O que acontece se a hérnia estoura?

Perguntado por: Viviane Tavares  |  Última atualização: 23. Januar 2025
Pontuação: 4.8/5 (29 avaliações)

As hérnias da parede abdominal não “estouram”. As complicações que podem ocorrer são chamadas de estrangulamento e encarceramento, que se não tratadas, evoluem para casos graves com risco de causar morte de um paciente.

O que fazer se a hérnia estourar?

Recomendo procurar o atendimento médico com urgência para que não tenha surpresas. Além da dor, a vermelhidão e o não retorno da hérnia para o interior do abdome podem ser critérios de preocupação.

Quais são os sintomas da hérnia estourada?

Conheça os sintomas de complicações: dor intensa, com inchaço pronunciado e súbito, que pode ser seguido por náuseas e vômitos, e interrupção total ou dificuldade da eliminação de gases e fezes. Caso apresente os sintomas acima, procure uma unidade de pronto-atendimento.

Quando a hérnia se torna perigosa?

Quando a hérnia se torna encarcerada, o conteúdo extravasado fica preso no orifício herniário, reduzindo o fluxo sanguíneo do órgão. A partir do momento que o fluxo sanguíneo é reduzido, pode ocorrer a necrose e morte dos tecidos.

O que acontece se eu não operar a hérnia?

No entanto, quando não tratada, a hérnia inguinal pode levar a complicações graves, como o encarceramento e o estrangulamento da hérnia. Além disso, a hérnia inguinal não tratada também pode causar obstrução intestinal, que ocorre quando a hérnia comprime o intestino, bloqueando o fluxo normal dos alimentos.

A hérnia pode estourar? Cirurgião explica.

19 questões relacionadas encontradas

Qual o tamanho da hérnia para operar?

A cirurgia de hérnia umbilical

Telas de reforço somente são utilizadas em hérnias grandes, com colo maior do que 2 cm. A via minimamente invasiva é utilizada preferencialmente em hérnias muito grandes, sobretudo em pacientes obesos, pois, nestes casos não é possível a correção do defeito através de uma incisão pequena.

É possível curar hérnia sem cirurgia?

Não existe nenhum medicamento, fisioterapia, exercício ou cinta capaz de tratar uma hérnia da parede abdominal.

Qual é o tipo de hérnia mais grave?

A hérnia inguinal, quando não diagnosticada e tratada corretamente, pode provocar consequências graves para o paciente, como o comprometimento do fluxo sanguíneo na região afetada e até mesmo o risco de necrose.

O que faz a hérnia crescer?

É possível que uma hérnia da parede abdominal cresça progressivamente devido ao aumento da pressão abdominal e enfraquecimento progressivo da musculatura. A hérnia é um ➡ defeito nos músculos que permite a passagem de uma porção de gordura ou de um órgão através dele.

Quando a hérnia começa a doer?

Normalmente, as pessoas referem-se à hérnia toda vez que sentem dor no baixo abdômen após levantarem algum peso. Na maioria dos casos, porém, não se trata de hérnia já que sua principal característica é a ocorrência de inchaço. Se perceber inchaço no abdômen, acompanhado ou não de dor, procure assistência médica.

Como saber se a hérnia vai estrangular?

Sintomas de hérnias da parede abdominal

Uma hérnia encarcerada geralmente é mais dolorida, e não é possível reduzir a protuberância. Uma hérnia estrangulada causa dor constante e de aumento gradual, geralmente com náusea e vômito, não pode ser reduzida e é sensível ao toque.

O que acontece quando estoura uma hérnia na barriga?

Quando isso acontece, há um bloqueio da circulação sanguínea na parte do tecido em que ocorreu a protusão e, além da dor, surgem náuseas e vômitos, sendo necessário procurar imediatamente assistência médica. Tratamento: A cirurgia é o único tratamento que pode corrigir permanentemente uma hérnia abdominal.

Em que lado fica a hérnia?

As hérnias deste tipo são mais frequentes nos homens e do lado esquerdo do corpo, mas podem ocorrer em mulheres dos dois lados da virilha. Além disso, há dois tipos de hérnias inguinais. A hérnia inguinal direta é mais comum nos adultos e idosos.

