O que acontece quando uma lei é julgada inconstitucional?

Perguntado por: Márcio Afonso Baptista de Sousa  |  Última atualização: 8. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (53 avaliações)

Assim, quando o pedido é procedente, ou seja, a lei é declarada inconstitucional, esta decisão tem o poder de retirar a força vinculante do preceito, declarando nulo o comando que dele emanava.

O que fazer quando a lei é inconstitucional?

O ato declarado inconstitucional deve ser retirado do mundo jurídico por ser incom- patível com a Constituição, mas é possível, analisando-se o caso concreto, que efeitos do ato nulo continuem persistindo, deven- do ser essa modulação de efeitos objeto ex- plicitado da decisão do STF.

Quais são os efeitos da decisão que declara a inconstitucionalidade?

A declaração de inconstitucionalidade de lei, nesse sistema, tem seus efeitos operando para o passado, de forma a alcançar todos os atos com base nela praticados. Todo ato - público ou privado - que se tenha fundado na lei declarada inconstitucional (e, portanto, nula e ineficaz) está destituído de fun- àamento legal.

Quem julga se uma lei é inconstitucional?

No STJ o órgão competente para julgar o incidente de inconstitucionalidade é a Corte Especial, segundo expressa determinação da CF 97. Veremos no item n. 5, abaixo, o procedimento para a Corte Especial julgar o incidente de inconstitucionalidade.

O que é uma sentença inconstitucional?

Inconstitucionalidade e seu controle

O vocábulo inconstitucional significa algo inconciliável com a Constituição. A inconstitucionalidade é um fenômeno suscetível de ser descrito ao investigar-se a relação existente entre a Constituição e determinado comportamento.

O que você precisa saber sobre coisa julgada inconstitucional.

19 questões relacionadas encontradas

O que torna uma lei inconstitucional?

A inconstitucionalidade ocorre devido à matéria tratada contrariar os princípios ou violar os direitos e garantias fundamentais assegurados em nossa Constituição Federal. Ex: lei que venha a instituir pena de morte no Brasil.

O que é uma lei considerada inconstitucional?

É a contrariedade da lei ou de ato normativo (resolução, decretos) ao que dispõe a Constituição.

Quando uma ADI passa a valer?

Da votação à aplicação de uma ADI

Passa-se então à votação, desde que haja pelo menos oito membros da corte presentes. A opção mais votada (declarar ou não a inconstitucionalidade da lei ou norma) torna-se a decisão final.

Quem pode entrar com mandado de injunção?

3º São legitimados para o mandado de injunção, como impetrantes, as pessoas naturais ou jurídicas que se afirmam titulares dos direitos, das liberdades ou das prerrogativas referidos no art. 2º e, como impetrado, o Poder, o órgão ou a autoridade com atribuição para editar a norma regulamentadora.

Quantos votos o STF precisa para aprovar algo?

A repercussão geral pode ser declarada com maioria simples, ou seja, bastam quatro votos para definir se a questão tem repercussão geral. Já a ausência de repercussão geral exige um quórum qualificado, sendo necessários oito votos para reconhecê-la (§ 3º do art.

Como pedir a inconstitucionalidade de uma lei?

Pode ser proposta pelo presidente da República, pelos presidentes do Senado, da Câmara ou de assembleia legislativa, pela Ordem dos Advogados do Brasil, pelo procurador-geral da República, por partido político e por entidade sindical de âmbito nacional.

Qual é o objetivo da ação direta de inconstitucionalidade?

Ação que tem por objeto principal a declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo. É proposta perante o Supremo Tribunal Federal quando se tratar de inconstitucionalidade de norma ou ato normativo federal ou estadual perante a Constituição Federal.

Quais são os efeitos de uma decisão definitiva em uma ação direta de inconstitucionalidade genérica?

Efeitos da decisão

A decisão no controle concentrado produzirá efeitos contra todos (erga omnes), e também efeito retroativo, ex tunc, retirando do ordenamento jurídico o ato normativo ou lei incompatível com a Constituição.

Quem suspende lei inconstitucional?

A Constituição não deu ao Senado, no art. 64, o poder de vetar parcialmente as decisões do Supremo Tribunal. Por isso, ele suspenderá no todo ou em parte a lei, consoante o Tribunal houver decla- rado a lei inconstitucional no todo ou em parte.”

Quem pode arguir inconstitucionalidade?

97 da Constituição Federal, que proclama que somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros do Tribunal ou do respectivo órgão especial poderá ser reconhecida a inconstitucionalidade de ato normativo do Poder Público.

Quem pode julgar ADI?

STF julga constitucional dispositivo da Lei das ADIs que autoriza modulação dos efeitos de decisão. Para a Corte, a regra visa proteger a segurança jurídica, direitos fundamentais ou outros valores constitucionais que devam ser preservados.

Quando o STF julga mandado de injunção?

A Constituição Federal (artigo 5º, inciso LXXI) prevê que o mandado de injunção poderá ser concedido em caso de falta de norma regulamentadora que torne inviável o exercício de direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.

Qual o prazo de validade do mandado de injunção?

“Diferentemente da regra geral que deveria ser aplicada a todos os recursos, a regra do mandado de injunção estipulou um prazo de apenas cinco dias. É necessário alterar para que não haja transtorno na jurisprudência dos tribunais”, disse.

Quando não cabe o mandado de injunção?

Quando não cabe mandado de injunção? Apesar da previsão do mandado de injunção, há situações, segundo a jurisprudência, em que não será cabível este remédio constitucional. Assim, não cabe mandado de injunção : Caso já haja norma regulamentadora do direito constitucional, mesmo que esta seja defeituosa.

Quanto tempo o STF demora para julgar uma ADI?

Por acordo na CCJ, Alencar acrescentou a possibilidade de prorrogação desse prazo por mais 180 dias. O prazo vale para Ação de Direta de Inconstitucionalidade (ADI), Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) ou Mandado de Segurança (MS).

O que acontece se alguém simultaneamente propor ADI no STF e ADI no Tribunal de Justiça sobre a mesma lei?

O ministro explicou que a jurisprudência do STF é no sentido de que, havendo duas ações de inconstitucionalidade com tramitação simultânea, uma em Tribunal de Justiça local e outra no STF, suspende-se o trâmite da estadual e espera-se o julgamento da outra ADI pelo Supremo.

Quantos ministros julgam uma ADI?

Um para instalação da sessão de julgamento, que é de oito ministros, e outro para julgamento, que é de 6 votos, em se tratando de matéria constitucional. O quórum de julgamento tem base constitucional: é preciso maioria absoluta dos membros para declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo (6 de 11).

Qual a diferença entre constitucional é inconstitucional?

Se uma norma legal vem depois da Constituição e com essa é incompatível, tem-se um caso típico de inconstitucionalidade. Se a contradição, no entanto, for entre norma constitucional superveniente e o direito ordinário pré-constitucional, indaga-se se seria caso de inconstitucionalidade ou de mera revogação.

O que não pode ser objeto de ADI?

Logo, note que não podem ser objeto de ADI: Ato normativo municipal. Ato normativo anterior à CF.

Quem pode propor ação direta de inconstitucionalidade perante o STF?

PARA FIXAR: Podem propor a ADI: 3 pessoas : Presidente, PGR e Governador; 3 mesas : Mesa do Senado, Mesa da Câmara dos Deputados e Mesa da Assembleia Legislativa; 3 órgãos : Conselho Federal da OAB, Partido Político e a Confederação Sindical ou Entidade de Classe.

Artigo anterior
Porque as pessoas não praticam esportes?
Artigo seguinte
Qual o score mínimo para empréstimo?