O que acontece se a pessoa tomar vários remédios ao mesmo tempo?

Perguntado por: Nádia Alexandra Gomes Araújo Matias  |  Última atualização: 23. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (14 avaliações)

Em casos de intoxicação grave, pode haver hipertensão arterial, tremores, tonturas, sonolência, confusão mental, convulsão, alucinações e palpitação. Outros tipos de medicamento que causam intoxicações graves, levando muitas vezes a óbito por overdose, são os antidepressivos, tranquilizantes e anticonvulsivantes.

O que acontece se eu tomar muitos remédios de uma vez?

A utilização prolongada do medicamento pode ocasionar reações colaterais e secundárias variadas: diplopia, distúrbios visuais, sonolência, parestesias, distúrbios de equilíbrio, leucopenia, neutropenia, erupções cutâneas e outros.

O que acontece se tomar várias pílulas diferentes?

As chamadas interações medicamentosas podem modificar e até anular o efeito dos remédios. Além disso, alguns alimentos também podem ser prejudiciais.

Quanto tempo dura uma intoxicação por medicamento?

O processo é evidenciado por sinais e sintomas ou mediante exames laboratoriais, a intoxicação pode ser aguda (Único ou Múltiplos contatos; Dentro de 24h; Efeitos imediato ou até 2 semanas) ou crônica (Exposição prolongada; Doses acumulativas; De 3 meses a anos).

O que é considerado uma superdosagem de medicamentos?

Hoje, abordamos a superdosagem de medicamentos, que acontece quando são ingeridas quantidades além daquela receitada por um profissional. Essa situação pode acontecer mesmo nos casos em que os remédios possuem menor concentração de substâncias e efeitos considerados brandos.

Sintomas de intoxicação por medicamentos | Coluna #83

22 questões relacionadas encontradas

O que acontece se tomar uma cartela de dipirona de uma vez?

O que acontece se ocorre uma superdosagem? Se alguém ingerir uma quantidade elevada, podem surgir náuseas, vômito, dor abdominal, comprometimento da função renal, vertigem, sonolência, queda brusca da pressão arterial e arritmia cardíaca.

O que acontece se tomar 3 comprimidos de dipirona de uma vez?

A superdosagem de dipirona pode causar náuseas, vômitos, dor abdominal e insuficiência renal. O uso exagerado de salicilatos, como o ácido acetilsalicílico (AAS), pode ocasionar náuseas, vômitos, dor de cabeça, tontura, zumbido, alterações de audição e visão, sudorese, sede, hiperventilação e diarréia.

Quais são os medicamentos que mais causam intoxicação?

De acordo com o levantamento, dez princípios ativos de medicamentos são identificados como os mais freqüentes nos casos de intoxicação. São eles: fenobarbital, diazepam, haloperidol, carbamazepina, bromazepam, fenilpropanolamina, benzodiazepínicos não identificados, paracetamol, fenilefrina e dipirona.

O que acontece se tomar 6 comprimidos de dipirona de uma vez?

A dipirona, outro analgésico bem popular, costuma ser mais segura, mas quando ingerida em quantidades superiores a 4 g por dia pode causar ardência, marcas e inchaço na pele.

Quais medicamentos não podem ser tomados juntos?

Não apenas o paracetamol não deve ser combinado, mas também outras substâncias, como o metronidazol, usado para tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). No caso deste, o álcool se mistura a um componente da fórmula e aumenta a toxicidade do composto, o que pode resultar até em óbito do paciente.

O que fazer para desintoxicar o organismo de medicamentos?

Desintoxicação
  1. Parar o opiáceo abruptamente e permitir que a abstinência ocorra normalmente (desintoxicação “na marra”)
  2. Substituir por uma droga semelhante, mas menos potente e, depois, reduzir gradualmente a dose e interromper a droga.

O que acontece se eu tomar uma cartela de Dorflex?

Em doses tóxicas podem ocorrer, além dos sintomas mencionados, ataxia (falta de coordenação dos movimentos), distúrbio da fala, dificuldade para ingerir alimentos líquidos ou sólidos, pele seca e quente, dor ao urinar, diminuição dos movimentos peristálticos intestinais, delírio e coma.

O que acontece se tomar 10 remédios ao mesmo tempo?

