O que aconteceu com o trema?

Perguntado por: Flávio Hugo de Ribeiro  |  Última atualização: 2. Juni 2024
Pontuação: 4.2/5 (68 avaliações)

Com a última Reforma Ortográfica, o Trema não mais existe em palavras de origem portuguesa. Confesso: tenho saudade do sinalzinho! Com sua extinção, pode haver confusão, principalmente perante palavras pouco conhecidas, na distinção entre a letra U pronunciada e a letra U não pronunciada.

Por que o trema não existe mais?

O trema deixou de existir no Brasil quando o novo acordo ortográfico entrou em vigor; no entanto, o acordo decretou que o trema será mantido em nomes próprios de origem estrangeira, bem como seus derivados; exemplos: Bündchen, Müller, Schröder, mülleriano.

Porque o trema foi extinto?

Além do mais, o uso do trema já não era consenso entre os países lusófonos, sendo mais usado no Brasil. Com a vinda do acordo ortográfico e a unificação da grafia optou-se por retirá-lo ao invés de implementá-lo nos demais países, deixando a escrita mais simples e afetando apenas a forma de escrever dos brasileiros.

Porque o uso do trema foi descontinuado?

Essa nova regra justificou-se no fato de que há ditongos na língua que não precisam do trema para indicar a quem lê o fato do “u” ter que ser pronunciado ou não, como em: língua e quente. No primeiro caso, sabe-se que o “u” deve ser pronunciado e no segundo não.

Quando o trema caiu em desuso?

Trema: - O trema cai, de vez, em desuso, exceto em nomes próprios e seus derivados. Grafado nos casos em que o “u” é átono e pronunciado (que, qui, gue, gui), o sinal não será mais utilizado nas palavras da língua portuguesa.

O que está acontecendo na Jovem Pan? Razões da demissão de Pavinatto

22 questões relacionadas encontradas

Onde o trema ainda é aceito?

A única exceção do uso do trema será para os nomes próprios estrangeiros e seus derivados, como Hübner, Müller, etc. Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”.

Qual acento foi extinto?

O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”) nas palavras paroxítonas, dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.

Quais palavras perderam o trema?

Todas sem trema: aguentar, arguir, arguição, averiguemos, apaziguemos, bilíngue, cinquenta, consequência, consequente, delinquência, delinquente, deságue, enxágue, frequência, frequente, linguiça, pinguim, quinquagésimo, quinquênio, quinquenal, sagui, sequência, sequestro, tranquilo.

O que perdeu o acento?

Palavras que perderam o acento com o novo acordo ortográfico
  • Paroxítonas com os ditongos “oi” e “ei” ideia. ...
  • Paroxítonas com o “u” e “i” tônicos após ditongo. feiura. ...
  • Palavras terminadas em “eem” e “oo(s)” voo. ...
  • Palavras que não possuem mais acento diferencial. pára (verbo) e para (preposição) ...
  • Presente do indicativo.

Quem criou o trema?

No francês começou a ser usado no século XVI, e mantém-se até hoje. Aparece por exemplo em palavras como maïs ('milho), para indicar que o a e o i são pronunciados em duas sílabas (/ma.is/) e não num só som como em mais ('mas', pronunciado /mɛ/). (Tréma na Wikipedia em francês.)

Qual é o som de Ë?

O Ë (minúsculo ë) é uma letra do alfabeto latino, consistindo em um E com um trema.

Qual é o som de ä?

A respeito dos ditongos, Ä é pronunciado como um E, p.

Quais foram as palavras que mudaram?

a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoo... b) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem...

O que mudou na nova ortografia?

Dentre as principais alterações, estão o acréscimo de letras no alfabeto oficial, a padronização para uso de maiúsculas e minúsculas em início de palavras, a abolição do sinal gráfico de trema, e alterações na acentuação gráfica e no uso do hífen.

Quais as palavras que mudaram a grafia com o tempo?

Alguns exemplos são as palavras fruto (em vez de fructo), sinal (signal), sábado (sabbado), tesouro (thesouro) idade (edade), igreja (egreja), máquina (machina), filosofia (philosofia), manhã (manhan) e química (chimica).

Qual é o acordo ortográfico mais recente?

O chamado novo Acordo Ortográfico é um tratado internacional que começou a ser discutido em 1990. No Brasil, foi adotado oficialmente apenas em 2009, passando a ser obrigatório em 2016.

Porque jibóia perdeu o acento?

Nos ditongos abertos éi e ói das paroxítonas o acento caiu. Assim, termos como: colméia, estréia, geléia, idéia, jibóia, heróico, platéia, jóia, apóio (de apoiar), dentre outras, ficam: colmeia, estreia, geleia, ideia, jiboia, heroico, plateia, joia, apoio.

Quais acentos caíram?

Foram acrescentadas aquelas três letrinhas ao alfabeto: K, W e Y, e caiu o trema. Sobre acentuação ela explica que somente as paroxítonas perderam os acentos. "O primeiro grupo de acentos que caiu foi o das duplinhas EEM e OO.

Como ficou o uso do trema com o Novo Acordo Ortográfico?

No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o uso do trema não é mais empregado: nem em palavras portuguesas nem em palavras aportuguesadas. Atenção: em palavras como mülleriano (de Müller) e hübneriano (de Hübner) o uso do trema ainda deve ser feito, pois se trata de nomes próprios estrangeiros.

Como se escreve Melancia na nova ortografia?

Como se escreve melancia? Quando bater aquela dúvida se melancia tem acento ou não, saiba que ela está livre do acento circunflexo. Como a palavra é uma paroxítona terminada em hiato (me-lan-ci-a), não carrega acento.

Qual o nome dos pingos no U?

O trema – o fim dos pingos na letra “u”!

Quais são os 3 acentos diferenciais?

Segundo o Acordo Ortográfico, são mantidos como obrigatórios: a)o acento diferencial de tonicidade que distingue pôr (verbo) de por (preposição); b)o acento diferencial de timbre que distingue pôde (3ª pessoa do singular do pretérito perfeito) e pode (3ª pessoa do singular do presente do indicativo) do verbo poder.

Porque voo não tem mais acento?

A forma correta é voo. É um nome que não necessita de acento circunflexo para assinalar a vogal tónica o, fechada, na penúltima sílaba. O mesmo se aplica a outros casos, como, por exemplo, à palavra enjoo.

Tem no plural perdeu o acento?

nada muda na acentuação dos verbos ter, vir e seus derivados. Eles continuam com o acento circunflexo no plural (eles têm, eles vêm) e, no caso dos derivados, com o acento agudo nas formas que possuem mais de uma sílaba no singular (ele detém, ele intervém).

Artigo anterior
Como emitir a Guia do seguro desemprego?
Artigo seguinte
Quanto custa uma sessão de lipo enzimática?