O que aconteceu ao líder da revolta de Felipe dos Santos?

Perguntado por: Martim Nelson de Barros  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (20 avaliações)

Após acalmar e fazer promessas aos revoltosos, o conde ordenou às tropas para que invadissem a vila. Os líderes foram presos e suas casas incendiadas. Felipe dos Santos, considerado líder, foi julgado e condenado à morte por enforcamento.

O que aconteceu na revolta de Felipe dos Santos?

A chamada Revolta de Filipe dos Santos é também conhecida pelos historiadores como Revolta de Vila Rica, por ter ocorrido nesta cidade, hoje sendo a cidade de Ouro Preto.

Quem foi o líder da revolta de Felipe dos Santos?

Felipe dos Santos Freire, considerado o líder da Revolta de Vila Rica, era um rico fazendeiro e tropeiro – dono de tropas de mulas que faziam transporte de mercadorias. ... Felipe dos Santos realizava comícios revolucionários, onde defendia o fim das Casas de Fundição e da diminuição da fiscalização da Coroa Portuguesa.

Quem foi o líder da Revolta de Vila Rica?

A revolta obteve, do governador dom Pedro Miguel de Almeida Portugal, Conde de Assumar, uma enérgica reação que culminou com a execução do principal líder, Filipe dos Santos.

Como aconteceu e como terminou a Revolta de Vila Rica?

A Revolta de Vila Rica chega ao fim

Diante disso, em 17 de julho de 1720, o Conde de Assumar decretou a prisão dos líderes da Revolta, após conseguir reunir cerca de 1500 homens armados que se dirigiram para Vila Rica. Logo, em apenas dois dias, a rebelião foi reprimida e seus líderes presos.

Revolta de Filipe dos Santos - REVOLTAS NATIVISTAS #9 (ou Revolta de Vila Rica)

43 questões relacionadas encontradas

Quando aconteceu a revolta da Vila Rica?

Transcorrendo entre junho e julho de 1720, esta revolta na Capitania de São Paulo e Minas do Ouro trazia a marca de uma situação comum na região, onde funcionários régios se viam obrigados, muitas vezes, a se dobrarem diante das vontades da elite local, principalmente com relação à administração régia e à cobrança de ...

Como foi o fim da Revolta de Beckman?

A Revolta de Beckman foi uma revolta popular que aconteceu no Estado do Maranhão e do Grão-Pará entre 1684 e 1685. ... A rebelião acabou sendo esmagada por tropas enviadas por Portugal pouco mais de um ano depois de iniciada e seus principais líderes foram duramente punidos.

Quem lutou na Sedição de Vila Rica?

Felipe dos Santos foi morto porque ele e sua tropa demoliram as casas de fundição. Por seu caráter nativista e de protesto contra a política metropolitana, muitos historiadores consideram este movimento como um embrião da Inconfidência Mineira (1789).

Quais os participantes da Revolta de Vila Rica?

Com essa insatisfação, em julho de 1720, os sediciosos deram início à Revolta de Vila Rica. Os grupos armados formados por escravos e homens livres desceram dos morros ao redor para o centro cidade, onde invadiram casas para ampliar o apoio à luta.

Quem participou da Revolta de Filipe dos Santos?

O grupo, liderado pelo tropeiro Filipe dos Santos, reivindicava o fechamento das casas de fundição. Prometendo atender a demanda do grupo, o levante retornou à Vila Rica à espera das ações do governador. No entanto, isso serviu para que as tropas portuguesas se organizassem contra os revoltosos.

Quais os motivos dessa revolta?

Dentre as principais causas da revolta podemos apontar:
  • As disputas políticas e territoriais, motivadas pelas elites do Grão-Pará;
  • as elites provinciais queriam tomar as decisões político-administrativas da província;
  • descaso do governo regencial para com os habitantes do Grão-Pará;

Quais foram os grupos sociais que se confrontavam na revolta de Felipe dos Santos?

O conflito. Os paulistas e os emboabas se confrontaram entre 1708 e 1709.

O que era a lei da derrama?

