O que acontece se o psicólogo quebrar o sigilo?

Perguntado por: Pedro Filipe de Pereira  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (63 avaliações)

Conforme Código de Ética do Profissional Psicólogo: ... Parágrafo único – Em caso de quebra do sigilo previsto no caput deste artigo, o psicólogo deverá restringir-se a prestar as informações estritamente necessárias.

Quais os riscos quando ocorre quebra de sigilo profissional?

154 o crime de violação do segredo profissional quando “revelar a alguém, sem justa causa, segredo de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão e cuja revelação possa produzir dano a outrem”(8:558). A pena, nesse caso, é de detenção de três meses a um ano ou multa(8).

Quais as penalidades para quem descumprir o Código de Ética do profissional do psicólogo?

Multa; Censura pública; Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia; cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia.

É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional?

Art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

O que um psicólogo não pode fazer?

O Psicólogo é proibido pelo Código de Ética de usar sua profissão para induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito.

O Psicólogo pode quebrar o sigilo?

26 questões relacionadas encontradas

Quem o psicólogo não pode atender?

O Código de Ética dos Psicólogos não proíbe claramente que sejam atendidos familiares ou amigos, a decisão sobre atender ou não vai de acordo com o bom senso do profissional.

Quando a psicoterapia faz mal?

Sim. Terapia é um processo de mudança que, se conduzido de maneira inadequada, pode causar sérios danos. Exemplos extremos de consequências desastrosas que a terapia mal conduzida pode produzir são a piora dos transtornos psiquiátricos existentes e o aparecimento ou exacerbação da ideação suicida.

Qual é a função de um psicólogo?

Qual o papel do psicólogo? A Psicologia busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história, e o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.

Qual o Código de Ética Profissional do psicólogo?

Respeitar e promover a liberdade

Um dos princípios da ética do psicólogo é que ele deve trabalhar para respeitar e promover a liberdade. ... O respeito e a promoção da liberdade devem prevalecer na sua relação com os usuários dos serviços de Psicologia.

Qual o objetivo do sigilo profissional?

O sigilo profissional trata de uma informação a ser protegida, impõe uma relação entre privacidade e publicidade, cujo dever profissional se estabelece desde a se ater ao estritamente necessário ao cumprimento de seu trabalho, a não informar a matéria sigilosa.

Quais são as penalidades disciplinares explícitas no Código de Ética?

139 Aplicam-se às infrações disciplinares ordinárias e éticas as seguintes penalidades: a) advertência; b) multa, no valor de 1 (uma) a 5 (cinco) anuidades no caso de infração praticada por pessoa natural e de 1 (uma) a 10 (dez) anuidades no caso de infração praticada por pessoa jurídica, tendo como referência o valor ...

Em qual situação o Código de Ética Profissional do Psicólogo prevê a possibilidade de quebra do sigilo profissional?

A quebra do sigilo é prevista quando a(o) Psicóloga(o), de forma fundamentada, identificar a necessidade visando ao menor prejuízo, bem como observar os casos previstos em lei (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Estatuto do Idoso, Declaração Universal de Direitos Humanos, entre outros).

Como denunciar um psicólogo por falta de ética?

O CFP é instância de recurso nos julgamentos de processos éticos e, por isso, denúncias sobre a atuação profissional de psicólogos deverão ser encaminhadas para o Conselho Regional de Psicologia da região em que este psicólogo esteja atuando.

Quando pode haver quebra de sigilo profissional?

Quebrar o sigilo profissional poderá representar um delito, conforme o art. 154 do Código Penal: “Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a alguém”.

Quando devemos quebrar o sigilo profissional?

O sigilo médico pode ser interrompido quando:
  • há a autorização, por escrito, do paciente ou, ainda, de seus responsáveis (quando se trata de crianças ou de adultos que não podem responder por si mesmos);
  • exigência por parte da justiça;
  • casos de doenças contagiosas;
  • suspeita de abuso ou agressão em idosos ou crianças;

O que é o sigilo profissional e qual a pena em caso de descumprimento?

O descumprimento de sigilo também é um crime, previsto no art. 325 do CP, cabendo a punição estatal. No caso, a pena seria a detenção de seis meses a dois anos ou a multa.

Quantos Códigos de Ética tem a Psicologia?

O Quadro 1 exibe os Princípios Fundamentais dos quatro Códigos de Ética. Percebe-se que os Códigos de 1975 e 1979 são semelhantes e que grande mudança houve em 1987. O Código de 2005 guarda muita semelhança com o de 1987, porém, ampliando a questão da atuação em contextos sociais diversos.

Quais são os códigos de ética profissional?

O código de ética deve conter normas que abordem no mínimo quatro áreas: competência, sigilo, integridade e objetividade. O código de ética permite que a profissão de contados declare seu propósito de: cumprir as regras da sociedade, servir com lealdade e diligência, respeitar a si mesma.

Quais são os códigos de ética?

Os códigos mais conhecidos no Brasil são os de medicina, enfermagem, psicologia e o da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Cada um deles especifica o papel dessas profissões na sociedade e a importância do respeito a dignidade humana no exercício de cada um desses trabalhos tão importantes.

O que o psicólogo deve fazer?

Segundo o Código de Ética Profissional dos Psicólogos, este profissional deve ser, em todos os momentos, respeitoso, responsável, honesto, sincero, prudente, competente e garantir a “solidez da fundamentação objetiva e científica das suas intervenções”.

O que um psicólogo pode fazer?

As 12 principais áreas de atuação da Psicologia
  1. Psicologia Educacional. ...
  2. Psicologia Organizacional ou Empresarial. ...
  3. Psicologia Esportiva. ...
  4. Psicologia do Trânsito. ...
  5. Psicologia Clínica e Hospitalar. ...
  6. Psicologia Social. ...
  7. Psicologia Ambiental. ...
  8. Neuropsicologia.

É normal ficar mal depois da terapia?

"Algumas sessões de terapia são particularmente desafiadoras e podem até provocar reações físicas como dores musculares, de cabeça e de estômago, fadiga, sonolência e até dificuldade para pensar e agir", confirma a psicóloga Márcia Maria de Oliveira Zuzarte, membro da SBPSP (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São ...

É normal se sentir mal depois da terapia?

Segundo o psicólogo Andrew Keefe, “há uma infinidade de razões pelas quais você pode se sentir pior depois de iniciar a terapia. O mais comum é que ela o coloca em contato com o que você realmente sente”. Tal situação acontece, pois somos expostos a emoções que tínhamos ignorado como forma de proteção.

Quando a terapia não resolve?

Há casos de psicoterapia em que mudanças não acontecem. ... A não mudança, nesses casos, é exatamente o ganho obtido na psicoterapia. Mas o paciente não sabe disso antes de algum tempo de angústias exacerbadas pela própria terapia. É o típico caso em que o paciente fica com a sensação de que a terapia não está funcionando.

O que é vedado ao psicólogo?

2º – Ao psicólogo é vedado: a. Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão; b.

Artigo anterior
Qual a importância da Ceua para as instituições de ensino?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre preconceito e estigma?