O que acontece quando se corta uma pinta?

Perguntado por: Ricardo Salvador Vieira Rocha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (38 avaliações)

Normalmente não há problemas com as pintas, mas existem algumas outras lesões de pele que podem surgir após "traumas", como o que você citou. Caso sua lesão aumente de tamanho, apresente sangramento ou dor, o ideal é que você seja avaliado por um dermatologista. Espero ter ajudado!

O que acontece se você cortar uma pinta?

Remover uma pinta somente reduz o risco de câncer para esta lesão, não reduz o câncer para o restante da tua pele. O uso de filtro solar e alguns outros cuidados sim pode reduzir os risco de aparecimento do câncer de pele.

Faz mal arrancar pinta?

Na maioria dos casos, as pintas são apenas charmosas. O problema é que, às vezes, elas revelam um câncer – ou mesmo o melanoma, um tipo menos comum, porém mais mortal de tumor de pele. Calma: não precisa sair correndo para arrancar as suas, até mesmo porque isso não é recomendado pelos médicos.

Quando machuca a pinta o que fazer?

O ideal é a avaliação de um dermatologista. Se é uma lesão nova ou que mudou as características, pela avaliação clínica e dermatoscópica (um aparelho usado por dermatologistas) ele pode te dizer se tem aspecto benigno ou não e se há indicação de retirada. Procure seu dermatologista para uma avaliação.

Quanto tempo demora para tirar uma pinta?

Na maioria dos casos após a retirada dos nevos, o local fica mais vermelho. A partir do primeiro mês a pele vai normalizando com a pele da periferia. Entre 60 a 120 dias em muitos casos o local onde foi removido as pintas já estão com aparência estética melhor e cicatrizes quase invisíveis.

E SE A PINTA VOLTAR DEPOIS DA CIRURGIA? Por Luiz Gameiro, dermatologista

15 questões relacionadas encontradas

Como é retirada uma pinta?

A pinta é retirada usando um bisturi e, após a excisão da lesão, o local é suturado para cicatrização. Dependendo do tamanho da ferida, pode ser necessário fazer um retalho cutâneo (“puxar” a pele para cobrir) ou fazer um enxerto (utilizar pele de outro local do corpo para cobrir a ferida aberta).

Como se livrar de uma pinta?

A retirada de pintas é considerada uma microcirurgia, que não causa nenhum tipo de dor e totalmente segura. O procedimento é realizado através de uma anestesia local. Em seguida, o médico realiza um pequeno corte ao redor de toda a pinta que será retirada com o uso de um bisturi.

Quando a pinta sangra?

5. Evolução: As pintas comuns têm sempre o mesmo aspecto. Se elas apresentarem mudança na cor, no formato, tamanho e relevo, sangrar, coçar ou formar crosta é preciso consultar um médico.

O que acontece quando uma pinta sangra?

Uma pinta sangrando normalmente não é motivo para preocupação, pois, assim como qualquer pedaço da pele, há sangramento em caso de corte ou arranhão. Nesse caso, estanque o sangramento fazendo pressão com uma gaze ou uma toalhinha.

Quando deve se preocupar com uma pinta?

“Devemos ficar atentos se tivermos muitos sinais pelo corpo (mais de 10 lesões), se eles mudaram de cor ou de tamanho, se ficaram ásperos, começaram a sangrar, coçar ou se apresentarem algum outro sintoma”, diz a especialista. A regra do ABCDE é um ótimo guia para identificarmos sinais de alerta.

Qual o médico que retira pinta?

Pacientes com manchas ou pintas na pele procuram um dermatologista ou um cirurgião plástico especializado. A retirada delas pode ser realizada por qualquer um dos profissionais ou mesmo por um cirurgião geral.

Porque sai pinta ou verruga no corpo?

Ocorrem sempre pela ação de um vírus, brotam e elevam-se na pele. Possuem saliência e têm superfície irregular. Não têm a capacidade de se transformarem em tumor, contudo, por serem de origem viral, podem ser contagiosas e contaminar tanto outras partes do corpo quanto outras pessoas.

É normal pinta crescer?

Pintas normais

Algumas pintas podem ser de nascença, mas a maioria aparecem durante a infância ou na adolescência. Novas pintas que aparecem na vida adulta devem ser examinadas por um médico. Uma pinta, após se desenvolver, permanece, normalmente, do mesmo tamanho, forma e cor durante anos.

