O que acontece se uma empresa emitir um recibo como nota fiscal?

Perguntado por: Ângelo Vicente Gaspar Azevedo Machado  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (41 avaliações)

Quando a empresa emite o recibo como se este fosse a nota fiscal está sujeito às medidas do artigo 1 da lei 8.137/1990 para sonegação de impostos, que pode gerar: Multas de até 75% do valor da nota omitida; Perda da garantia de produtos para o cliente; Visão negativa associada à empresa.

Qual a diferença de um recibo para uma nota fiscal?

A diferença entre recibo e nota fiscal é que o primeiro dá quitação de dívida, atestando o pagamento de serviço ou produto; já a nota fiscal comprova também o direito de posse do bem comercializado – e por isso mesmo é a única que vale para transportes.

O que pode substituir a nota fiscal?

O Recibo Provisório de Serviços (RPS), é um documento que tem como função substituir a NFS-e temporariamente. O objetivo é evitar que você tenha problemas com o Fisco e ainda pague juros e multas por não ter emitido o documento na data correta.

É crime vender nota fiscal?

O artigo 172 do Código Penal qualifica como crime “emitir fatura, duplicata ou nota de venda que não corresponda à mercadoria vendida, em quantidade ou qualidade, ou ao serviço prestado”, com pena de 2 a 4 anos de prisão e multa.

Como fazer um recibo de nota fiscal?

Etapas de elaboração de um Recibo
  1. Dê um nome ao documento. Coloque um nome no cabeçalho da folha em branco: “Recibo”, “Recibo de pagamento”, ou “Declaração de pagamento”.
  2. Descreva o recebimento. ...
  3. Valores em números e por extenso. ...
  4. Não esqueça do local, data e assinatura.

Nota fiscal ou recibo? Planejamento Tributário

42 questões relacionadas encontradas

Como se faz recibo?

Quais são os dados que devem constar no recibo?
  1. Data em que foi realizado o pagamento ou a transação;
  2. Dados de quem recebeu o valor: nome, endereço, CPF etc.;
  3. Dados de quem realizou o pagamento;
  4. Descrição do pagamento: qual foi o serviço realizado e o produto comprado;
  5. Descrição da quantidade ou número da parcela;

Como comprovar pagamento de nota fiscal?

Existem vários tipos de documentos fiscais e contábeis para comprovar pagamentos. Se para um cliente é emitida uma nota fiscal, por exemplo, para um prestador de serviços autônomo pode ser emitido um recibo.
...
São elas:
  1. data da transação;
  2. valor;
  3. forma de pagamento;
  4. nome do fornecedor;
  5. descrição do que foi comprado.

Porque vender com nota fiscal?

A nota fiscal é uma poderosa ferramenta para melhorar o controle contábil da empresa. Isso acontece porque, se corretamente arquivados, esses documentos funcionam como um histórico facilmente acessível das vendas. Até há algum tempo, ter esse histórico demandava muito tempo e investimento.

Qual é o crime de sonegação fiscal?

O crime de sonegação consiste no ato de deixar de declarar ou mentir para as autoridades fiscais, no intuito de não pagar ou pagar menos impostos.

Como vender um produto com nota fiscal?

A nota fiscal é um documento obrigatório.
...
A nota fiscal de produtos sempre exigirá as seguintes informações:
  1. Informações básicas da empresa: nome fantasia, razão social, CNPJ, endereço, inscrição estadual, municipal entre outros;
  2. Informações do destinatário: CPF ou CNPJ do cliente, nome completo e endereço;

O que serve como nota fiscal?

Para que serve a nota fiscal? A nota fiscal serve com um documento comprobatório de todas as trocas comerciais, que tem como intuito de oficializar as transações e controlar o recolhimento de impostos.

Para que serve o RPS?

O Recibo Provisório de Serviços – RPS é o documento que deverá ser usado por emitentes da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e no caso de eventual impedimento da emissão “on-line” da nota. Também poderá ser utilizado pelos prestadores sujeitos à emissão de grande quantidade de NFS-e (Ex: estacionamentos).

Qual a diferença entre RPA e nota fiscal?