Em casos de intoxicação grave, pode haver hipertensão arterial, tremores, tonturas, sonolência, confusão mental, convulsão, alucinações e palpitação. Outros tipos de medicamento que causam intoxicações graves, levando muitas vezes a óbito por overdose, são os antidepressivos, tranquilizantes e anticonvulsivantes.

Qual o remédio mais forte para fazer uma pessoa dormir profundamente?

Diazepam. O Diazepam também é um medicamento que pertence à classe dos benzodiazepínicos e pode ser adotado para o tratamento da abstinência alcoólica, ansiedade, insônia e convulsões. Tem um efeito rápido e duradouro, permitindo o controle da insônia durante a noite toda.

Quais são os sintomas da intoxicação?

INTOXICAÇÃO
  1. Vômito e salivação excessiva;
  2. Sonolência, Desorientação;
  3. Dificuldade de respirar;
  4. Desmaios, convulsão;
  5. Sinais evidentes na boca ou na pele decorrentes de contato ou ingestão de substâncias químicas ou plantas tóxicas;
  6. Lesões, queimaduras ou vermelhidão na pele, boca e lábios;

O que acontece se tomar 60 gotas de dipirona?

Quem toma quantidades do medicamento maiores que o indicado corre o risco de ter reações como náusea, vômito, dor abdominal, deficiência da função renal, vertigem, sonolência, coma, convulsões, queda da pressão sanguínea, arritmias e coloração avermelhada na urina2-6.

Quanto é considerado uma superdosagem?

Superdosagem é tomar uma dose exagerada da medicação de uma vez, em geral faz parte de uma tentativa de suicídio. Em caso de superdosagem procure seu medico de confiança com urgência ou um PS próximo de casa.

O que acontece se eu tomar 3 comprimidos de ibuprofeno?

A superdosagem de Ibuprofeno 600mg pode levar a efeitos adversos graves, como náusea, vômito, dor abdominal e tontura intensa. Se isso ocorrer, é fundamental buscar ajuda médica imediata para minimizar os impactos e realizar os procedimentos necessários, como lavagem gástrica e tratamento de suporte.

O que acontece se tomar mais de um antidepressivo?

Intoxicação por antidepressivos tricíclicos refere-se à overdose causada por ingestão excessiva dos medicamentos do tipo antidepressivo tricíclico (ADT). Os sintomas podem incluir hipertemia, visão turva, pupilas dilatadas, sonolência, confusão, convulsões, taquicardia e parada cardíaca.

Quais remédios para intoxicação?

Remédios para Intoxicação
  • Atropina 10mg/mL, caixa com 1 frasco gotejador com 5mL de solução de uso oftálmico. ...
  • Carverol 250mg, caixa com 20 comprimidos. ...
  • CPHD Genius DS 95mEq/L + 30mEq/L + 65mEq/L + 1g/L, caixa com 24 bolsas com 658g de pó para solução para hemodiálise. ...
  • Enterex Uso Veterinário sachê com 8g de pó de uso oral.

Pode tomar 4 comprimidos de dipirona de uma vez?

O medicamento deve ser ingerido via oral com o auxílio de líquidos. É recomendado o uso entre 1 até 2 comprimidos até 4 vezes ao dia.

Quantos comprimidos de dipirona para dormir?

Dipirona 500 mg: 1 a 2 comprimidos, até 4 vezes ao dia, ou seja, a cada 6 horas; Dipirona 1 g: meio a 1 comprimido, até 4 vezes ao dia, ou seja, a cada 6 horas.

Pode tomar 2 dipirona de 1g de uma vez?

Para adultos e adolescentes acima de 15 anos, a dose recomendada é de meio a 1 comprimido, administrado até 4 vezes por dia. Se o efeito de uma única dose for insuficiente ou após o efeito analgésico ter diminuído, a dose pode ser repetida, respeitando-se o modo de usar e a dose máxima diária, conforme descrito acima.

O que não pode misturar com dipirona?

Dipirona: conheça as 10 principais interações medicamentosas
  • Ácido acetilsalicílico: a dipirona pode reduzir o efeito do ácido acetilsalicílico na agregação plaquetária. ...
  • Bupropiona: a dipirona pode causar a redução na concentração sanguínea de bupropiona.

Quanto tempo leva um comprimido para fazer efeito?

De 10 min a 1 hora: o tempo de absorção dos remédios depende da posição do corpo, revela novo estudo.

Artigo anterior
Qual cidade mais pobre de Portugal?
Artigo seguinte
Como tirar 2 via da Coelba pelo contrato?