O que aconteceria se entrasse em Júpiter?

Perguntado por: Duarte Miranda  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (21 avaliações)

Quem caísse de páraquedas em Júpiter ou Saturno entraria em uma atmosfera gasosa, que fica densa até virar líquido. O núcleo é feito de gelo e metais.

O que aconteceria se você caísse em Júpiter?

Eis um bom candidato a núcleo de Júpiter. (Corajoso da parte do hidrogênio, já que você não exibiria propriedade alguma sob tão pressão – a verdade é que qualquer ser humano deixaria de existir quase instantaneamente se caísse em Júpiter.) O fato é que só podemos sondar o interior de Júpiter de maneira indireta.

Como seria estar dentro de Júpiter?

Caso o interior de Júpiter fosse oco, caberiam 1300 Terras dentro dele. É um planeta gasoso, como Saturno, Urano e Netuno. Júpiter possui a maior velocidade de rotação entre os planetas do Sistema Solar. A força gravitacional em Júpiter é de 22,9 m/s², enquanto na Terra essa força é de 9,8 m/s².

É possível atravessar Júpiter?

Apesar de não ser possível pousar em Júpiter, é possível aterrissar nas luas de Galileu, levando à possibilidade de exploração humana tripulada. Os principais alvos são Europa, devido à possibilidade de vida e oceanos, e Calisto, devido à sua pequena dose de radiação.

Porque não podemos viver em Júpiter?

Esses planetas não têm a superfície rochosa de que necessitamos para viver, portanto não serão nossas futuras casas. Porém, algumas das luas destes planetas têm características interessantes. Júpiter tem uma das luas mais intrigantes do Sistema Solar, Europa.

O Que Aconteceria Se Você Caísse em Júpiter?

38 questões relacionadas encontradas

Porque Júpiter é o planeta mais perigoso?

Por que Júpiter é perigoso

#5 - Campo magnético poderoso Júpiter é muito maior do que a Terra (tem cerca de 300 vezes mais massa do que nosso planeta). Ainda assim, dá uma volta em torno de si mesmo em apenas 10 horas, o que gera um campo magnético descomunal em sua volta (20 mil vezes mais forte que o da Terra!).

É possível pisar em um planeta gasoso?

Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.

É possível pisar em Saturno?

Ele é classificado como um gigante gasoso, porque é composto basicamente por gases (hidrogênio e hélio). Isso significa que Saturno não tem uma superfície sólida, ou seja, não existe ali um 'chão' para se pisar: se fizéssemos isso, iríamos afundar, afundar e afundar.

O que acontece se um meteoro atingir um planeta gasoso?

Em um planeta gasoso, a atmosfera vai ficando cada vez mais densa conforme se desce, o que faz com que o meteoro exploda. Se ele for grande e denso, o suficiente para não ser desintegrado pelo atrito, vai se desacelerando até parar em uma profundidade em que a densidade do gás do planeta seja igual à sua.

Quanto tempo leva para ir da Terra a Júpiter?

A viagem da sonda, movida por energia solar, até Júpiter durou quase cinco anos. Segundo a Nasa, Juno deve desacelerar para uma velocidade de 542 metros por segundo no intuito de ser capturada pela órbita do planeta.

Quantas vezes a terra cabe dentro de Júpiter?

O maior planeta do Sistema Solar é Júpiter. Dentro dele cabem mais de 1.000 planetas iguais à Terra!

Qual é a temperatura de Júpiter?

Júpiter: O maior Planeta

Os astrônomos estimam que a temperatura central seja de 20.000 graus Celsius, cerca de três vezes maior que a temperatura do centro da Terra. Acredita-se que o forte campo magnético do planeta seja gerado por correntes elétricas produzidas por hidrogênio pressurizado no manto.

Qual planeta não tem chão?

Mesmo assim, Saturno continua sendo o planeta menos denso de nosso Sistema Solar — densidade cerca de 30% menor que a da água. Saturno não tem uma superfície definida e, por girar tão rápido em seu eixo, assume o formato de esferoide oblato, com aparência “achatada” nos polos e convexo na região do equador.

O que aconteceria se um planeta gasoso colidisse com a Terra?

O planeta rochoso acabaria achatado ao atingir a atmosfera do gigante e chegaria ao núcleo em um período entre meia e uma hora depois da colisão. A energia gerada pelo impacto poderia ter vaporizado boa parte do núcleo.

O que acontece se um meteoro atingir o sol?

A explosão pode até causar terremotos que enviam ondulações pela atmosfera. Aqui na Terra, provavelmente detectaríamos erupções de luzes UV e raios-x. A colisão desencadearia tanta energia quanto uma erupção magnética ou ejeção de massa coronal, mas sobre uma área muito menor.

O que acontece quando cai um cometa?

Conforme os cometas se aproximam do Sol, a energia solar começa a evaporar o gelo, emitindo gases e poeira e, assim, criando a sua cauda característica. Alguns têm órbitas regulares, mas outros são vistos apenas uma vez. Um dos cometas mais famosos é o Halley.

O que tem dentro de Saturno?

Saturno é formado predominantemente por hidrogênio, hélio em menores proporções e uma quantidade muito pequena de metano. O seu núcleo, em contrapartida, é denso e solidificado, envolto por hidrogênio líquido metálico e hidrogênio líquido. Mesmo com essa composição, a densidade de Saturno é menor do que a da água.

É possível ver os anéis de Saturno da Terra?

A olho nu, não é possível ver os anéis, as luas e os detalhes de planeta, sendo necessária utilização de telescópio para observar estes aspectos. Apesar da proximidade máxima, Saturno ainda ficou em torno de 1,34 bilhão de quilômetros de distância da Terra. Em média, essa longitude é de 1,5 bilhão de quilômetros.

O que significa ser um planeta gasoso?

Os planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Apresentam uma atmosfera gasosa e são os maiores do sistema. Planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar e são formados por gases, como o nome sugere. Também são conhecidos como planetas gigantes ou jovianos.

Como funcionam planetas gasosos?

Os planetas gasosos são compostos por gases que, em função das baixas temperaturas, encontram-se em estado sólido. São eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. ... As camadas do planeta são compostas por hélio em forma líquida e hidrogênio molecular, sua atmosfera se formou com hidrogênio e hélio gasoso.

Como seria a vida em um planeta gasoso?

Após percorrer pouco mais de 150 quilômetros através da atmosfera jupteriana, a gente se depararia com temperaturas de mais de 150 °C e pressão equivalente a 23 atmosferas terrestres. Depois de 500 quilômetros, chegaríamos a uma camada de nuvens de amônia e perderíamos quase que completamente a visibilidade.

Porque Júpiter emite radiação?

A ação da magnetosfera jupiteriana atrai e acelera partículas, produzindo cinturões de radiação em torno do planeta, semelhantes aos cinturões de Van Allen da Terra, mas milhares de vezes mais poderosos.

Artigo anterior
Faz mal comer chocolate no café da manhã?
Artigo seguinte
Estou com tosse a mais de um mês o que pode ser?