No Brasil Colônia, a derrama era um dispositivo fiscal aplicado no estado de Minas Gerais a partir de 1751 a fim de assegurar o piso de 100 [cem] arrobas anuais na arrecadação do quinto. O quinto era a retenção de 20% do ouro em pó ou folhetas ou pepitas que eram direcionadas diretamente à Coroa Portuguesa.

Quais foram os desfechos da Revolta de Beckman e da Guerra dos Mascates?

Desfecho e consequências

Como ato de Gomes Freire, o novo governador, os políticos que haviam sido depostos na revolta tiveram seus cargos restituídos. Os envolvidos na revolta foram caçados, presos e julgados. A respeito dos irmãos Beckman, Manuel foi condenado à forca em 1685, por ter liderado o movimento.

Qual foi a reivindicação da Revolta de Beckman?

A Revolta de Beckman foi uma revolta nativista que aconteceu na cidade de São Luís, entre os anos de 1684 e 1685, sendo motivada pela insatisfação, sobretudo dos homens-bons, com as medidas tomadas pela administração colonial na questão do comércio e da obtenção de trabalhadores escravos.

Quem foi o líder da Revolta de Beckman?

Na véspera da procissão de Nosso Senhor dos Passos, liderados pelos irmãos Manuel e Tomás Beckman, os rebeldes tomam a cidade de São Luís no dia 25 de Fevereiro de 1684 e uma vez no poder, instauram uma junta de governo composta por representantes dos três segmentos sociais, sendo eles os latifundiários, o clero e o ...

Quando e onde aconteceu a Conjuração Mineira?

A Inconfidência Mineira foi um movimento separatista que aconteceu 1789 em pleno ciclo do ouro, organizado pela capitania de Minas Gerais. Foi resultado de uma insatisfação da elite daquela capitania, por conta da política de altos impostos que estavam sendo cobrados pela Coroa Portuguesa.

Quais foram os grupos sociais que participaram da Conjuração Baiana?

Aderiram e participaram do movimento, homens brancos mulatos, negros livres e escravos. Mas a presença de um contingente expressivo de alfaiates fez com que a Conjuração baiana ficasse conhecida também como a "revolta dos Alfaiates".

Quais foram os grupos sociais que participaram da Conjuração Mineira?

I – Inspirados pelas idéias iluministas, os conjurados mineiros defenderam a liberdade do comércio e a independência da região das minas. II – Dentre os grupos sociais envolvidos no movimento, destacaram-se os proprietários de lavras e de terras, oficiais militares, clérigos, letrados e escravos.

Qual o principal motivo da revolta dos Cabanos?

Cabanagem, Cabanada ou Guerra dos Cabanos foi uma revolta ocorrida entre 1835 a 1840 na antiga província do Grão-Pará (atualmente Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia). Esse movimento teve como causa a extrema pobreza pela qual a região passava e o abandono político após a Independência do Brasil.

Quais foram os motivos da revolta dos cipaios?

Uma das grandes causas da revolta foi o alistamento obrigatório de jovens indianos no exército da "Companhia Britânica das Índias Orientais", a qual representava a Coroa Inglesa na Índia. Estes soldados deveriam garantir toda segurança do transporte e comercialização dos produtos que circulavam na colônia.

Qual foi o principal motivo da revolta da Balaiada?

A Balaiada foi uma revolta que eclodiu na província do Maranhão, entre os anos de 1838 a 1841. ... As causas da revolta estão relacionadas às condições de miséria e opressão a que estava submetida a população pobre da região. Nesta época, a economia agrária do Maranhão atravessava um período de grande crise.

O que aconteceu com os revoltosos?

Os revoltosos presos foram julgados e condenados, porém recorreram ao Supremo Tribunal de Justiça. Em 1840, d. Pedro II foi coroado imperador e anistiou os sabinos. Os réus livraram-se da condenação à morte, mas foram obrigados a mudar-se para lugares distantes da Bahia, como Goiás e Mato Grosso.

O que aconteceu com os revoltosos da Inconfidência Mineira?

As sentenças foram variadas e algumas das penas foram: degredo para a África, prisão perpétua e morte por enforcamento. Tiradentes e muitos outros foram condenados à morte por enforcamento, mas, antes de execução da pena, uma carta enviada por d.

Artigo anterior
O que fazer quando o acordo judicial não é cumprido?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre CPT e CPTu?