uma série de cidades independentes que viviam em constante rivalidade.

O que foram as Guerras Médicas e A Guerra do Peloponeso?

As Guerras Médicas foram os conflitos que aconteceram entre gregos e persas no começo do século V a.C. Após esse conflito e o crescimento da rivalidade entre Atenas e Esparta ocorreu a Guerra do Peloponeso entre 431-404 a.C. que contribuiu para o enfraquecimento da região e facilitou o domínio macedônio.

Qual foi a importância das Guerras Médicas para a conquista?

Com essas sucessivas vitórias, os gregos conseguiram impedir a invasão dos persas à Grécia Continental, bem como recuperaram a autonomia política das cidades localizadas na Ásia Menor.

Quem ganhou a guerra entre Atenas e Esparta?

Guerra do Peloponeso colocou em confronto dois mundos: Atenas (cultura, democracia, comércio marítimo) x Esparta (militarismo, oligarquia, agricultura). Esparta venceu Atenas, mas não teve forças para manter seu domínio sobre a Grécia Antiga e acabou derrotada pelos macedônicos.

Quem venceu a batalha de Maratona?

A Batalha de Maratona foi vencida pelos atenienses, que oprimiram os persas no território de combate.

Quem ganhou a Batalha de Salamina?

Na batalha naval de Salamina, em outubro de 480 a.C., a frota grega venceu a armada persa. A vitória sobre os persas criou as bases para o florescimento da Grécia e da Europa. Nº 1 da série "Os Europeus".

Quantos homens os 300 espartanos mataram?

Segundo Heródoto, durante a batalha, o exército persa contava com milhões de soldados. Estimativas mais realistas sugerem que o número de guerreiros persas na batalha não passava de 250 mil. Os espartanos e seus aliados somavam mais ou menos sete mil homens.

Quem foi Xerxes e Leônidas?

Leônidas I foi um rei que comandou a cidade grega de Esparta entre os anos de 491 a.C. e 480 a.C. Foi sucessor do trono de seu irmão mais velho Cleômenas I por ter se casado com sua filha Gorgo. Durante seu reinado, ocorreu a invasão dos persas a mando do rei Xerxes I.

Como termina o filme 300?

Tipo , no final do filme quando o Dilios, volta para Esparta, ele & o Exército Espartano começam á guerra, começam á vingança contra os Bravos 300, contra os Malditos Persas!

Qual a relação existente entre as Guerras Médicas e a eclosão da Guerra do Peloponeso?

A relação existente entre as Guerras Médicas e a eclosão da Guerra do Peloponeso se deu a partir dos conflitos surgidos após as Guerras Médicas. ... Após esse conflito ocorreu uma guerra entre os próprios gregos, chamada de Guerra do Peloponeso, que foi uma luta pelo poder na região.

Como as Guerras Médicas contribuíram para o início da Guerra do Peloponeso?

Após as Guerras Médicas, Esparta e Atenas despontaram como as duas principais potências no mundo grego. Foi a rivalidade entre essas duas cidades que levou à eclosão da Guerra do Peloponeso (431-404). O crescente poderio de Atenas após a vitória sobre os persas foi sentido como uma ameaça pelos espartanos.

O que foram as Guerras Médicas e de que maneira elas contribuiu para a construção da hegemonia?

As guerras médicas ou pérsicas no Período Clássico

Com a conquista do Oriente Próximo pelos persas, todas as colônias gregas do litoral da Ásia Menor foram anexadas. No início, a autonomia dessas cidades foi respeitada; mais tarde, porém, os persas passaram a exigir impostos e incorporaram as cidades a seu império.

Quais foram as principais guerras gregas?

Grécia Antiga
  • Guerra de Troia (1250 - 1240 a.C)
  • Guerras Médicas (499 - 479 a.C.)
  • Guerra do Peloponeso (431 - 404 a.C.) Campanhas de Alexandre, o Grande (334 - 323 a.C.)

Artigo anterior
Porque Sanji deixa o bando?
Artigo seguinte
Como tratar anemia por falta de ferro?