Quando uma hérnia pode estrangular?

O estrangulamento ocorre quando o conteúdo herniado (geralmente uma alça intestinal) fica preso e comprimido na abertura que permitiu o seu extravasamento. Como resultado, a alça intestinal estrangulada pode deixar de receber sangue e oxigênio. Essa parte do intestino se rompe dando origem a uma perfuração intestinal.

Qual o risco de uma cirurgia de hérnia?

Toda cirurgia tem risco e eles podem ser diminuídos ou controlados, sendo importante um pré operatório bem feito com investigação de doenças cardíacas, Prostáticas, Renais, hepáticas etc. O controle de hipertensão arterial, Diabetes e Obesidade também são importantes.

Por que que a hérnia faz barulho?

"Quem possui uma hérnia nota com mais frequência os barulhos intestinais, pois uma parte do intestino estará para fora da parede abdominal. Há também um inchaço proeminente, dor localizada, náuseas e cólicas", explica Décio Chinzon, especialista em gastroenterologia e endoscopia da Alta Diagnósticos.

Qual o perigo de uma hérnia na barriga?

Nesse caso, o trânsito das fezes e dos gases é bloqueado. Com isso, acabam se acumulando dentro do intestino. Este quadro, se ignorado, pode levar à perfuração do intestino, infecções, necrose de parte do órgão digestivo, estado de choque e até a morte.

Qual o tamanho de hérnia é considerado grande?

A hérnia com largura inferior a 5 cm é considerada pequena, entre 5 e 10 cm grande, de 10 a 15 cm muito grande e acima desse valor gigante14. Neste artigo, o foco estará voltado para as HIA gigantes que surgem, principalmente, após incisões medianas, responsáveis por 80% delas (Figura 1 A, B, C).

Como saber se a hérnia está grande?

Alguns pacientes com hérnias grandes podem não apresentar qualquer sintoma, entretanto, as principais queixas geralmente são:
  1. Desconforto e dor abdominal;
  2. Impossibilidade de realizar atividades físicas;
  3. Alteração significativa da estética do abdome;
  4. Perda da função da parede abdominal para atividades fisiológicas.

Quais os 3 tipos de hérnia?

Os tipos de hérnia de disco podem ser classificados quanto à posição e quanto à gravidade da lesão intervertebral. Quando à posição, as hérnias podem ser cervicais, torácicas e lombares.

O que pode ser confundido com uma hérnia?

Linfonodos inchados, cistos e, em alguns casos, abscessos podem ser confundidos com hérnias inguinais devido à semelhança na apresentação de sintomas.

Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de hérnia?

Em média, o período necessário de recuperação da cirurgia de hérnia é de cerca de 1 a 2 semanas. A liberação para retomar as relações sexuais pode levar até 14 dias. Quanto às demais atividades corriqueiras, como dirigir e retornar ao trabalho e aos estudos, acontece entre 1 e 2 semanas.

Qual o melhor remédio para desinflamar hérnia?

Remédios anticonvulsivantes, como Gabapentina ou Pregabalina: são usados, neste caso, para aliviar a dor provocada pela compressão de nervos próximos da hérnia; Injeções de corticoides na coluna, como Betametasona ou Prednisona: para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.

Como cuidar de uma hérnia?

“O ideal é sempre evitar movimentos que provoquem aumento da pressão intra-abdominal, como levantar peso, por exemplo. A dor deve ser um sinal de alerta ao praticar atividades físicas permitidas, como tênis e natação, em caso de sintomas é necessário parar a atividade imediatamente”, explica.

Quando a hérnia precisa de cirurgia?

A cirurgia de hérnia é indicada a todos os pacientes que tiverem sintomas como dores abdominais, náuseas, perda de apetite, entre outros, e que, ao serem examinados pelo médico, tiverem constatada a hérnia. De acordo com o Ministério da Saúde, para o tratamento permanente da hérnia, é preciso realizar a cirurgia.

Artigo anterior
Quem é o rei do gado no Brasil 2021?
Artigo seguinte
O que é preciso levar para o CFC?