É possível tirar pintas do rosto?

Como é feita a cirurgia de excisão para eliminar pintas

A excisão é a técnica na qual se utiliza o bisturi para fazer uma incisão ao redor da pinta, removendo-a totalmente da pele. No caso de sinais pequenos, o procedimento pode ser feito apenas com anestesia local, na própria clínica médica.

Como é uma pinta de câncer?

Se a pinta não tiver uma borda arredondada, bem delimitada, e se espalhar sem formato definido, também pode ser indício de melanoma. C: as pintas que tem mais de uma cor ou são muito escuras também podem representar riscos.

O que significa pinta de sangue na pele?

As pintas vermelhas, conhecidas como nevos rubi, são pontinhos ou bolinhas de sangue que podem aparecer, ou aumentar, em algumas fases da vida. “Elas acontecem por conta de um crescimento anormal dos vasos sanguíneos e apresentam-se como pintas de 1 a 4 milímetros na cor vermelha.

Quando uma pinta pode indicar câncer?

Segundo a dermatologista Dra. Karen Levy Korkes, existem alguns sinais que podem indicar a possível transformação da pinta em câncer de pele: alterações de coloração, de tamanho, de forma e de superfície. A dermatologista afirma também para ficar atento às pintas que coçam, doem ou sangram.

É normal uma pinta descascar?

Além disso, um sinal de alerta é a mudança de alguma pinta ou sinal de nascença em relação a textura, coloração e/ou tamanho. Ou seja, esse sinal pode se apresentar, de repente, de forma mais escura, assim como aumentar demasiadamente de tamanho e tornar-se cada vez mais endurecida ou mesmo sangrar e descascar.

Como tirar pinta naturalmente?

Um ótimo remédio caseiro para remover verrugas comuns, que surgem na pele do rosto, braços, mãos, pernas ou pés é aplicar uma fita adesiva diretamente na verruga, mas uma outra forma de tratamento consiste em aplicar um pouquinho do óleo essencial de melaleuca, vinagre de maçã ou esmalte.

Quando tirar pinta fica cicatriz?

Sim. Os cuidados pós-procedimento são fundamentais para ter uma cicatrização discreta, sabendo que a genética do paciente e a técnica utilizada no procedimento de remoção da pinta exercem também influência na sua evolução. Olá! Toda cirugia de pele resulta em uma cicatriz.

Porque as pintas crescem?

Apesar de não haver um consenso, acredita-se que seu surgimento possa acontecer por razões como, por exemplo, a exposição excessiva ao Sol. Durante a gravidez é comum elas aparecerem, pois a mulher começa a produzir hormônios capazes de estimular sua formação e isso também pode aumentar as já existentes.

O que significa ter muitas pintas no corpo?

Muitas vezes, pintas no corpo, mesmo charmosas, podem indicar algum tipo de câncer. Por isso, conhecer e monitorar a pele é extremamente importante para um diagnóstico precoce e tratamento adequado da doença, evitando que as manchas evoluam. Quando descoberto precocemente, o câncer de pele tem grandes chances de cura.

E pinta ou verruga?

Os nevos melanocitos conhecidos popularmente como pintas, sinais e verrugas são pequenas elevações regulares na pele. Podem surgir em decorrência da genética ou exposição solar.

Como acabar com pintas que parecem verrugas?

As verrugas podem ser retiradas por meio de medicamentos tópicos, pelo método de congelamento com nitrogênio ou por extração com bisturi elétrico ou radiofrequência. Os remédios para uso doméstico são prescritos pelo dermatologista, mas também há aqueles que devem ser aplicados em consultório.

Como saber se as verrugas são HPV?

Sintomas de HPV
  1. Verrugas de vários tamanhos na vulva, grandes ou pequenos lábios, parede vaginal, colo do útero ou ânus;
  2. Ardência no local das verrugas;
  3. Coceira nas partes íntimas;
  4. Verrugas nos lábios, bochechas, língua, céu da boca ou garganta;
  5. Formação de placas por pequenas verrugas unidas.

Artigo anterior
Qual é o dobro de três?
Artigo seguinte
Como apresentar um artigo oralmente?