O que aconteceu na Convenção Nacional?

Perguntado por: Érica Ramos de Ramos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (18 avaliações)

A fase da Convenção Nacional da Revolução Francesa marca a tomada de poder a ser realizada pelas camadas populares francesas. Nesse período a tomada das armas para a participação na Batalha de Valmy e a insatisfação dada pelos resultados da monarquia constitucional motivou a convocação de uma Convenção Nacional.

Quais os principais acontecimentos da Convenção Nacional?

Saiba mais sobre a Convenção Nacional, uma das fases da Revolução Francesa. A vitória do exército popular contra os reinos da Prússia e da Áustria, em 1792, que haviam tentado invadir a França, fortaleceu os grupos políticos republicanos, o que levou ao fim da fase da Monarquia Constitucional da Revolução Francesa.

Quais as principais consequências da fase da Convenção Nacional?

Com a volta do projeto político da alta burguesia, as leis populares foram revogadas e uma nova constituição elaborada. Os setores populares foram excluídos dos quadros políticos. O novo governo seria exercido por um diretório escolhido por cinco membros escolhidos pelos deputados.

Como funcionava a Convenção?

Nessa nova etapa, a Convenção passou a contar com uma série de comitês responsáveis por diferentes tarefas. O Comité de Segurança Geral era responsável por conter as revoltas internas (ver: Revolta lionesa contra a Convenção). O Comitê de Salvação Pública comandava os exércitos e administrava as finanças públicas.

Quais foram os principais acontecimentos durante o governo do Diretório?

Principais características do Diretório:

- Em 1795, entrou em vigor a Terceira Constituição, que implantou o voto censitário (por rendas). - Em 1795, surgiu uma nova liderança na França, Napoleão Bonaparte. O jovem oficial liderou o combate ao movimento realista (defendia a volta da monarquia e da realeza ao governo).

Revolução Francesa: convenção nacional

33 questões relacionadas encontradas

Quais os acontecimentos da 3 fase do Diretório?

Revolução Francesa - 3ª Fase: Diretório

Verá que os Girondinos estavam no poder, os principais pontos da Constituição de 1795 e a revogação das medidas populares. Verá também como se deu a crise, com a conjuração dos iguais, a crise econômica, aumento da insatisfação popular e tentativas de restauração da monarquia.

Quais foram os problemas enfrentados pelo Diretório?

Além de sofrer pressão das alas mais inflamadas da revolução, o Diretório ainda enfrentou um golpe realista no ano seguinte. Esse último episódio forçou o Diretório girondino a reforçar os exércitos sobre a ameaça do fim da revolução.

Como os girondinos tomaram o poder?

No entanto, em 1794, os girondinos conseguiram derrotar Robespierre e assumiram o poder no ano seguinte. Assim, em 1795, iniciou-se o Diretório, restaurando muitos dos privilégios que haviam sido derrubados pela Convenção.

Como funcionava o Tribunal Revolucionário?

O tribunal deveria ouvir casos de alegados crimes contra-revolucionários em toda a França. Foi composto por um júri de doze. Isso foi uma inovação na justiça francesa, emprestada da lei inglesa (embora para o Tribunal Revolucionário o júri tenha sido cuidadosamente selecionado entre ativistas politicamente confiáveis).

Qual era o principal objetivo dos girondinos?

Enquanto os radicais jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, defendiam a destituição do monarca e a ascensão de uma República francesa, os girondinos favoreciam uma monarquia do tipo constitucional, onde o soberano dividiria o poder com conselheiros selecionados.

Quais as principais características da fase da Convenção Nacional?

Uma das principais características da chamada Convenção Nacional, que sucedeu os primeiros momentos da Revolução Francesa, iniciada em 1789, foi: a) o abrandamento das tensões políticas e sociais. b) o domínio completo do processo político por parte dos girondinos. ... d) a radicalização revolucionária dos jacobinos.

Quais as consequências da Revolução Francesa para o mundo?

Entre as várias consequências, podem-se destacar algumas: Universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais. Fim dos privilégios e dos resquícios do feudalismo na França. Início da queda do absolutismo na Europa.

O que marcou a fase da monarquia constitucional?