Além disso, existe uma grande diferença que você precisa saber que é que o Recibo ou a RPA são emitidos pelo contratante, enquanto a NF de Serviço deve ser emitida pelo contratado.

Qual é a importância de pedir recibos?

Emitir comprovantes de pagamento é de grande importância para ocasiões em que você está vendendo algum produto ou prestando algum serviço para seus clientes. Assim, caso ocorra um problema, a transação financeira estará documentada e validada para as devidas resoluções.

Qual a diferença entre Nota Promissória e recibo de pagamento?

Diferentemente dos outros tipos de recibos, a nota promissória não confirma que um pagamento foi feito, mas, sim, garante que a pessoa se compromete a fazê-lo no futuro, em uma data que vem definida nesse título de crédito. Assim, quando o pagamento é feito, a nota é devidamente quitada.

Qual a punição para sonegação de impostos?

Neste caso a multa é de 75% do valor total sonegado mais juros moratórios, pois fica implícito a má-fé do empresário e o objetivo de fraudar o governo. No segundo caso, quando a empresa reconhece o próprio erro e informa a receita, a multa cai para 20% do valor total devido, mais os juros.

Quais os tipos de crimes fiscais?

Um crime tributário é, em linhas gerais, uma fraude no acerto de contas relativas aos tributos devidos ao Estado. Estão nesse escopo a sonegação fiscal, o conluio, a não emissão de notas fiscais em processos comerciais e o ato de fraudar ou inutilizar documentos e livros fiscais.

O que é o crime de descaminho?

Descaminho é um crime de ordem tributária, definido como “iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada [no País], pela saída [do País] ou pelo consumo de mercadoria”.

Quais produtos devem ter nota fiscal?

Uma empresa pode gerar uma nota fiscal de remessa para o envio de amostras grátis, brindes, produtos para conserto, consignação ou demonstração, doações ou de itens para industrialização. O documento serve para facilitar a procedência da carga em eventuais fiscalizações.

Quando posso exigir nota fiscal?

Qual o prazo para solicitar nota fiscal? O prazo para solicitar nota fiscal é de até 5 anos. Dentro desse período, o emissor deve guardar todos os documentos fiscais emitidos, seja para fornecer novamente aos clientes, seja para apresentar em casos de fiscalização.

Precisa de nota fiscal para vender no Instagram?

O importante, nesse caso, é saber que se você vende um produto físico, como roupas, livros, cosméticos, você deve gerar a Nota Fiscal de Produto (NF-e) pelo sistema da Sefaz (Secretaria da Fazenda do seu estado). Por outro lado, se você presta algum tipo de serviço, você precisa emitir a Nota Fiscal de Serviço (NFS-e).

Quem emite recibo de pagamento?

Ele deve ser emitido por pessoas físicas e jurídicas em qualquer transação financeira. Se você é um prestador de serviços também pode emitir um recibo de pagamento, dando mais segurança a todas as partes. Algumas informações são muito importantes e devem constar no seu modelo de recibo de pagamento.

Como se faz um recibo de pagamento?

O que deve constar no recibo?
  1. Título (“recibo de pagamento”, “recibo de pagamento a prestador de serviço” etc.);
  2. Dados de quem recebeu o valor (nome, endereço, CPF etc.);
  3. Dados de quem realizou o pagamento (nome, endereço, CPF etc.);
  4. Descrição do produto ou serviço referente ao pagamento;
  5. Valor que foi recebido;

Como comprovar uma venda?

Transportadora (assinatura digital): nota fiscal eletrônica + comprovante de recebimento assinado + código de rastreamento; Aéreo: conhecimento aéreo com os dados da mercadoria assinado pelo recebedor + nota fiscal; Entregas pessoais: recibo assinado pelo recebedor + histórico de negociação.

Como fazer um recibo no celular?

Recibo Grátis: crie e imprima recibos usando preenchimento automático. Recibo Grátis é um aplicativo que permite criar e imprimir recibos. De fácil utilização, o programa pode ser usado por qualquer pessoa para realizar a emissão e impressão de recibos, sem precisar de treinamento.

Artigo anterior
Porque o ar condicionado me faz tossir?
Artigo seguinte
O que é ser legislador?