O que acontece se desligar uma usina nuclear?

Perguntado por: Cátia Lorena Rodrigues de Moreira  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (63 avaliações)

Na verdade, quando se desliga um reator nuclear se interrompe a reação nuclear em cadeia e 99% da geração de calor. O problema é o 1% de calor restante, que não se consegue desligar, gerado pela radiação dos fragmentos de fissão, que são as partes em que o urânio foi dividido decorrente da fissão nuclear.

É possível desligar uma usina nuclear?

Teoricamente, ao atingir o fim de sua vida útil, uma usina nuclear deverá ser desmontada como qualquer outro equipamento inservível.

Como parar uma usina nuclear?

O objetivo final do desmantelamento de uma usina nuclear é um terreno limpo. Quando todos os prédios forem postos abaixo, todos os resíduos forem eliminados ou depositados, e a medição da radiatividade estiver concluída e esta estiver dentro dos limites, o terreno poderá ser vendido para a construção de uma fábrica.

Quais são os perigos da usina nuclear?

Alterações na produção do sangue; Diminuição da resistência imunológica; Surgimento de diversas doenças, como o câncer, alterações gastrintestinais, problemas na medula óssea; Infertilidade e má-formação dos órgãos reprodutores e de fetos submetidos à alta radiação.

O que aconteceria se a usina nuclear de Angra explodisse?

A liberação de radiação atingiria a água do rio. O gás em função das condições atmosféricas poderiam ser espalhados a várias centenas e mesmo milhares de quilômetros, atingindo as aves e animais e populações ribeirinhas.

O Problema da Energia Nuclear

37 questões relacionadas encontradas

Qual a chance de uma usina nuclear explodir?

Nunca uma usina poderá explodir tal qual uma bomba atômica. ... Ou seja, o urânio que se presta a fissão nuclear (reação química com quebra do núcleo de um átomo com a liberação de grande quantidade de energia) no reator de uma usina, o urânio 235, tem uma concentração em torno de 3 a 5%.

Pode acontecer um acidente nas usinas de Angra Ie II igual ao que aconteceu na usina de Chernobyl por quê?

"São tecnologias completamente diferentes. O acidente que ocorreu em Chernobyl é impossível de ocorrer em um reator PWR, porque água não pega fogo", explica Pinguelli. "O que pode ocorrer (no reator PWR) é uma explosão de vapor, que espalhe material radioativo no ambiente", completa o pesquisador.

Quais as desvantagens das usinas nucleares?

DESVANTAGENS
  • Os acidentes tem sérias consequências. ...
  • Uma grande desvantagem é a gestão de resíduos nucleares. ...
  • O investimento inicial de uma usina nuclear é muito alto.
  • Ao contrário de outras opções de energia, a energia nuclear não é renovável porque o urânio deve ser extraído e não é regenerado.

Quais as consequências da poluição nuclear?

Para nós humanos, pode causar mutações, deficiências, diversas patologias, por ser tóxico ao nosso organismo. E a consequência são patologias como infecções, hemorragia, cânceres, perturbações mentais, distúrbios respiratórios e circulatórios e deformidades crônicas.

Quanto tempo dura um reator nuclear?

Com base em modelos matemáticos, se estabeleceu que um reator tem vida útil média de cerca de 40 anos, agora de 60. É em cima desse prazo que se fixa o custo da energia nuclear.

Quanto custa a manutenção de uma usina nuclear?

Só o custo de manutenção ao longo deste século de operação está previsto em US$ 9 bilhões. Os custos de implantação, operação e manutenção deste depósito nuclear serão integralmente pagos pelos contribuintes norte-americanos. Nem um único centavo será pago pela indústria nuclear.

O que deve ser feito com o lixo nuclear?

Os rejeitos de usinas nucleares são colocados em recipientes especiais e descartados em locais com revestimento de concreto, devendo permanecer confinados por um período longo que varia de 50 a 300 anos. No Brasil, este tipo de descarte é realizado nas mineradoras e em institutos energéticos.

Como é o funcionamento de uma usina nuclear?

O princípio básico de funcionamento de qualquer usina térmica é igual: a queima do combustível fóssil ou a fissão do combustível nuclear produz calor. O calor aquece a água, transformando-a em vapor. O vapor movimenta uma turbina, à qual está acoplado um gerador elétrico, que produz eletricidade.