A Declaração dos Direitos do Homem foi a principal característica da fase da Revolução Francesa conhecida como Monarquia Constitucional, que ocorreu entre 1789 e 1792.

Qual foi o fato que marcou o fim da Revolução Francesa?

Em 18 de Brumário do ano VIII (9 de Novembro de 1799), Napoleão toma o poder por meio de um golpe militar e se declara cônsul da França. Esse golpe tem o apoio da burguesia, que enxerga em Napoleão um aliado de seus interesses econômicos. Nesse momento termina a Revolução Francesa.

Quais foram os acontecimentos que antecederam a proclamação da república na França?

A França vivia uma intensa crise econômica durante as décadas de 1770 e 1780, e essa, em partes, motivou o início da revolução. O estopim que espalhou o ímpeto revolucionário pela França foi a Queda da Bastilha, que aconteceu em 14 de julho de 1789.

O que estava acontecendo na colônia francesa de Santo Domingo?

A Revolução Haitiana foi uma grande rebelião de escravos que levou São Domingos à independência sob a liderança de Toussaint Louverture e Jean-Jacques Dessalines. A Revolução Haitiana foi uma grande rebelião de escravos e negros libertos que aconteceu na colônia francesa de São Domingos a partir de 1791.

O que foi o período Diretório?

Com a queda do governo jacobino e a execução da maioria de seus líderes na guilhotina, o caminho ficou aberto para que a alta burguesia francesa voltasse a deter o poder político. Esse período ficou conhecido como o do Diretório e ocorreu entre 1794 e 1799.

Qual o papel do Tribunal Revolucionário durante o período conhecido como Terror?

Características do Terror

Neste comitê, estão os membros mais radicais, chamados jacobinos, que fazem aprovar a Lei dos Suspeitos, em 17 de setembro de 1793, que deveria vigorar por dez meses. Esta lei permitia deter qualquer cidadão, homem ou mulher, que fosse suspeito de conspirar contra a Revolução Francesa.

Quem comandava o Diretório?

O termo Diretório costuma ser utilizado, no contexto da Revolução Francesa, para designar um período de governo mais conservador, liderado pela alta burguesia, que sucedeu à Convenção Nacional jacobina e durou até a ascensão de Napoleão Bonaparte.

Quais as principais características dos girondinos?

Girondinos – Representantes da alta burguesia, defendem posições moderadas. Querem preservar seu poder econômico e temem que as camadas populares assumam o controle da Revolução. Jacobinos – Pequena e média burguesia e proletariado urbano, que assumem posições mais radicais em benefício das classes oprimidas.

Quem representava os girondinos?

Os girondinos eram os deputados do departamento da Gironda, área próspera da costa atlântica, tendendo a representar os interesses comerciais e a visão de mundo da burguesia ilustrada, que oscilava entre a monarquia constitucional e a república.

Como o Napoleão chegou ao poder?

No ano de 1799, o último ano de revolução, Napoleão através de um golpe de estado conhecido como 18 de Brumário apoiado principalmente pela alta burguesia francesa, chega ao poder através do cargo de Cônsul.

Qual a ideia passou a ser defendida coma crise do Diretório?

Por meio dessas medidas, buscava-se evitar outra possível radicalização política e, ao mesmo tempo, estabilidade necessária para se lutar contra os problemas internos e as tropas inimigas.

O que é o Diretório no Linux?

No Linux e Unix tudo é um arquivo. Diretórios são arquivos, arquivos são arquivos, e dispositivos são arquivos. Dispositivos são geralmente referidos por nódulos; entretanto, eles ainda são arquivos. Sob o diretório root ( / ) existe um grupo de diretórios comuns à maioria das distribuições Linux.

O que determinava o Diretório dos Índios?

Publicado em 1758, o Diretório dos Índios foi uma lei caracterizada por uma série de diretrizes a serem seguidas nas colônias portuguesas. Propunha a normatização de diversas práticas coloniais, estabelecendo critérios educacionais, administração da força de trabalho e relações entre indígenas e colonos.

Artigo anterior
Como usar o cabo RGB na TV?
Artigo seguinte
O que é um indicador hospitalar?