Qual é a função do moderador utilizado nos reatores nucleares?

O urânio-233 e o plutónio-239 têm de ser produzidos artificialmente. O moderador é normalmente constituído por água, água pesada, grafite e berílio, e tem como função controlar a reação nuclear em cadeia, através da introdução das chamadas barras de comando (elementos feitos de cádmio, boro, háfnio, entre outros).

Qual o processo de obtenção de energia nuclear?

Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se divide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual dois ou mais núcleos se unem para produzir um novo elemento.

Quais são as causas da poluição nuclear?

A poluição radioativa, que também é chamada de nuclear, é a poluição de resíduos de materiais radioativos. Esses resíduos, chamados de lixo radioativo, são originados nas usinas nucleares pelo processo de produção de energia nuclear ou energia atômica.

Qual o maior problema do lixo nuclear?

Danos que o lixo radioativo pode causar

Entre os principais danos que podem ocorrer, estão coisas como anemia, catarata, leucemia, hemorragia, problemas circulatórios e respiratórios.

O que causa acidentes nucleares?

Definimos acidentes nucleares como aqueles acidentes em usinas nucleares ou instalações que usam tecnologia nuclear. Esses acidentes podem ser causados ​​por falha técnica ou humana. Geralmente envolvem a liberação de produtos radioativos no meio ambiente.

Quais as vantagens e desvantagens de energia nuclear?

Vantagens e desvantagens da energia nuclear
  • Nível menor de poluição atmosférica. ...
  • Opção para países com poucos recursos hídricos. ...
  • Disponibilidade do combustível. ...
  • Imenso poder energético. ...
  • Área para construção reduzida. ...
  • Risco de acidente nuclear. ...
  • Poluição térmica. ...
  • Lixo nuclear.

Quais os pontos negativos e positivos da energia nuclear?

Energia Nuclear
  • Não libera gases estufa;
  • Exigência de pequena área para construção da usina;
  • Grande disponibilidade do combustível;
  • Pequeno risco no transporte do combustível;
  • Pequena quantidade de resíduos;
  • Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas)

Quais são os pontos positivos e negativos da usina nuclear?

Em meio á tantas discussões é importante considerar os pontos positivos e negativos que essa fonte de energia pode proporcionar, alguns aspectos positivos é que essas usinas nucleares possibilitam maior independência energética para os países importadores de petróleo e gás, como é o caso do Brasil, além desse fator ...

Qual a diferença entre as usinas de Angra e Chernobyl?

As usinas brasileiras são de um tipo diferente de Chernobyl. O reator usado em Angra 1 e Angra 2 é chamado PWR, onde o processo de fissão é controlado com água pressurizada. É o tipo de reator mais utilizado no mundo. Já o reator de Chernobyl usava grafite para controlar o processo.

Como as usinas atômicas Angra 1 e Angra 2 fazem o descarte do lixo nuclear que produzem?

O destino dos rejeitos varia de acordo com essa mesma relação. ... Equipamentos da usina que têm contato direto com o RAA são contaminados e se tornam rejeitos de média atividade (RMA). Cerca de mil vezes menos radioativo que o RAA, esse lixo é solidificado em concreto e confinado em barris metálicos.

Qual a maior usina nuclear do Brasil?

Com potência de 1.350 megawatts, Angra 2 é capaz de atender ao consumo de uma cidade de 2 milhões de habitantes, como Belo Horizonte. A usina conta com um reator de água pressurizada (PWR) de tecnologia alemã da Siemwns/KWU (hoje Areva NP), fruto de acordo nuclear entre Brasil e Alemanha, assinado em 1975.

Porque uma usina nuclear explode?

Na usina, esses tubos ficam em uma estrutura cheia de água, que é o núcleo do reator. Dentro da água, aqueles nêutrons emitidos em alta velocidade desaceleram. Uma vez mais lentos, eles agora conseguem atingir e se prender a outros átomos de urânio-235, tornando-se urânio-236, altamente instável.

Artigo anterior
Quais os sintomas da safena entupida?
Artigo seguinte
Qual ar condicionado para 20m2?